Início » Aplicativos e Software » Linus Torvalds anuncia oficialmente o Linux 5.0

Linus Torvalds anuncia oficialmente o Linux 5.0

Uma das novidades do Linux 5.0 é o suporte à criptografia Adiantum, do Google

Emerson Alecrim Por

Linus Torvalds prometeu lançar o Linux 5.0 em 2019 e cumpriu com a sua palavra: a nova versão do kernel de código-aberto já está pronta e, embora não traga nenhuma grande novidade, é uma atualização bem-vinda por conta dos novos recursos de compatibilidade e segurança.

A última versão estável antes desse lançamento foi o Linux 4.20. Por conta da numeração, a chegada do Linux 5.0 nos faz pensar em grandes mudanças, mas o próprio Torvalds avisa que o "5.0" aqui não tem nenhum significado especial: "se você quer uma explicação oficial, é que fiquei sem dedos para contar, então 4.21 virou 5.0".

Deixando o tom bem-humorado (ou sarcástico?) de lado, Torvalds explica que cerca de 50% das novidades do Linux 5.0 correspondem a drivers, 20% são atualizações de arquitetura, 10% são ferramentas e os 20% restantes incluem documentação, updates nos sistemas de arquivos e por aí vai.

Pinguins - Linux (imagem: WallpaperMania)

Entre as novidades que merecem menção estão o suporte nativo ao FreeSync, tecnologia da AMD que sincroniza a taxa de atualização do monitor com a placa de vídeo. Outra é o suporte ao Raspberry Pi Touch Display.

Ainda no quesito hardware, o Linux 5.0 traz suporte às GPUs de arquitetura Nvidia Turing, a rolagem em alta resolução para certos mouses da Logitech, a determinadas teclas de atalho de notebooks Lenovo ThinkPad e Asus, entre outros.

Na parte da segurança, o maior destaque é a compatibilidade do kernel com a criptografia Adiantum. Esse é um padrão criado há pouco tempo pelo Google especialmente para celulares de baixo custo e dispositivos para internet das coisas. A ideia é evitar que a criptografia afete o desempenho desses aparelhos. No Linux 5.0, é possível utilizar o Adiantum em sistemas de arquivos como EXT4 e F2FS.

O anúncio de Torvalds sobre o Linux 5.0 pode ser lido aqui. Já o kernel em si pode ser baixado no site oficial, mas, a não ser que você saiba como instalá-lo e o que fazer com ele, convém esperar pela atualização nas distribuições Linux. O Ubuntu, por exemplo, provavelmente vai incluir o Linux 5.0 já na versão 19.04, a ser liberada em abril.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marvin Humorado
Calma, quiridinha hehehe Só estou pegando no seu pé.Bjo <3
Petrus Augusto
[Além disso, o 2.4 foi a última versão no esquema "números ímpares = desenvolvimento, número par = estável", se não me engano.
Mario Bros
Quem é a base do SO? É o kernel, logo...
Vitor Hugo
um carro é um volante? uma roupa é uma linha? um PC é um pente de memória RAM? você sabe que não faz sentido, pare de fazer malabarismos pra tentar provar algo que está errado.
Marvin Humorado
e o Kernel faz parte do?
Trovalds
"com base em Linux..." E não fui eu quem disse.Ainda bem que esse mimimi vai perder o sentido quando o Google abandonar o Kernel Linux.
Trovalds
Autoridade não, dona. "com base em Linux..." não fui eu quem escrevi.
Vitor Hugo
um kernel.
Alberto Prado
Verdade, eu lembro de ler nos fóruns que muitas pessoas resistiam em sair do 2.4. Acho que o kernel 2.4 é o Windows 7 do linux, hehehe.
Mario Bros
O Marvin é humorado kkkkkkkk
Marvin Humorado
Não tira meu direito de ter preguiça, bb!
Marvin Humorado
Então me explica o que é o Linux, por favor?
Marvin Humorado
Paixao vc tem, agora educação é zero né? Kernel é parte do S.O, a mais importante por sinal. Voce pode discurtir sem ser escroto e com comPaixão uhaeaeeahueuheahaeuheauh
Mario Bros
Todo mundo chama de sistema Linux os SOs que usam o Linux como base (kernel). Você não precisa ficar corrigindo (Mr. Óbvio), todo mundo sabe o que é, ok? Acertou aqui, mas errou em outro comentário:"Logo ele não tem outras partes importantes do Linux propriamente dito."Tem outra parte do Linux? Ele só é um Kernel (bem completo), porra."O Kernel por si só não faz a máquina funcionar."Mas a maior parte/parte importante fica com o Linux por ser do tipo monolítico (Foto upada/link pro Android.com)."E a versão do Kernel do Android se mantém na 3.x que é mantido somente pelo Google." OpenVZ e RHEL mantém a versão 2.6.x, por causa disso deixou de ser Linux?"Fora que você não vê Android rodando em computadores."Tá querendo rodar ARM em x86? Atá, então o Raspbian não é Linux por rodar só em ARM? Pra ficar levinho, o Google e Raspbian retiraram o suporte a x86 e outras arquiteturas.O foderoso Trovalds, quer saber mais que o Google, Linux, RHEL, OpenVZ e todas as outras empresas juntas. Ele usa matérias sem fundamentos técnicos, escrita por jornalistas sem diploma na área, como argumento e as vezes usa problemas do passado do Linux (corrigidos) no presente.Eu sei, tem muita coisa óbvia/manjada no meu comentário, mas esse Trovalds não deve saber disso.Fontes:Android: https://developer.android.c...Kernel completão: https://en.wikipedia.org/wi... https://uploads.disquscdn.c... https://uploads.disquscdn.c...
Mario Bros
Verdadeira autoridade no Android: https://developer.android.c...
Mario Bros
Opinião de jornalista não conta, manda outra. kkkkkkkk
Mario Bros
Essa é a sua defesa? Parabéns, ficou sem argumentos.
Kaleb
kkk. Matou todo tipo de argumento!
Ednei P. de Melo
Torço para que não... &;-D
Trovalds
"Invento..."https://www.androidauthorit...https://linuxhint.com/is-an...E dezenas de outros. Fandroids...
Trovalds
Segundo a merda, você é insignificante e não vale a mosca que pousa em cima.
Mario Bros
Você inventa muita coisa sobre o Linux, isso ficou chato.
Mario Bros
Preguiça de ignorantes como você que chamam um Kernel de S.O.
Mario Bros
Seguindo sua lógica de merda, OpenVZ não é Linux por se basear no kernel 2.6.x do RHEL.
johndoe1981
Quem dera que Linux no desktop fosse como é no Android.
Zanac_Compile
Percebeu que escrevi "NÃO existe mais guerra".
Viniçious
Guerra por que amigo?Você não vê que a microsoft é uma das empresas que mais apoia o linux;A cultura de open source que o linux impulsionou;O domínio do linux em servidores;A steam abraçando os games no linux;
Souza
Melhor resposta e deveria ter um banner de todo tamanho em tudo que é lugar para que, certas pessoas, parem de tentar confundir as coisas.
Comentário Mil Grau℗
Acho que o problema do Linux (tirando o fator MS ok?) é a quantidade exarçobal de distros que usam o kernel Linux, uma pessoa novata quando vai querer entrar no mundo Linux pensa que é a mesma coisa de um Windows da vida, mas logo começa a dor de cabeça quando vê que existem uma porra de "OSs" Linux. No final das contas 90% das vezes ela msm desiste da ideia de mudar de OS e continuar no Windows.Eu só não vou para o Linux pq tudo que eu faria numa distro (gostaria bastante de testar a Deepin) eu consigo fazer no Windows perfeitamente, fora que alguns programas Windows não tem para Linux (SolidWorks, Proteus, JOGOS etc). Então para seguir a filosofia Linux de simplicidade é que eu não faço dual boot aqui no laptop, isso iria contra essa filosofia do pinguim.
Comentário Mil Grau℗
Ubuntu Phone vem ai!... Não pera.
Zanac_Compile
É verdade, exatamente isso, o 2.4 foi mais importante e depois que pulou pra 3.0, nunca mais foi a mesma coisa.
Zanac_Compile
Servidor LINUX é matador, prefiro sempre, desde 94,foi o que impulsionou a Web. Consolidou-se.Mas não tem mais aquela empolgação, perdeu o romantismo :)
izaias
O titulo da matéria está errado e ninguém diz nada, isso é muito estranho, pois a comunidade Linux é super atenta e acertiva, me desculpem mas não deveria nem ter saído da mesa do editor.
Dispister
2019 o ano do Podcast, digo o ano do Linux
Keaton
Tá quase ai. se não me engano, o ultimo "congelamento" era dia 14 de março. uns 4 dias. hahaha
Rafael Moreira
Para o Linux vingar no desktop precisa melhorar muita coisa. A distro Mint tem até uma proposta boa, para quem vem do Windows. Porém no geral falta melhorar alguns pontos. Acho um erro ter essa montoeira de distro. Deveria ter poucas. Iniciante que deseja entrar no mundo Linux, fica perdido com a quantidade de opções. Por esse motivo e outros que a galera só acha o Linux bom no lado do servidor.
Rafael Moreira
Linux é bastante usado no lado server, ainda mais quando o foco é Web. Trabalhar com T.I continua tendo graça se for olhar por esse lado.
Rafael Moreira
Problema do Linux são as diversas distro por isso que não vinga e continua atrás do Windows. Galera taxa o Linux como sistema bom somente para servidores. Desktop continua deixando a desejar. Já eu penso diferente, se tiver que usar o Ubuntu no lugar do Windows uso de boa.
Rafael Borges
E olhe que tá muito mais fácil ser o ano do Podcast, do que o do Linux hahahahahaha.
Molinex
kernel 5, quem diria...Parece que foi ontem, que eu usava o 2, e já faz 10 anos...Agora esperar sair um 5.alguma coisa-LTS, pra ver qual é que é
Gertrudes, a Lhama
Linux é o kernel, logo Android é Linux. Você está confundindo com GNU/Linux.
davi koscianski vidal
Mas acho que o maior alvoroço mesmo foi no lançamento do 2.4.Finalmente o suporte a USB seria nativo no Kernel; introdução do iptables e várias outras coisas que não me lembro mais.Além disso, o 2.4 foi a última versão no esquema "números ímpares = desenvolvimento, número par = estável", se não me engano.Sobre empolgação: quando houve o lançamento do Kernel 3.0 o próprio Linus comentou que não haveria motivos pra sair da série 2.x, já que o código estava maduro e estável e não havia nenhum motivo pra quebrar compatibilidade e lançar uma versão 3.0. A mudança de 2.x para 3.0 seria (foi) muito mais estética do que técnica.
betacaroteno
Alguém não entende piada... tem que explicar agora?
Taichou12
Acho que não coloquei bem as palavras. O Linux é apenas um kernel, logo o Androide sim usa o linux. Realmente não se ver Androide rodando em PC, mas é bem possível.
Taichou12
Não, os outros componentes são o que se chama de GNU. Linux é apenas o kernel do sistema operativo. E também em nenhum momento falei que o PC só funciona com kernel.
Isaias Boiba
Sdds
Eliézer José Lonczynski
Kernel não é o Shell do sistema, é uma outra pequena parte do conjunto
Eliézer José Lonczynski
Não tenho estômago para atualizar manualmente o kernel, vamos aguardar chegar na nossa distro empacotadinho e embalado pra presente rsrsrs
angourakis
O Kernel no Android não é atualizado mais rapidamente porque da trabalho adaptar e passar por todas as certificações (por isso que quando lançam uma nova atualização do Android para um celular ja lançado, o Kernel permanece na mesma versão base e só sofre atualizações de segurança).Normalmente, com o lançamento de um novo SOC, o Kernel também é atualizado. Snap 821 roda kernel 3.18.x, Snapdragon 835 roda o 4.4.x e o 845 roda o 4.9.x.Não é uma regra mas excessões são difíceis.Tu tá certinho , Victor Hugo =) vamos ver qual versão vem com o S10 e o Snap 855 (mas acho difícil ser a 5 pela proximidade de lançamento do aparelho e do kernel )
Danillo Nunes
Ninguém está dizendo que o kernel funciona sozinho, e sim que o Linux é apenas o kernel.O Ubuntu é um sistema composto de diversos componentes e o kernel Linux modificado, por isso ele é considerado um “sistema Linux”.O Android é um sistema composto de diversos componentes e o kernel Linux modificado, dizer que ele não é um “sistema Linux”, tanto quanto o Ubuntu, é incoerente.
Wagner Santos
Quer dizer que só com o kernel e sem nenhum outro componente o Pc funciona?Vc se senta em cima de um motor da partida e vai embora?
Vitor Hugo
Linux não é um sistema operacional.
Vitor Hugo
?linux é um kernel. apenas isso e nada mais.e o android usa um kernel antigo por outros motivos (principalmente compatibilidade), mas no Android Pie já deve ser utilizado o Linux 4, se não me engano (e no Android Q o Linux 5, quem sabe?)
Danillo Nunes
Não existe "outras partes importantes do Linux propriamente dito". O kernel É o Linux propriamente dito.
Gabriel Antonio
???????
Fredson
atualizações estáveis são apenas lançadas nos meses 04 e 10 do ano.
felipegcoutinho
Isso ? http://www.android-x86.org/
felipegcoutinho
Cara, pelas noticias que vejo sobre podcasts, eu já posso dizer que 2019 é o ano do podcast (brasil). Sério!
Keaton
Que burro, alguém avisa ele que o Ubuntu já tá na versão 19!!1!onze!
Trovalds
Logo ele não tem outras partes importantes do Linux propriamente dito. O Kernel por si só não faz a máquina funcionar.E a versão do Kernel do Android se mantém na 3.x que é mantido somente pelo Google.Fora que você não vê Android rodando em computadores.E etc...
Taichou12
Se linux é o kernel logo...
Edivan Santtos
Estão alguns dias atrasados...
Wagner Santos
Concordo com a sua negação, Linux e Windows são produtos diferentes, para públicos diferentes com propósitos diferentes
Trovalds
Android não é Linux, usa o Kernel Linux como base.
Palhaço dançarino B/W
O mobile ele já domina, bem que poderia começar a ser compatível as versões desktop com apps do Android pra ser o ouro
Palhaço dançarino B/W
vdd, tempos emocionantes
brunocabral
Só o fato de Linux não ser virtualmente ignorado pela imprensa, já torna os anos entre 2012 e 2019 os anos do Linux (ao menos quando o assunto é jogos, steam, steam os e steamplay)
brunocabral
Existe a ferramenta Ukuu que instala fácil o kernel novo no Ubuntu.
Yan
com preguiça ou não, você tá usando ele nesse momento
Silvio Ney
com certeza, e 2010,2012 e 2020
Silvio Ney
vai sim, pode confiar
Zanac_Compile
Saudade de quando saiu o KERNEL 2.0, foi um alvoroço... qta esperança, empolgação, certeza que dominaria o Desktop, consolidaria-se nos servidores, tudo pronto para derrubar a Microsoft...Já está no 5.0, não empolga mais, não existe mais guerra contra Microsoft... coisa sem graça trabalhar com TI hoje em dia... :D
marcelomartins
"Linux nunca vai ser de massa."Postado do meu Android.
Maxnoob
O "Linux" já está entre nós a muito tempo. Tanto tempo que nem mais nos importamos qual S.O está sendo utilizado, apenas queremos que funcione
Trovalds
Mudou mas não mudou nada.
Anderson Silva
Tal como 2019 tbm. é o ano do Podcast? :P
leoleonardo85
Eu disse que 2019 era o ano do Linux
Helmut
AGORA VAI!
Marvin Humorado
preguiça dessa OS, pqp!
betacaroteno
Agora vai ser o ano do Linux no desktop!