O Microsoft Edge está sendo reformulado para adotar o projeto de código aberto Chromium. O navegador vem ganhando novas versões todo dia para teste interno na Microsoft, e algumas capturas de tela mostram seu visual atualmente. Sim, ele está bem parecido com o Google Chrome, mas isso deve mudar nos próximos meses.
- Google e Mozilla divergem sobre Microsoft Edge adotar base do Chrome
- Windows Lite pode ser o sistema da Microsoft para notebooks com tela dupla
O Neowin obteve algumas imagens mostrando a versão mais recente do Microsoft Edge. A barra de abas lembra o Chrome; e à direita da barra de endereços, ficam as extensões e a imagem de perfil. No Edge antigo, essa área abrigava os botões de favoritos, histórico e compartilhar.
A Microsoft está trabalhando no Edge usando a base do Chromium, e ela tem basicamente a mesma interface do Chrome. As primeiras versões estarão focadas em ajustar as funcionalidades do navegador; com o tempo, seu visual deve receber mudanças também, como nota o The Verge.
O visual atual do Microsoft Edge em testes:
Como é o Edge na versão mais recente do Windows 10:
Microsoft Edge adota Bing e tem loja de extensões
Já é possível notar algumas dessas alterações. A nova guia tem uma barra de busca que usa o Bing como padrão, e o plano de fundo pode ser configurado para exibir a imagem do dia do Bing. Ao rolar para baixo, você encontrará um feed personalizado do Microsoft Notícias; é possível escondê-lo.
O menu principal usa os mesmos ícones do Edge antigo. As configurações agora ficam em uma aba separada, não mais na barra lateral, mas têm um visual diferente do Chrome.
Há também uma loja de extensões do Edge mantida pela Microsoft. O navegador é compatível com extensões da Chrome Web Store, mas é preciso ativar uma configuração para usá-las.
A Microsoft mantém dois canais de desenvolvimento para o navegador Edge: o “dev”, atualizado toda semana; e o “canary”, atualizado todo dia.
Ainda não sabemos quando ele será testado de forma pública, mas se você tiver interesse, pode ser notificado inscrevendo-se no programa Edge Insider. Ele será compatível com o Windows 7, 8 e 10; e poderá aparecer em outras plataformas como o macOS.
As configurações do Edge mostram que o navegador usa o Chromium:
Esta é a loja de extensões da Microsoft para o Edge:
O menu usa os ícones do Edge antigo:
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Microsoft Edge é o internet explore disfarçado.
Firefox 4 life YO
ou Internet EXPRESS
São builds de teste ainda, a parte da UI só tem foco quando as outras estiverem bem acabadas, se não é desperdício de tempo e recursos.
Não dá poder ao Google, o Chromium é Open Source, não é de nenhuma empresa. Tem sim funcionários do Google ajudando a escrever os códigos, mas também tem da Microsoft, e vários outros.
https://www.chromium.org/
Parece-me que, os únicos navegadores baseados em Chromium e que conseguem ter um visual original, são o Opera e o Vivaldi...
O que eu não estou gostando disso: me parece que estamos voltando ao mesmo cenário da década de 90, em que havia apenas o Internet Explorer disponível. O problema disso foi o famigerado Internet Explorer 6: definindo um HTML/CSS/JS próprio, que tornou o desenvolvimento web totalmente caótico e que só começou a mudar a partir de 2014 (!), quando começaram a encerrar o suporte dos sites ao IE 6.
O Google não é famoso por respeitar sua privacidade e o Chrome é uma merda como navegador (consome mais recursos do que disponível). Somando isso com as investidas do Google/Chrome contra bloqueadores de anúncios e o cenário não é nem um pouco animador.
O Google está (faz tempo) fazendo um mal ENORME à toda indústria, e poucas pessoas estão se dando conta disso: Spdy/HTTP2, linguagem Go, navegador Chrome/Chromium, Android + Google Play e Google Play Services, h.264 para vídeos ao invés de padrões abertos e gratuitos, Docker/Kubernets/"containers", Angular 1/2/4 (?)... Pra citar apenas alguns exemplos.
Serão anos terríveis até nos livrarmos do legado "tecnológico" do Google.
Sei lá, não sou bom com essas coisas, que tal "Spartan"? haha
O fato é que o ícone parecido com o do IE também não ajuda muito...
Essa deve ser a ideia
Se pensar bem... Num pc vc nao precisaria abrir o Edge pra instalar o Chrome.. sendo q o propio Edge ja e o "chrome!"
Eles nao querem
Tem q aguardar como sera o visual q eles vao adotar
O que gosto no Bing é não ter aquela praga do AMP.
Eh a vida... Fazer oq 🙄
Navegador do Windows?
Se o novo Edge mantiver o consumo de RAM menor que o do Chrome, se torna bem interessante, pois pelo visto vai ter também acesso a um número muito maior de extensões.
Google sabota navegadores concorrentes.
Concorrente se rende e adota o Chorume.
VAI OS DOIS TOMAR NO CUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!
Konqueror já usei por falta de memória (tinha 1 GB e o FF teve um tempo tava pesado feito uma baleia (nos idos de 2009, depois, em 2011, comprei uma maquina nova e coloquei dois pentes de 4 GB.
Tô ciente, fui usuário de (K)Ubuntu por um bom tempo. Mint nunca testei.
De cabeça só vou lembrar do Elementary OS, que vem com o Midori, mas já topei com umas distros com Epiphany ou Konqueror (não sei nem se esses browsers ainda existem...).
O Mint e o Ubuntu vêm com Firefox.
Estranho, o Firefox é muito comum nas distribuições Linux (ou será que eu é que não saio muito dos *Buntus?).
A MS pode deixar a interface como quiser , o que mata o Edge no Brasil é o Bing , o considero péssimo em pt-br e excelente em inglês .
Eu pensei que eles iam manter a atual interface(que já é muito agradável) e só mudar o "interior" do navegador msm. Mas tô vendo que só vai ser mais uma casca do Chrome.
Quando eu usava Linux eu sempre baixava outro navegador pois as opções pré-instaladas não eram lá grandes coisas, salvo quando alguma distro vinha com Firefox. Futuramente pretendo dar uma chance a esse novo Edge aí; o atual, apesar de rápido, tem uns comportamentos estranhos...
Hoje uso o Edge pelos recursos que possui: Interface, reservar guias, visualização de guias, lista de leitura, anotações, modo de leitura, ler em voz alta e etc.
Se o novo Edge não tiver nada disso perde a razão de existir.
Só acho que a Microsoft deveria ter mantido os nomes "Preview" para o beta, "Slow" para o modo "dev" e "Fast" para o modo "canary".
Tá a cara do Firefox
Aqui no Mint eu já dei preferencia por usar o Chromium do que baixar o Chrome...., Se estivesse no Windows eu optaria por usar esse novo Edge....
Seria uma jogada inteligente, ou talvez um spartphone com uma Runtime personalizada (porém proxima do Android Runtime) + Linux. Acho que a Google já provou que o modelo do Windows desktop está obsoleto fora do desktop.
Creio que ela não vai apenas jogar para terceiros; talvez a MS venha até a contribuir continuamente com o Chromium. Quanto a parte de "reaver mercado perdido"... bem, eu até acharia bacana, mas acho difícil. Já é cultural usar o navegador pré-instalado apenas para baixar outro ¯\_(ツ)_/¯
Tenho que ser sincero, não gostava do Edge no início, mas voltei a usar as vezes ele e me surpreendeu, gostei muito. Espero que não piorem o que tava indo bem
Nada contra o Edge, mas talvez fosse uma boa ideia mudar o logo e nome do navegador também. A intenção de distanciar o Edge do IE não foi tão efetiva...
Já eu vejo uma jogada inteligente, ter um navegador próprio feito do zero não deve ser nem um pouco barato, ao jogar a maior parte das responsabilidades pra 3ºs, a Microsoft pode se focar em conteúdo pra reaver mercado perdido.
Suspeito que a Microsoft tenha escolhido o Chromium pra economizar tempo nas mudanças.
Quem diria hein, próximo passo lançar um smartphone com Android customizado, tipo o MS launcher.
Se continuar com a rapidez de sempre, otimo.
Parece um Frankenstein
Fim do Microsoft Edge ....