Início » Curiosidades » ji32k7au4a83 é uma senha bem comum na internet

ji32k7au4a83 é uma senha bem comum na internet

Mesmo cheio de caracteres que parecem aleatórios, ji32k7au4a83 sofreu 141 vazamentos de dados

Por
19 semanas atrás

Considerando as regras de criação de senhas fortes normalmente aceitas (eu discordo delas), a combinação “ji32k7au4a83” parece ser uma boa opção: ela tem letras e números dispostos de forma aleatória e não sequenciais. Mas, na verdade, ela é bem insegura: o Have I Been Pwned revela que a mesma sequência já foi registrada em 141 vazamentos de dados.

Gmail + hacker

A senha curiosa foi descoberta pelo engenheiro Robert Ou e tem uma explicação simples… para quem utiliza um teclado com layout Zhuyin, bastante comum em Taiwan. Ele possui, nas mesmas teclas, uma letra do alfabeto latino e um ou dois símbolos para escrever em mandarim.

Teclado Zhuyin

E como faz para digitar em mandarim nessa coisa? O Gizmodo explica que, se você teclar “j” e depois “i”, isso se traduz nos símbolos “ㄨ” e “ㄛ” (pronunciados como “u” e “o”). A tecla “3” gera o tom da palavra (dependendo do tom, uma mesma palavra pode ter significados diferentes). Então, a sequência “ji3” resulta no ideograma “我”, que pode ser traduzido como “eu”.

Depois, quando você adiciona a sequência “2k7”, teclando “的”, o significado muda para “meu”. Já deciframos a primeira parte: “ji32k7” nada mais é do que uma sequência que não faz sentido no alfabeto latino, mas cuja transliteração em mandarim é uma palavra muito comum no dia a dia. E o “au4a83”, o que significa? Isso mesmo: “senha”.

Como você sabe, “minhasenha” é uma combinação bem insegura: segundo o Have I Been Pwned, ela já foi vazada 8.311 vezes, mais que as 141 de “ji32k7au4a83” e as 1.495 vezes de “au4a83”. Mas toda essa complicação é para mostrar que não importa o idioma ou o código que você montar: se a sua senha é “senha” ou algo parecido, você tem um problema (e algum hacker tem essa combinação no dicionário de senhas dele).

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.