Início » Aplicativos e Software » Facebook confirma integração entre WhatsApp, Instagram e Messenger

Facebook confirma integração entre WhatsApp, Instagram e Messenger

Para Mark Zuckerberg, a união dos serviços do Facebook oferecerá mais privacidade, segurança e conveniência

Victor Hugo Silva Por

Mark Zuckerberg recorreu à sua página no Facebook nesta quarta-feira (6) para tratar novamente dos planos da empresa para o futuro. Segundo ele, a companhia se tornará uma plataforma de mensagens e rede social “com foco em privacidade”.

O executivo afirmou que os serviços passarão a ser desenvolvidos com base em cinco pontos: interações privadas, criptografia, redução do tempo em que as publicações ficam disponíveis, proteção, armazenamento seguro de dados e interoperabilidade.

Facebook

O último ponto diz respeito à integração de WhatsApp, Instagram e Messenger. “Planejamos começar a tornar possível o envio de mensagens para seus contatos usando qualquer um de nossos serviços e, em seguida, estender essa interoperabilidade para o SMS também”, afirmou Zuckerberg.

A união dos serviços é discutida pelo Facebook ao menos desde janeiro, quando o New York Times publicou uma reportagem sobre os planos da empresa. Para Zuckerberg, a integração das plataformas oferecerá mais privacidade, segurança e conveniência.

A mudança permitiria enviar uma mensagem do WhatsApp para o Messenger, por exemplo, e faria com que os usuários não precisassem deixar de usar sua plataforma preferida. Além disso, seria possível dispensar o SMS, que não tem criptografia de ponta a ponta, em favor de um dos três serviços.

Zuckerberg afirmou que a companhia pretende ampliar a integração do SMS com seus serviços, como já acontece com o Messenger. No entanto, ainda existem dificuldades como a limitação da Apple para aplicativos que desejam ter acesso a mensagens de texto.

Privacidade é o futuro

Ainda em sua publicação, o CEO e fundador do Facebook afirmou que a privacidade é o caminho que muitos serviços devem tomar. Para ele, as plataformas que se concentrarem neste item serão ainda mais importantes do que as plataformas abertas de hoje.

Mark Zuckerberg

“A privacidade dá às pessoas a liberdade de serem elas mesmas e de se conectarem mais naturalmente”, disse Zuckerberg antes de lembrar que mensagens privadas, stories e grupos pequenos têm se tornado cada vez mais frequentes.

“Entendo que muitas pessoas não acham que o Facebook pode ou gostaria de construir esse tipo de plataforma focada em privacidade – porque, francamente, não temos atualmente uma reputação forte de construir serviços de proteção à privacidade”, afirmou.

“Mas temos mostrado repetidamente que podemos evoluir para construir os serviços que as pessoas realmente querem, inclusive em mensagens privadas e stories”. “Evolução”, porém, pode não ser a melhor palavra para descrever a situação do Facebook.

Prova disso são os discursos repetidos de Zuckerberg para tratar dos problemas da empresa. No início de 2018, a meta era consertar o Facebook. Em 2019, a promessa foi a mesma, mas o cenário é consideravelmente pior.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino

Acho que é ao contrário. Você me copiou! hahahaha https://media1.giphy.com/me...

Ronaldo Cesar

Privacidade e Facebook são duas palavras que não combinam. Todas as mensagens que nós compartilhamos quer seja e o privado ou no público, essas informações são vendidas pra terceiros em sua a maioria empresas que pegam esses dados e fazem marketing individual através de Bots.

Tiago Celestino

Espero que seja opcional, porque não quero falar com ninguém que tenha instagram ou muito menos o messenger. É uma piada esse Zuck

Fábio Valentim

#RIP #WhatsApp

João Almeida

o imessage tem cript de ponta a ponta e nem por isso

Will

mas aí entra a criptografia ponta a ponta, se fosse assim, não poderia ter a criptografia, tanto é que o chat secreto do telegram não vai pra outros dispositivos

João Almeida

o certo era o whatsapp ter mensagens na nuvem como o imessage, telegram, etc. e nao tudo presa numa unico dispositivo

Tori

TIM, de alguma forma, consegue ter telegram ilimitado.
Quando meu pacote de internet acaba e só posso usar os 3 do pacote pré Top (facebook, whatsapp e twitter), o Telegrama ainda pode ser usado normalmente.

Bruna C. C. de S. Wojtenko

Tim, mesmo que escondidinho, está dando acesso ao Telegram em alguns planos controle e pré.

Will

mas o problema não é esse, é que aparentemente o arquivo é diferente, o certo deveria ser fazer o download local e passar manualmente pro outro celular, mas parece que nem isso é possível.

Rafael Moreira

Tomará que não estraga o Instagram com essa fusão. Já meti o pé faz tempo do Facebook.

Thiago Mocci

Seria interessante se ele permitisse selecionar quais contatos eu quero unir as conversas e quais não teriam acesso ao meu WhatsApp só por ter acesso ao meu Facebook. Quero ver como vão fazer isso.

Sobre privacidade, essa não existe, por favor.

Souza

Nossa, como você consegue usar a internet sem ter Facebook, Instagram e Whatsapp, me questionaram.
Eu tenho super poderes, penso.

leoleonardo85

Um faz Backup no Google Drive, o outro no iCloud, é bem simples entender porque os dois não conversam

leoleonardo85

Dia que operadora aqui colocar Telegram gratis igual o Whatsapp ele talvez tenha uma chance, talvez.

Exibir mais comentários