Facebook sugere amigos usando seu número de celular para login em duas etapas

Facebook não permite esconder telefone usado para autenticação por dois fatores: ele pode ser visto por "todos" ou "amigos"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto via Pixabay

O Facebook recomenda que você informe seu número de celular para ativar a autenticação por dois fatores. No entanto, esse telefone não pode ser totalmente escondido do seu perfil: ele pode ser usado para recomendar amigos que tenham você em sua lista de contatos. Tentar manter a privacidade no Facebook é mesmo uma tarefa ingrata.

A situação é meio complicada. O Facebook sugere insistentemente que você coloque seu número de celular no perfil, lembrando que isso é útil para proteger a conta. Se alguém roubar sua senha, precisará também do código enviado por SMS graças à autenticação de duas etapas.

No entanto, há uma opção nas configurações chamada “Quem pode procurar você usando o número de telefone fornecido?”. Ela está configurada para “Todos” por padrão, e pode ser ajustada para “Amigos” ou “Amigos de amigos” — não existe a opção “Somente eu”.

O Facebook diz ao TechCrunch que o recurso é definido para “Todos” por padrão porque isso facilita encontrar pessoas que você conhece. A rede social lembra que isto não é algo novo, e diz: “agradecemos os comentários que recebemos sobre essas configurações e levaremos isso em consideração.”

Facebook usa seu número para sugerir amizades

Antigamente, era possível digitar um número de telefone no campo de busca para encontrar pessoas. Esse recurso foi desativado em 2018, pouco após o escândalo Cambridge Analytica. O Facebook disse na época que golpistas abusaram dessa função, usando-a para coletar dados e formar perfis incluindo nome completo e localização.

No entanto, seu número ainda pode ser usado para encontrar você de outras formas, “como quando alguém carrega suas informações de contato no Facebook usando o celular”, segundo este artigo de ajuda. Ah, e o Messenger permite encontrar pessoas pelo número de celular.

Além disso, como foi revelado no ano passado, o Facebook direciona anúncios usando seu número de celular — mesmo que ele sirva apenas para login em duas etapas. Ensinamos aqui como impedir que anunciantes usem seu telefone no Facebook.

Facebook permite usar 2FA sem pedir seu celular

Felizmente, é possível usar aplicativos de terceiros: você pode obter códigos de login gerados pelo Authy, Google Authenticator ou Microsoft Authenticator. Para saber mais, confira nosso tutorial para a autenticação de dois fatores no Facebook.

Jeremy Burge, da Emojipedia, chamou a atenção para este aspecto do Facebook. Ele nota que o número de celular é “um código de identificação único usado para conectar sua atividade entre todas as plataformas na internet; é por isso que toda startup quer seu telefone”.

https://twitter.com/jeremyburge/status/1101402001907372032

Com informações: TechCrunch, The Next Web.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados