Início » Negócios » A penúltima Blockbuster do mundo vai fechar as portas

A penúltima Blockbuster do mundo vai fechar as portas

A última Blockbuster da Austrália não aluga mais DVDs e Blu-rays desde esta quinta-feira (7); sobrou apenas uma loja nos EUA

Felipe Ventura Por

A marca que simboliza uma era de DVDs e fitas VHS continua a sumir: a última Blockbuster da Austrália não aluga mais filmes desde esta quinta-feira (7). Ela vai realizar uma queima de estoque e fechar as portas de vez em 31 de março. A loja sobreviveu em tempos de Netflix porque o acesso à internet fixa no país é caro e instável. Agora, restará apenas uma loja no mundo, localizada nos EUA.

Loja da Blockbuster em Morley, na Austrália

“Foi uma ótima jornada, mas todas as coisas boas devem chegar ao fim”, escreve a página da Blockbuster Morley no Facebook. A partir desta sexta-feira, ela vai colocar tudo à venda, incluindo DVDs, Blu-rays, cartazes, móveis e prateleiras.

No ano passado, ainda existiam cinco unidades da Blockbuster na Austrália, que foram fechando aos poucos: primeiro foi a de Greensborough, depois a de Springwood. A loja de Runaway Bay perdeu o licenciamento e fechou as portas em dezembro. E, em janeiro, foi a vez de Toowoomba. No país, só havia sobrado uma na cidade de Morley — mas nem ela sobreviveu.

Ainda existe um site oficial da Blockbuster para a Austrália, listando filmes como Creed II, Nasce Uma Estrela e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald que seriam lançados em março. Por sua vez, a página oficial no Facebook foi abandonada em 2018.

A Blockbuster ainda tinha alguma chance na Austrália porque o acesso à internet fixa é caro e instável, dificultando o acesso à Netflix e semelhantes. O governo gastou US$ 38 bilhões para instalar uma infraestrutura nacional de banda larga, conhecida como NBN, mas o projeto sofreu diversos atrasos e críticas ao longo dos anos.

Os preços de internet fixa ainda são altos na Austrália, assim como o número de reclamações com as operadoras — mas parece que o streaming venceu mesmo assim. A velocidade média no país é de 33,3 Mb/s, contra 29,8 Mb/s no Brasil, segundo a Ookla.

Última Blockbuster do mundo fica nos EUA

No ano passado, as duas últimas lojas da Blockbuster no Alasca — localizadas nas cidades de Anchorage e Fairbanks — encerraram suas atividades. Elas sobreviviam pelo mesmo motivo: nesse estado americano, o acesso à internet é caro e lento.

Sobrou apenas uma Blockbuster no mundo inteiro: ela fica localizada em Bend, Oregon, nos EUA. Trata-se de uma franqueada; as lojas próprias foram encerradas em 2013. A marca pertence à Dish Network, operadora de TV por assinatura via satélite, que pagou US$ 320,6 milhões em 2011.

No Brasil, a Blockbuster abriu suas primeiras lojas em 1995; suas operações foram adquiridas em 2006 pelas Lojas Americanas. Sem alarde, a marca deixou de ser usada por aqui nos últimos anos. O site oficial blockbuster.com.br foi desativado em outubro de 2016, segundo o Internet Archive.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Filipe

Eu alugo. Me fala qual o sentido em não alugar. Tem tudo no streaming? Não. O acervo é ínfimo perto de uma locadora. Neflix nao tem lançamentos nem filmes antigos.

Filipe

Não só isso. Nao tem tudo na netflix. Não da pra comparar o acervo dela com o de uma locadora. Neflix nao tem lançamentos nem filmes antigos. Numa locadora, tem. Por isso não entendo quem fala que alugar não faz sentido.

Ganbah

Aí, cara.... cê é burro ignorante... tá fora do foco da matéria. :P

Ganbah

Ps. Blockbuster alugava e vendia filmes antigos do catálogo. Então você consegue estar errado em todas as frases que digita..
Ps 2. Pra não te deixar sem respostas, estou me comunicando com você via texto escrito e me pergunta se sou alfabetizado: não sabe o que significa essa palavra, tem péssimo senso de humor ou tá tentando me ofender com isso?
PS 3. Foco da matéria? Quem te nomeou fiscal dos comentários não te explicou o que é sair do foco. Vai ali nos comentários sobre os carrões americanos que eu não te vi reclamar... mas te vi comentar.... :)

Ganbah

Ora, gênio. Não importa o que a matéria diz se você está respondendo a resposta do Renan. Sim, a matéria fala de aluguel, mas os comentários não. Não importa o que você pensa que está dizendo e sim o que você realmente está dizendo. Essa linha de comentário está falando de venda sim, e você não é burro demais pra entender, é só teimoso. Mesmo assim pergunto de novo, você sabe interpretar texto? Sabe acompanhar uma conversa?

Bucetildes Pilot

Meu deus, como você é asno. Continua sem entender minha resposta e ainda vem querer pagar de esperto. A matéria fala sobre locadoras (aluguel de DVDs) e o Renan falou em DVD comprado, sendo que blockbusters ALUGAVAM, não VENDIAM, ou seja, o comentário dele saiu do foco da matéria que trata de ALUGUEL. Pergunto de novo, você foi alfabetizado?

Ronaldo Cesar

Vdd, a ultima locadora aqui no Bairro fechou há 7 anos, era bom demais, eu chegava lá e as vezes esbarrava com conhecidos meus.
Conheci minha primeira namorada lá. rs

Ronaldo Cesar

sDanouse no Alasca, aí as únicos qe devem entrar nessas lojas são os pinguins. rsrs

Fabio

kkkk se você for vizinho de uma locadora, conseguir alugar um filme/serie por 10 reais e alugar apenas uma vez por mês, ai tenho que concordar que sai mais barato mesmo.

Fabio

Que até hoje não entendi porque ainda não fizeram um serviço de streaming deles. Só pela força da marca atrairia milhares de assinantes no primeiro mês, tenho ctz. (ainda mais se o catálogo for bom)

Ganbah

Mas vou ajudar. Você respondeu "Renan, a questão aqui é aluguel, não venda." ao Renan que comentou "...DVD comprado não desaparece e nem fica indisponível" ao Anderson que perguntou "Quem ainda compra filmes e séries com uma penca de serviços de streaming hoje em dia?"
Então a questão aqui não é aluguel, é compra.
Não basta alfabetização, interpretação de texto é importante.

Ganbah

Não. Mas recebi alguma educação. O que é muito, mas muito mais do que você poderia se gabar.

Bucetildes Pilot

Ganbah, você foi alfabetizado?

Ganbah

Não. A pergunta do Anderson foi quem ainda compra filmes e séries, não quem aluga.

Juaum

Uma excelente marca, para ser usada em um possível serviço de streaming.

Exibir mais comentários