Como mudar seu nome e nome de usuário no Instagram

Tutorial ensina a trocar o nome da conta e o nome de usuário, conhecido como arroba (@), no Instagram pelo celular ou pelo PC

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Ilustração mostra uma seta indicando o nome de usuário da perfil do Tecnoblog no Instagram
Conheça as regras para mudar o nome e o nome de usuário no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Mudar seu nome no Instagram é um processo que envolve alterar como o seu perfil é apresentado para as pessoas. O nome diz respeito a como você se identifica, enquanto o nome de usuário é o identificador da sua conta.

O Instagram permite trocar o nome e o nome de usuário — também conhecido como arroba (@) — ao acessar a opção de editar o perfil pelo celular ou pelo PC.

Vale lembrar que o Instagram permite mudar o nome do perfil duas vezes a cada 14 dias. Já o nome de usuário pode ser alterado quantas vezes você quiser.

A seguir, veja como mudar seu nome e nome de usuário do Instagram:

Como mudar o nome do Instagram pelo celular

1. Acesse seu perfil do Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no celular Android ou no iPhone e toque na sua foto, no canto inferior direito da tela, para acessar seu próprio perfil na rede social.

Captura de tela do aplicativo Instagram indica como acessar o perfil do usuário na página inicial

2. Toque em “Editar Perfil” para alterar o nome no Instagram

Toque no botão “Editar Perfil”, embaixo da sua bio, para acessar as opções para trocar o nome no Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram indica como acessar a opção "Editar perfil"

3. Edite o nome ou a arroba do seu perfil no Instagram

Toque em cima da opção “Nome” ou “Nome de usuário” para editar as informações do seu perfil no Instagram. Após realizar a mudança, toque no ícone azul de check (✔), no canto superior direito, para concluir.

Capturas de tela do aplicativo Instagram indicam como alterar o nome e o nome de usuário

Como trocar o nome do Instagram pelo PC

1. Acesse o site Instagram.com pelo navegador

Acesse o site Instagram.com pelo navegador do PC e, se necessário, faça login na conta que você deseja mudar a arroba no Instagram.

Captura de tela do navegador exibe a tela inicial do Instagram

2. Clique em “Configurações” do Instagram

Clique no menu “Mais”, ícone com três riscos na horizontal no canto inferior esquerdo da tela, para acessar mais opções do Instagram. Depois, clique na opção “Configurações” para continuar.

Capturas de tela do navegador mostram como acessar as "Configurações" do Instagram

3. Clique em “Central de Contas” para alterar o nome no Instagram

Na seção “Central de Contas”, no submenu do lado esquerdo da tela, clique na opção “Ver mais na Central de Contas” para acessar mais detalhes do seu perfil e trocar o nome no Instagram.

Captura de tela do navegador mostra como acessar a Central de Contas da Meta na versão web do Instagram

4. Escolha o perfil que você quer alterar o nome no Instagram

Selecione um dos perfis do Instagram, caso você tenha mais de uma conta vinculada à Central de Contas da Meta, e clique em cima dele para continuar o processo para editar o nome no Instagram.

Captura de tela do navegador mostra como selecionar um perfil do Instagram na Central de Contas da Meta

5. Altere o nome no Instagram

Clique nas opções “Nome” ou “Nome de usuário” para alterar as informações do seu perfil do Instagram. Após as alterações, clique no botão azul “Concluir” para finalizar a mudança do nome ou da arroba do seu Instagram.

Capturas de tela do navegador mostram como alterar o nome de um perfil do Instagram na Central de Contas da Meta

Tem como colocar letras diferentes no nome do Instagram?

Sim. Você pode usar letras especiais, como cursivas ou de máquina de escrever, no seu nome no Instagram. No entanto, é preciso usar sites de terceiros para alterar a fonte do nome, da descrição e até de publicações na rede social.

Acesse um site gerador de fontes usando o navegador do PC ou celular, como o igfonts.io, digite o texto e selecione o conteúdo com a letra que você deseja usar no perfil do Instagram. Então, faça o passo a passo para trocar o nome no Instagram e cole o texto com letras especiais.

Capturas de tela do aplicativo Instagram indicam como usar letras especiais no nome do perfil

O que acontece se eu mudar meu nome de usuário no Instagram?

Ao fazer a mudança no nome de usuário do Instagram, outras pessoas não encontrarão seu perfil ao pesquisarem pela antiga arroba. Será preciso pedir novamente a verificação caso o perfil tenha o selo de verificado do Instagram.

Em contas com grande alcance, a rede social também poderá analisar o pedido de alteração do nome de usuário para efetuar ou não a troca.

Meu nome e nome de usuário do Instagram podem ser diferentes?

Sim. Você pode ter o nome e a arroba diferentes no perfil do Instagram.

Por que não consigo trocar o meu nome no Instagram?

Há alguns pontos que impedem você de alterar seu nome no Instagram. Alguns deles são:

  • Limite de alterações no nome do perfil: seu nome no Instagram pode ser alterado somente duas vezes em um período de 14 dias;
  • Perfil verificado: o Instagram só permite a troca do nome de perfis verificados ou com grande número de seguidores após uma análise para evitar casos de falsificação de identidade;
  • Problemas técnicos: o app ou a versão web pode estar com bugs momentâneos que impedem a alteração do nome do perfil.

Consigo alterar o nome no Instagram antes dos 14 dias?

Você pode alterar o nome no Instagram antes dos 14 dias ao solicitar ajuda do suporte da rede social. É necessário relatar um problema com a sua conta e explicar o motivo pelo qual você precisa trocar o nome antes do prazo. Por exemplo, você digitou uma letra ou uma palavra errada ao mudar o nome do Instagram.

Por que não consigo trocar meu nome de usuário do Instagram?

Algumas questões podem impedir você de trocar o nome de usuário no Instagram. As mais comuns são:

  • Conta nova no Instagram: perfis recém-criados podem ter limitações na hora de trocar a arroba;
  • Arroba fora dos padrões: o nome de usuário não pode ter mais de 30 caracteres, usar símbolos ou conter expressões proibidas pelas Diretrizes da Comunidade da rede social;
  • Nome de usuário repetido: a arroba escolhida pode estar sendo usada por outra pessoa do Instagram ou pertencer a uma conta que recentemente foi desativada ou excluída;
  • Perfil comercial: a conta comercial do Instagram está conectado a uma página no Facebook;
  • Perfis verificados: contas verificadas ou com grande número de seguidores precisam ter aprovação do Instagram para alterar o nome de usuário.

Qual a diferença entre nome e nome de usuário no Instagram?

O nome do Instagram é o “título” do seu perfil para as pessoas, enquanto o nome de usuário é um identificador da sua conta do Instagram. Diferente do nome, que pode ser repetido, a arroba é única e não pode ser usada por mais de uma pessoa.

Posso tirar meu nome do Instagram?

Sim. Você pode optar por não exibir seu nome do Instagram e usar apenas o nome de usuário. Contudo, se você deseja ter mais privacidade na rede social, a sugestão é deixar o Instagram privado para que somente seguidores autorizados vejam seus conteúdos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados