Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Como renomear arquivos em lote

Como renomear arquivos em lote

Saiba como renomear arquivos em lote, seja com recursos do seu sistema operacional, ou com a ajuda de softwares dedicados

Você possui uma série de arquivos, como fotos de uma viagem e, para organiza-los, precisa renomear todos eles. Ao invés de fazer um trabalho de formiguinha, mudando os nomes dos arquivos um por um, é possível renomear arquivos em lote, mudando o nome de vários deles de uma vez, e criando uma sequência para facilitar o organização.

Como renomear arquivos em lote (Windows)

Renomear arquivos em lote no Windows é bastante simples. No geral, independente do sistema operacional, é importante que os arquivos estejam na sequência que você deseja manter, para que quando você renomear os arquivos, eles sejam numerados na ordem desejada.

Uma dica interessante é organizar os arquivos da pasta por data, o que é bastante útil para renomear fotos na ordem em que foram tiradas pela câmera, por exemplo.

  1. Reúna todos os arquivos que deseja renomear em uma única pasta;
  2. Selecione todos os arquivos, seja selecionando-os com o mouse, ou clicando no primeiro, segurando a tecla Shift e clicando no último;

  1. Clique no primeiro arquivo da seleção com o botão direito do mouse, e depois clique em Renomear;
  2. Digite o nome que você deseja usar para todos os arquivos, e tecle Enter.

E pronto.

Os arquivos renomeados irão compartilhar do mesmo nome, mas serão numerados em sequência, de modo que ficarão mais fáceis de serem organizados.

Como renomear arquivos em lote (macOS)

O método para renomear arquivos em lote no macOS é basicamente o mesmo:

  1. Coloque todos os arquivos em uma mesma pasta;
  2. Selecione todos os arquivos, com o mouse, ou clicando no primeiro, segurando a tecla Command ou Shift e clicando no último;
  3. Clique com o botão direito do mouse sobre a seleção, e depois em Alterar o nome de XX arquivos;
  4. Digite o nome que deseja utilizar, e clique no botão Alterar nome.

E pronto.

Os arquivos serão renomeados e numerados, obedecendo a ordem em que estavam na pasta.

Como renomear arquivos em lote (apps)

Se você quiser ter menos trabalho, ou precisa renomear os arquivos com mais informações, pode utilizar programas de terceiros dedicados a renomear arquivos em lote.

Sofwares como o Bulk Rename Utility (acima), ReNamer e Advanced Renamer, entre outros, contam com poderosas funções que são úteis tanto para usuários leigos, quanto para os mais avançados, e valem a conferida.

Todos esses softwares são compatíveis com Windows, e gratuitos.

Comentários da Comunidade

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação