Início » Negócios » A penúltima Blockbuster do mundo vai fechar as portas

A penúltima Blockbuster do mundo vai fechar as portas

A última Blockbuster da Austrália não aluga mais DVDs e Blu-rays desde esta quinta-feira (7); sobrou apenas uma loja nos EUA

Felipe Ventura Por

A marca que simboliza uma era de DVDs e fitas VHS continua a sumir: a última Blockbuster da Austrália não aluga mais filmes desde esta quinta-feira (7). Ela vai realizar uma queima de estoque e fechar as portas de vez em 31 de março. A loja sobreviveu em tempos de Netflix porque o acesso à internet fixa no país é caro e instável. Agora, restará apenas uma loja no mundo, localizada nos EUA.

Loja da Blockbuster em Morley, na Austrália

"Foi uma ótima jornada, mas todas as coisas boas devem chegar ao fim", escreve a página da Blockbuster Morley no Facebook. A partir desta sexta-feira, ela vai colocar tudo à venda, incluindo DVDs, Blu-rays, cartazes, móveis e prateleiras.

No ano passado, ainda existiam cinco unidades da Blockbuster na Austrália, que foram fechando aos poucos: primeiro foi a de Greensborough, depois a de Springwood. A loja de Runaway Bay perdeu o licenciamento e fechou as portas em dezembro. E, em janeiro, foi a vez de Toowoomba. No país, só havia sobrado uma na cidade de Morley — mas nem ela sobreviveu.

Ainda existe um site oficial da Blockbuster para a Austrália, listando filmes como Creed II, Nasce Uma Estrela e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald que seriam lançados em março. Por sua vez, a página oficial no Facebook foi abandonada em 2018.

A Blockbuster ainda tinha alguma chance na Austrália porque o acesso à internet fixa é caro e instável, dificultando o acesso à Netflix e semelhantes. O governo gastou US$ 38 bilhões para instalar uma infraestrutura nacional de banda larga, conhecida como NBN, mas o projeto sofreu diversos atrasos e críticas ao longo dos anos.

Os preços de internet fixa ainda são altos na Austrália, assim como o número de reclamações com as operadoras — mas parece que o streaming venceu mesmo assim. A velocidade média no país é de 33,3 Mb/s, contra 29,8 Mb/s no Brasil, segundo a Ookla.

Última Blockbuster do mundo fica nos EUA

No ano passado, as duas últimas lojas da Blockbuster no Alasca — localizadas nas cidades de Anchorage e Fairbanks — encerraram suas atividades. Elas sobreviviam pelo mesmo motivo: nesse estado americano, o acesso à internet é caro e lento.

Sobrou apenas uma Blockbuster no mundo inteiro: ela fica localizada em Bend, Oregon, nos EUA. Trata-se de uma franqueada; as lojas próprias foram encerradas em 2013. A marca pertence à Dish Network, operadora de TV por assinatura via satélite, que pagou US$ 320,6 milhões em 2011.

No Brasil, a Blockbuster abriu suas primeiras lojas em 1995; suas operações foram adquiridas em 2006 pelas Lojas Americanas. Sem alarde, a marca deixou de ser usada por aqui nos últimos anos. O site oficial blockbuster.com.br foi desativado em outubro de 2016, segundo o Internet Archive.

Com informações: Engadget.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Filipe
Eu alugo. Me fala qual o sentido em não alugar. Tem tudo no streaming? Não. O acervo é ínfimo perto de uma locadora. Neflix nao tem lançamentos nem filmes antigos.
Filipe
Não só isso. Nao tem tudo na netflix. Não da pra comparar o acervo dela com o de uma locadora. Neflix nao tem lançamentos nem filmes antigos. Numa locadora, tem. Por isso não entendo quem fala que alugar não faz sentido.
Ganbah
Aí, cara.... cê é burro ignorante... tá fora do foco da matéria. :P
Ganbah
Ps. Blockbuster alugava e vendia filmes antigos do catálogo. Então você consegue estar errado em todas as frases que digita..Ps 2. Pra não te deixar sem respostas, estou me comunicando com você via texto escrito e me pergunta se sou alfabetizado: não sabe o que significa essa palavra, tem péssimo senso de humor ou tá tentando me ofender com isso?PS 3. Foco da matéria? Quem te nomeou fiscal dos comentários não te explicou o que é sair do foco. Vai ali nos comentários sobre os carrões americanos que eu não te vi reclamar... mas te vi comentar.... :)
Ganbah
Ora, gênio. Não importa o que a matéria diz se você está respondendo a resposta do Renan. Sim, a matéria fala de aluguel, mas os comentários não. Não importa o que você pensa que está dizendo e sim o que você realmente está dizendo. Essa linha de comentário está falando de venda sim, e você não é burro demais pra entender, é só teimoso. Mesmo assim pergunto de novo, você sabe interpretar texto? Sabe acompanhar uma conversa?
Bucetildes Pilot
Meu deus, como você é asno. Continua sem entender minha resposta e ainda vem querer pagar de esperto. A matéria fala sobre locadoras (aluguel de DVDs) e o Renan falou em DVD comprado, sendo que blockbusters ALUGAVAM, não VENDIAM, ou seja, o comentário dele saiu do foco da matéria que trata de ALUGUEL. Pergunto de novo, você foi alfabetizado?
Ronaldo Cesar
Vdd, a ultima locadora aqui no Bairro fechou há 7 anos, era bom demais, eu chegava lá e as vezes esbarrava com conhecidos meus.Conheci minha primeira namorada lá. rs
Ronaldo Cesar
sDanouse no Alasca, aí as únicos qe devem entrar nessas lojas são os pinguins. rsrs
Fabio
kkkk se você for vizinho de uma locadora, conseguir alugar um filme/serie por 10 reais e alugar apenas uma vez por mês, ai tenho que concordar que sai mais barato mesmo.
Fabio
Que até hoje não entendi porque ainda não fizeram um serviço de streaming deles. Só pela força da marca atrairia milhares de assinantes no primeiro mês, tenho ctz. (ainda mais se o catálogo for bom)
Ganbah
Mas vou ajudar. Você respondeu "Renan, a questão aqui é aluguel, não venda." ao Renan que comentou "...DVD comprado não desaparece e nem fica indisponível" ao Anderson que perguntou "Quem ainda compra filmes e séries com uma penca de serviços de streaming hoje em dia?"Então a questão aqui não é aluguel, é compra.Não basta alfabetização, interpretação de texto é importante.
Ganbah
Não. Mas recebi alguma educação. O que é muito, mas muito mais do que você poderia se gabar.
Bucetildes Pilot
Ganbah, você foi alfabetizado?
Ganbah
Não. A pergunta do Anderson foi quem ainda compra filmes e séries, não quem aluga.
Juaum
Uma excelente marca, para ser usada em um possível serviço de streaming.
Leandro Nascimento
Rádio só prestar pra ouvir o Tiozinho e Tiozão na Dumont FM hahahahaha galera da região de SP e Campinas sabe.
Diogo
Também dá pra comprar os filmes individualmente em plataformas digitais.
ludiaz
Radios AM e FM são bem relevantes ainda, por exemplo, quando ocorrem desastres naturais. São meios baratos e rápidos de propagar informação, sem necessitar de internet.
johndoe1981
Se as franquias na internet fixa entrarem em vigor, prevejo locadoras tendo uma sobrevida no país.
Maurício Castro
Aqui na minha cidade somos em torno disso, ainda tem uma guerreira.
Alessandro
Por enquanto. Mas com os SSDs cada vez mais baratos, talvez nas próximas gerações, dê para comprar um cartucho com jogo, como switch.
Zanac_Compile
Então... AUDI e CORVETTE... num registro perdido rápido do Google Maps de um subúrbio, já pega dois carrinhos desses... carrão pra nós, é óbvio, estamos longe da civilization....
Arnold
aqui interior de sp cidade com 75 mil habitantes, ainda tem 2 locadoras (que eu tenha visto) quando eu vi recentemente, fiquei pensando, nossa ainda tem isso kkk
Lucas Santos
Rádio ainda sobrevive bem por conta dos carros e, agora, noticiário político logo de manhã.
Baio-kun
Locadoras são tipo rádio, vão quase morrer mas continuar vivas em certos nichos. Aluguel de jogos e filmes/séries em blu-ray ainda vale a pena
Bucetildes Pilot
Arthur, que comentário sem sentido
Bucetildes Pilot
Renan, a questão aqui é aluguel, não venda. Os blu-rays continuam sendo vendidos. Qual o sentido de alugar filme hoje em dia?
Bucetildes Pilot
David, pro brasileiro isso é carrão 😂😂😂Você sabe que aqui só vende merda
Lúcio Dsc
Sinto muita falta das locadoras...tenho 40 e vivi nelas....o auge do vhs....o status de sair com sacolinha cheia de filme desfilando na rua...kkkk....eram centros de convivência e cultura onde se fazia amigos num mundo real....de verdade....nao essa farsa virtual de redes sociais que mais parecem anti sociais
DeadPull
O último que sair apague a luz.
Zanac_Compile
Nenhum carro fu**** na rua, só carrão... USA....
Victor Hugo Lazari
Época maravilhosa quando se podia ir alugar um filme. \oJogos para N64 e ainda levar sorvetes e pipocas.
Jairo ☠️
Para filmes sim , jogos não.
Renan
Quem não quer ser refém das políticas desses serviços de streaming. DVD comprado não desaparece e nem fica indisponível
Arthur Soares
Esse é o problema... Uma penca de serviços. Tá mais barato alugar filme do que assinar uma penca de serviço pra ver um ou dois filmes/séries de cada.
Fabio Santos
Eu achei engraçado a locadora lotada lembrou meus tempos de adolescente kkk.Minha sogra falou que tem fim de semana que leva bom tempo pra ser atendida e por lá tem ainda um local que os jovens podem jogar RPG e etc fazendo o cara ganhar mais ainda.
Anderson Antonio Santos Costa
O futuro das videolocadoras poderia ser o aluguel de video-games. Mas acho que as assinaturas de jogos retrô e o streaming poderiam matar até isso daqui a uns 10 anos...
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Locação de jogos é uma coisa que está voltando a bombar.
Anderson Antonio Santos Costa
Quem ainda compra filmes e séries com uma penca de serviços de streaming hoje em dia?
Fabio Santos
Perto da minha sogra ainda tem um locadora que bomba, principalmente no mundo dos games, outro dia ela me pediu pra levar um dvd estranhei chegando lá foram quase 10 minutos pra ser atendido e isto em SP zona norte kkk.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
E o fim de uma era já com dia marcado.