Início » Internet » Como instalar o WordPress

Como instalar o WordPress

Aprenda como instalar o WordPress, seja da forma automática, pelos serviços de hospedagem, ou manualmente, usando clientes FTP

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

Há várias maneiras de instalar o WordPress, o CMS mais popular para sites e blogs. É possível utilizar desde ferramentas automáticas, fornecidas pelos vários serviços de hospedagem, até empregar clientes FTP e fazer todo o processo manualmente, o que é bom para aprender como o software funciona. Seja qual for sua escolha, ela está aqui.

wordpress/pexels

Como instalar o WordPress (automático)

Para instalar a versão profissional do WordPress da maneira automática, você só precisa fazer uma coisa antes do procedimento, que é contratar um serviço de hospedagem. Existem diversos deles (HostGator, Hostinger, GoDaddy, Locaweb, etc.).

A maioria já conta com recursos que automatizam a instalação, sem que o usuário tenha que sujar as mãos. Vamos usar o método padrão do HostGator como base, mas o processo é parecido em todos eles.

HostGator / Softaculous / como instalar o WordPress

  1. Acesse o Painel de Controle (cPanel) do seu domínio, normalmente www.seudominio.com.br/cpanel, e faça login com seus dados;
  2. No campo de busca, digite “Softaculous“, e clique na opção que apareceu, Softaculous Apps Installer;
  3. Na tela seguinte, em Blogs, selecione WordPress e clique em Instalar;
    HostGator / configurações do WordPress / como instalar o wordpress
  4. A seguir, o HostGator solicitará uma série de informações a serem cadastradas:
    Protocolo (se SSL ou não), domínio em que pretende instalar o WordPress, diretório, nome e descrição do site, se você pretende utilizar o WordPress em vários sites, nome, senha e e-mail do administrador do site, e qual e-mail irá receber as informações da instalação.
  5. Preencha todos os campos, e clique em Instalar.
  6. E pronto, o WordPress foi instalado em seu domínio.

Você também pode conferir os métodos de outros serviços, como o Hostinger, o GoDaddy e outros.

Como instalar o WordPress (manual)

É possível também instalar o WordPress manualmente em seu domínio, mas para isso você vai precisar de mais algumas coisas, além do serviço de hospedagem:

  • A versão mais recente dos arquivos de instalação do WordPress, disponíveis neste link;
  • Um cliente FTP (FileZilla, Transmit, Cyberduck, etc.), para instalar os arquivos.

Hostinger / instalando o WordPress via FTP / como instalar o WordPress

De um modo geral, você precisa criar um banco de dados dentro do Painel de Controle de seu serviço de hospedagem, e com o cliente FTP instalado em seu computador, criar um nome de usuário e senha que será o administrador do site. Com o cliente configurado, será preciso instalar os arquivos do WordPress, que você baixou no domínio desejado.

O processo é o mesmo que o oferecido pelas ferramentas automáticas dos serviços de hospedagem, mas com muito mais passos e nem nenhum tipo de atalho; embora seja mais complicado, é importante para o administrador saber como o processo funciona, para aprender a lidar com as opções mais avançadas do WordPress e dos clientes FTP.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação