Google Chrome expande modo escuro em testes no Android

Saiba como usar o dark mode do Google Chrome no Android; recurso funciona bem, mas precisa de alguns ajustes

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

O Google expandiu os testes do modo noturno dentro do Chrome para Android. A versão Canary mais recente liberou o dark mode para mais usuários; antes, era necessário rodar o Android 9 Pie no celular para ativá-lo. Saiba como usá-lo no seu smartphone.

É possível ativar o modo noturno no Chrome Canary indo até a lista de recursos experimentais (flags), reiniciando o navegador e abrindo as configurações — explicamos o passo a passo no final do post. Feito isso, os menus ganharão um fundo cinza com texto na cor branca.

No geral, o dark mode funciona como esperado. A nova aba assume um fundo escuro, assim como as Configurações, Favoritos, Histórico e Downloads; você não será surpreendido por uma tela branca ao acessar diferentes partes do navegador.

Ainda assim, este recurso precisa de alguns ajustes. Dependendo do menu, o fundo assume diferentes tons de cinza; e o título das abas ainda está na cor preta, dificultando a leitura. O Google deve trabalhar nisso ao longo das próximas semanas, antes de lançar o recurso ao público.

E quanto aos sites que não têm um modo escuro? O Google também pensou nisso e está testando um modo no Android que força o dark mode dentro das páginas da web. Afinal, não é possível instalar extensões no celular; no computador, você tem a opção de usar o Dark Reader ou o Dark Mode, por exemplo.

Como usar o modo escuro do Google Chrome no Android

  • Instale o Chrome Canary ou Chrome Dev (versão 74 ou superior) na Play Store;
  • visite a página chrome://flags;
  • digite “dark” no campo de busca e encontre a opção Android Chrome UI dark mode;
  • selecione a opção Enabled e toque em Relaunch Now;
  • vá até as Configurações e toque em Dark mode (se a opção não aparecer, feche o navegador e abra de novo);
  • toque em Ativado.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados