Início » Internet » YouTube adiciona painéis de informação para combater fake news

YouTube adiciona painéis de informação para combater fake news

Informações chegam primeiro na Índia e serão entregues para outros países e idiomas

André Fogaça Por

O YouTube está lançando uma nova ferramenta que deve diminuir a capacidade da plataforma de vídeos disseminar informações falsas. A novidade será apresentada em uma caixa com informações sobre algum tema controverso que for buscado, como sobre a existência de vírus em remédios.

Os dados exibidos ficarão acima do primeiro resultado e abaixo da área de buscas. O exemplo fornecido pelo site de vídeo avisa que o paracetamol não contém vírus, quando o usuário faz a busca sobre “vírus no paracetamol”. O texto utilizado é feito por parceiros do Google, que checam informações falsas.

“Como parte de nossos esforços para criar uma experiência melhor de notícias no YouTube, estamos expandindo nossos painéis de informações para levar as verificações de fatos de publicações confiáveis ao YouTube”, comentou um representante do YouTube à imprensa americana. “Estamos lançando esse recurso na Índia e planejamos lançá-lo em mais países com o passar do tempo”, complementa.

Por enquanto o primeiro país que receberá este alerta nas buscas é a Índia, mas o site de vídeos diz que levará para outros locais e idiomas – o país escolhido conta, sozinho, com mais de 245 milhões de usuários ativos por mês. Mesmo com o alerta sobre o tema pesquisado, a plataforma de vídeos do Google não removerá automaticamente os vídeos que carregam informações falsas ou teorias da conspiração.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Baidu feat MC Brinquedo

Salvo engano removeram a monetização "apenas" dos vídeos conspiratórios, não?

Gustave Dupré

Esqueceu de umas das leis da estupidez:
"O indivíduo estúpido é o tipo de indivíduo o mais perigoso."

Aquele documentário do Netflix sobre a terra plana mostra um cara que ficava abordando as pessoas na rua e perguntando se elas sabem que a terra é plana e tenta convencer elas em momentos que eu achei um tanto importunos. Tem gente que faz isso de graça porque realmente acredita.

Gabriel Rezende

Isso já fizeram, é um passo.
Honestamente, acho que vai evitar quem alguém entre nessas loucuras. Mas pra quem já está, só quando morrer mesmo.

Baidu feat MC Brinquedo

Não é mais fácil tirar a monetização completa desses canais conspiratórios?

Seraph

Doido pra ver "A terra não é Plana"