Início » Antivírus e Segurança » Google alerta sobre falhas zero-day no Chrome e Windows 7

Google alerta sobre falhas zero-day no Chrome e Windows 7

Falha zero-day no Chrome foi corrigida; para a outra, Google recomenda uso do Windows 10

Emerson Alecrim Por

Se você usa o Chrome em um computador com Windows 7, muita atenção: o Google descobriu uma falha de segurança importante que afeta o navegador e pode ser explorada em conjunto com outra vulnerabilidade séria, esta encontrada no sistema operacional. Ambas são do tipo zero-day (ou 0-day), ou seja, são bugs ainda não corrigidos e, portanto, potencialmente perigosos.

Google Chrome - nova interface

Na verdade, o Google reportou as vulnerabilidades em 27 de fevereiro e lançou uma correção para o Chrome em 1º de março. Ela foi disponibilizada via atualização automática. Basta ter o Chrome 72.0.3626.121 ou superior para estar livre do problema — digite chrome://settings/help na barra de endereços para verificar a versão do navegador.

A segunda falha, porém, é mais séria. De acordo com o Google, ela atinge o Windows 7 de 32 bits — não há evidências de que a brecha possa ser explorada em versões mais recentes. A vulnerabilidade permite a um invasor obter privilégios de acesso ou burlar determinadas proteções do sistema operacional.

O problema foi reportado à Microsoft na semana passada. Porém, o Google tem como política dar um prazo de sete dias para falhas zero-day serem corrigidas. Após esse período, a vulnerabilidade é divulgada publicamente por conta da gravidade do problema. É por isso que o assunto veio à tona agora.

windows 7 10 microsoft

Diz a Microsoft que o problema já está sendo resolvido. Apesar disso, o Google fez uma recomendação um tanto radical para solucionar o problema: que os usuários do Windows 7 migrem para o Windows 10, se possível. Isso porque a versão mais atual do sistema operacional tem mecanismos de segurança que conseguem mitigar os ataques relacionados à falha.

Pode até parecer uma provocação por parte do Google, mas nisso as duas companhias concordam: desde que o Windows 10 foi lançado, a Microsoft vem recomendando reiteradamente a migração para a atual versão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

teo venier

Não foi problema de driver, verifiquei os serviços em segundo plano e parei alguns. A internet ficou na velocidade normal. E os travamento? E o menu iniciar inacessivel? E os ícones perto do relógio inacessível? Se o programa não possuísse ícone no desktop não tinha como abrir.

Com certeza...

Não é o windows são os drivers legacy da sua placa wifi

teo venier

Realmente, abrir o site do Facebook e do Gmail são altamente complexos e somente pessoas com profundo conhecimento da microarquitetura x64 poderiam fazer

Jonas

As vezes o problema não são os notebooks e sim o usuário.

Orochimaru

Vou morrer no Windows 7, recuso ter que usar Windows 10 (um SO BETA).

teo venier

Dell e Asus devem fazer notebooks terríveis mesmo. Comprar de empresas desconhecidas dá nisso.

teo venier

Um notebook Asus e outro Dell , comprado na loja das respectivas empresas. Essas empresas são desconhecidas e devem ser de fundo de quintal mesmo, burrice de quem comprou dessas empresas e não da MS fazer um SO bugado.

edelcio batista sereno

porra, que saudade do XP, leve, fácil, ágil e que não rendia grana para filhos da puta, pelo menos não mais do que o necessário. Não é à toa que a marinha norte americana o utiliza até hoje.

Jonas

Digo o mesmo. Uso desde que saiu e nunca tive problema, até mesmo em notebooks fraquíssimos.

Jonas

De novo?

Guilherme Andrade

Dois laptops muito ruins ou com algo a mais embargado no sistema, eu uso W10 desde que saiu e nunca esteve tão bom.

Caique Alves

meu android ta atualizado, flw, vlw

ditom

Windows 10 gratuito e eu atualizo!

teo venier

Só falta a MS fazer o W10 funcionar corretamente... Dois notebooks novos com W10 OEM q tive de fazer o downgrade pro W7 pq travavam e a velocidade da internet era péssima, enquanto q outros equipamentos na mesma rede wi-fi não tinham qlq problema.

Andre Kittler

Obrigado por uma lição de passado recente. Eu estava falando de muito mais tempo (mais de DECADA! imagina algo assim antigo!!)... sabia que a MS já foi ativamente contra open source e o chefão já falou "eu vou matar a porra do google", em uma rivalidade que naõ era escondida? Era uma época que a empresa ficou uns 10 anos sem o valor de mercado crescer.
Pois é. Passado antigo.
Não te preocupa com ele, aprender é asneira.

Exibir mais comentários