Os filmes animados da Pixar em ordem de lançamento

Confira por ordem de lançamento as 23 animações em longa-metragem lançadas pela Pixar e seus novos filmes já anunciados

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Os filmes animados da Pixar em ordem de lançamento / Disney+ / Divulgação
Toy Story (Imagem: Divulgação / Disney+)

Sinônimo de animações inteligentes, que agradam as crianças, mas que também fazem adultos se emocionarem e refletirem, a Pixar se tornou um dos mais famosos e premiados estúdios do gênero. Para quem deseja conhecer ou relembrar essas histórias, listamos aqui todas as animações em longa-metragem da Pixar por ordem de lançamento. Confira!

Uma história premiada

Apesar de ter surgido inicialmente como uma divisão da Lucasfilm, produtora de filmes fundada por George Lucas, a Pixar tal qual a conhecemos hoje em dia só “nasceu” de fato em 1986. Financiada por Steve Jobs, a divisão se transformou em um estúdio de animação autônomo, lançando seu primeiro curta-metragem no mesmo ano. Chamado Luxo Jr., ele contava a história de uma luminária mãe e uma luminária bebê, e acabou transformando o objeto no mascote oficial da empresa.

Os filmes animados da Pixar em ordem de lançamento / Disney+ / Divulgação
Divertida Mente (Imagem: Divulgação / Disney+)

Passados alguns anos, a Pixar Animation Studios adentrou também o mercado de longa-metragens e, em 1995, lançou nos cinemas sua primeira produção do gênero – e primeiro filme totalmente feito em computação gráfica. Toy Story foi um sucesso estrondoso e ganhou mais três continuações ao longo dos próximos 24 anos.

Desde então, o estúdio não parou mais com suas produções e traçou uma trajetória de tamanho sucesso, que, em 2006, foi comprado pela Disney. O negócio, avaliado em aproximadamente 7,4 bilhões de dólares, tornou Steve Jobs o maior acionista da empresa, e deu ainda mais força para que o estúdio continuasse a criar histórias inesquecíveis.

Os filmes animados da Pixar em ordem de lançamento / Disney+ / Divulgação
Soul (Imagem: Divulgação / Disney+)

Ao longo dos anos, a Pixar não apenas lançou produções que encantaram o público, lotando salas de cinema, como também foi reconhecida pela crítica. Dois de seus filmes, Up e Toy Story 3, foram indicados ao Oscar de Melhor Filme, enquanto onze de suas produções foram vencedoras na categoria de Melhor Animação. São elas Procurando Nemo; Os Incríveis; Ratatouille; WALL-E; Up – Altas Aventuras; Toy Story 3; Valente; Divertida Mente; Viva – A Vida É uma Festa; Toy Story 4 e Soul.

As animações da Pixar por ordem de lançamento

De Toy Story (1995) a Soul (2020), veja uma lista com todas as 23 animações em longa-metragem lançadas pela Pixar por ordem de lançamento. Todos os títulos dos filmes estão marcados com seus respectivos links para o Disney+.

O que vem por aí

O 24º filme da Pixar já teve seu nome, trailer e data de lançamento divulgados. Animação que se passa na Itália, Luca é dos mesmos criadores de Toy Story e Divertida Mente, e assim como o último filme lançado pela empresa, Soul, não estreará nos cinemas devido a pandemia do novo coronavírus, sendo lançado exclusivamente pelo Disney+ em 18 de junho de 2021. 

Dirigido por Enrico Casarosa, o filme acompanha Luca e seu melhor amigo, Alberto, dois garotos que na água são monstros marinhos, mas em terra se transformam em humanos. Veja abaixo o trailer da animação.

Além de Luca, o estúdio já anunciou mais duas animações futuras, ainda sem trailer, mas já com suas sinopses e datas de estreia. 

A primeira, dirigida por Domee Shi e com previsão de lançamento para 11 de março de 2022, se chama Turning Red (ainda sem tradução no Brasil) e acompanha Mei Lee, uma garota que está entrando na adolescência. Além dos problemas típicos da idade, ela precisa lidar com o fato de que se transforma em um panda vermelho gigante toda vez que fica muito animada.

Lightyear, dirigido por Angus MacLane, será lançado nos EUA em 17 de junho de 2022 e contará a origem do personagem Buzz Lightyear (da franquia Toy Story). O ator Chris Evans é quem dublará o protagonista.

E você, tem alguma produção preferida da empresa? Aproveite essa lista para maratonar todas as animações da Pixar em ordem de lançamento!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pixar na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados