Linus Torvalds prometeu lançar o Linux 5.0 em 2019 e cumpriu com a sua palavra: a nova versão do kernel de código-aberto já está pronta e, embora não traga nenhuma grande novidade, é uma atualização bem-vinda por conta dos novos recursos de compatibilidade e segurança.
- Microsoft licencia 60 mil patentes de graça para Linux e Android
- GitHub agora permite repositórios privados em contas gratuitas
A última versão estável antes desse lançamento foi o Linux 4.20. Por conta da numeração, a chegada do Linux 5.0 nos faz pensar em grandes mudanças, mas o próprio Torvalds avisa que o “5.0” aqui não tem nenhum significado especial: “se você quer uma explicação oficial, é que fiquei sem dedos para contar, então 4.21 virou 5.0”.
Deixando o tom bem-humorado (ou sarcástico?) de lado, Torvalds explica que cerca de 50% das novidades do Linux 5.0 correspondem a drivers, 20% são atualizações de arquitetura, 10% são ferramentas e os 20% restantes incluem documentação, updates nos sistemas de arquivos e por aí vai.
Entre as novidades que merecem menção estão o suporte nativo ao FreeSync, tecnologia da AMD que sincroniza a taxa de atualização do monitor com a placa de vídeo. Outra é o suporte ao Raspberry Pi Touch Display.
Ainda no quesito hardware, o Linux 5.0 traz suporte às GPUs de arquitetura Nvidia Turing, a rolagem em alta resolução para certos mouses da Logitech, a determinadas teclas de atalho de notebooks Lenovo ThinkPad e Asus, entre outros.
Na parte da segurança, o maior destaque é a compatibilidade do kernel com a criptografia Adiantum. Esse é um padrão criado há pouco tempo pelo Google especialmente para celulares de baixo custo e dispositivos para internet das coisas. A ideia é evitar que a criptografia afete o desempenho desses aparelhos. No Linux 5.0, é possível utilizar o Adiantum em sistemas de arquivos como EXT4 e F2FS.
O anúncio de Torvalds sobre o Linux 5.0 pode ser lido aqui. Já o kernel em si pode ser baixado no site oficial, mas, a não ser que você saiba como instalá-lo e o que fazer com ele, convém esperar pela atualização nas distribuições Linux. O Ubuntu, por exemplo, provavelmente vai incluir o Linux 5.0 já na versão 19.04, a ser liberada em abril.
Com informações: OMG! Ubuntu!
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Calma, quiridinha hehehe Só estou pegando no seu pé.
Bjo <3
[Além disso, o 2.4 foi a última versão no esquema "números ímpares = desenvolvimento, número par = estável", se não me engano.
Quem é a base do SO? É o kernel, logo...
um carro é um volante? uma roupa é uma linha? um PC é um pente de memória RAM? você sabe que não faz sentido, pare de fazer malabarismos pra tentar provar algo que está errado.
e o Kernel faz parte do?
"com base em Linux..." E não fui eu quem disse.
Ainda bem que esse mimimi vai perder o sentido quando o Google abandonar o Kernel Linux.
Autoridade não, dona. "com base em Linux..." não fui eu quem escrevi.
um kernel.
Verdade, eu lembro de ler nos fóruns que muitas pessoas resistiam em sair do 2.4. Acho que o kernel 2.4 é o Windows 7 do linux, hehehe.
O Marvin é humorado kkkkkkkk
Não tira meu direito de ter preguiça, bb!
Então me explica o que é o Linux, por favor?
Paixao vc tem, agora educação é zero né? Kernel é parte do S.O, a mais importante por sinal. Voce pode discurtir sem ser escroto e com comPaixão uhaeaeeahueuheahaeuheauh
Todo mundo chama de sistema Linux os SOs que usam o Linux como base (kernel). Você não precisa ficar corrigindo (Mr. Óbvio), todo mundo sabe o que é, ok? Acertou aqui, mas errou em outro comentário:
Tem outra parte do Linux? Ele só é um Kernel (bem completo), porra.
Mas a maior parte/parte importante fica com o Linux por ser do tipo monolítico (Foto upada/link pro Android.com).
OpenVZ e RHEL mantém a versão 2.6.x, por causa disso deixou de ser Linux?
Tá querendo rodar ARM em x86? Atá, então o Raspbian não é Linux por rodar só em ARM? Pra ficar levinho, o Google e Raspbian retiraram o suporte a x86 e outras arquiteturas.
O foderoso Trovalds, quer saber mais que o Google, Linux, RHEL, OpenVZ e todas as outras empresas juntas. Ele usa matérias sem fundamentos técnicos, escrita por jornalistas sem diploma na área, como argumento e as vezes usa problemas do passado do Linux (corrigidos) no presente.
Eu sei, tem muita coisa óbvia/manjada no meu comentário, mas esse Trovalds não deve saber disso.
Fontes:
Android: https://developer.android.c...
Kernel completão: https://en.wikipedia.org/wi... https://uploads.disquscdn.c...
https://uploads.disquscdn.c...
Verdadeira autoridade no Android: https://developer.android.c...
Opinião de jornalista não conta, manda outra. kkkkkkkk
Essa é a sua defesa? Parabéns, ficou sem argumentos.
kkk. Matou todo tipo de argumento!
Torço para que não... &;-D
"Invento..."
https://www.androidauthorit...
https://linuxhint.com/is-an...
E dezenas de outros. Fandroids...
Segundo a merda, você é insignificante e não vale a mosca que pousa em cima.
Você inventa muita coisa sobre o Linux, isso ficou chato.
Preguiça de ignorantes como você que chamam um Kernel de S.O.
Seguindo sua lógica de merda, OpenVZ não é Linux por se basear no kernel 2.6.x do RHEL.
Quem dera que Linux no desktop fosse como é no Android.
Percebeu que escrevi "NÃO existe mais guerra".
Guerra por que amigo?
Você não vê que a microsoft é uma das empresas que mais apoia o linux;
A cultura de open source que o linux impulsionou;
O domínio do linux em servidores;
A steam abraçando os games no linux;
Melhor resposta e deveria ter um banner de todo tamanho em tudo que é lugar para que, certas pessoas, parem de tentar confundir as coisas.
Acho que o problema do Linux (tirando o fator MS ok?) é a quantidade exarçobal de distros que usam o kernel Linux, uma pessoa novata quando vai querer entrar no mundo Linux pensa que é a mesma coisa de um Windows da vida, mas logo começa a dor de cabeça quando vê que existem uma porra de "OSs" Linux. No final das contas 90% das vezes ela msm desiste da ideia de mudar de OS e continuar no Windows.
Eu só não vou para o Linux pq tudo que eu faria numa distro (gostaria bastante de testar a Deepin) eu consigo fazer no Windows perfeitamente, fora que alguns programas Windows não tem para Linux (SolidWorks, Proteus, JOGOS etc). Então para seguir a filosofia Linux de simplicidade é que eu não faço dual boot aqui no laptop, isso iria contra essa filosofia do pinguim.
Ubuntu Phone vem ai!... Não pera.
É verdade, exatamente isso, o 2.4 foi mais importante e depois que pulou pra 3.0, nunca mais foi a mesma coisa.
Servidor LINUX é matador, prefiro sempre, desde 94,foi o que impulsionou a Web. Consolidou-se.
Mas não tem mais aquela empolgação, perdeu o romantismo :)
O titulo da matéria está errado e ninguém diz nada, isso é muito estranho, pois a comunidade Linux é super atenta e acertiva, me desculpem mas não deveria nem ter saído da mesa do editor.
2019 o ano do Podcast, digo o ano do Linux
Tá quase ai. se não me engano, o ultimo "congelamento" era dia 14 de março. uns 4 dias. hahaha
Para o Linux vingar no desktop precisa melhorar muita coisa. A distro Mint tem até uma proposta boa, para quem vem do Windows. Porém no geral falta melhorar alguns pontos. Acho um erro ter essa montoeira de distro. Deveria ter poucas. Iniciante que deseja entrar no mundo Linux, fica perdido com a quantidade de opções. Por esse motivo e outros que a galera só acha o Linux bom no lado do servidor.
Linux é bastante usado no lado server, ainda mais quando o foco é Web. Trabalhar com T.I continua tendo graça se for olhar por esse lado.
Problema do Linux são as diversas distro por isso que não vinga e continua atrás do Windows. Galera taxa o Linux como sistema bom somente para servidores. Desktop continua deixando a desejar. Já eu penso diferente, se tiver que usar o Ubuntu no lugar do Windows uso de boa.
E olhe que tá muito mais fácil ser o ano do Podcast, do que o do Linux hahahahahaha.
kernel 5, quem diria...
Parece que foi ontem, que eu usava o 2, e já faz 10 anos...
Agora esperar sair um 5.alguma coisa-LTS, pra ver qual é que é
Linux é o kernel, logo Android é Linux. Você está confundindo com GNU/Linux.
Mas acho que o maior alvoroço mesmo foi no lançamento do 2.4.
Finalmente o suporte a USB seria nativo no Kernel; introdução do iptables e várias outras coisas que não me lembro mais.
Além disso, o 2.4 foi a última versão no esquema "números ímpares = desenvolvimento, número par = estável", se não me engano.
Sobre empolgação: quando houve o lançamento do Kernel 3.0 o próprio Linus comentou que não haveria motivos pra sair da série 2.x, já que o código estava maduro e estável e não havia nenhum motivo pra quebrar compatibilidade e lançar uma versão 3.0. A mudança de 2.x para 3.0 seria (foi) muito mais estética do que técnica.
Alguém não entende piada... tem que explicar agora?
Acho que não coloquei bem as palavras. O Linux é apenas um kernel, logo o Androide sim usa o linux. Realmente não se ver Androide rodando em PC, mas é bem possível.
Não, os outros componentes são o que se chama de GNU. Linux é apenas o kernel do sistema operativo. E também em nenhum momento falei que o PC só funciona com kernel.
Sdds
Kernel não é o Shell do sistema, é uma outra pequena parte do conjunto
Não tenho estômago para atualizar manualmente o kernel, vamos aguardar chegar na nossa distro empacotadinho e embalado pra presente rsrsrs
O Kernel no Android não é atualizado mais rapidamente porque da trabalho adaptar e passar por todas as certificações (por isso que quando lançam uma nova atualização do Android para um celular ja lançado, o Kernel permanece na mesma versão base e só sofre atualizações de segurança).
Normalmente, com o lançamento de um novo SOC, o Kernel também é atualizado. Snap 821 roda kernel 3.18.x, Snapdragon 835 roda o 4.4.x e o 845 roda o 4.9.x.
Não é uma regra mas excessões são difíceis.
Tu tá certinho , Victor Hugo =) vamos ver qual versão vem com o S10 e o Snap 855 (mas acho difícil ser a 5 pela proximidade de lançamento do aparelho e do kernel )
Ninguém está dizendo que o kernel funciona sozinho, e sim que o Linux é apenas o kernel.
O Ubuntu é um sistema composto de diversos componentes e o kernel Linux modificado, por isso ele é considerado um “sistema Linux”.
O Android é um sistema composto de diversos componentes e o kernel Linux modificado, dizer que ele não é um “sistema Linux”, tanto quanto o Ubuntu, é incoerente.
Quer dizer que só com o kernel e sem nenhum outro componente o Pc funciona?
Vc se senta em cima de um motor da partida e vai embora?
Linux não é um sistema operacional.
?
linux é um kernel. apenas isso e nada mais.
e o android usa um kernel antigo por outros motivos (principalmente compatibilidade), mas no Android Pie já deve ser utilizado o Linux 4, se não me engano (e no Android Q o Linux 5, quem sabe?)
Não existe "outras partes importantes do Linux propriamente dito". O kernel É o Linux propriamente dito.
???????
atualizações estáveis são apenas lançadas nos meses 04 e 10 do ano.
Isso ? http://www.android-x86.org/
Cara, pelas noticias que vejo sobre podcasts, eu já posso dizer que 2019 é o ano do podcast (brasil). Sério!
Que burro, alguém avisa ele que o Ubuntu já tá na versão 19!!1!onze!
Logo ele não tem outras partes importantes do Linux propriamente dito. O Kernel por si só não faz a máquina funcionar.
E a versão do Kernel do Android se mantém na 3.x que é mantido somente pelo Google.
Fora que você não vê Android rodando em computadores.
E etc...
Se linux é o kernel logo...
Estão alguns dias atrasados...
Concordo com a sua negação, Linux e Windows são produtos diferentes, para públicos diferentes com propósitos diferentes
Android não é Linux, usa o Kernel Linux como base.
O mobile ele já domina, bem que poderia começar a ser compatível as versões desktop com apps do Android pra ser o ouro
vdd, tempos emocionantes
Só o fato de Linux não ser virtualmente ignorado pela imprensa, já torna os anos entre 2012 e 2019 os anos do Linux (ao menos quando o assunto é jogos, steam, steam os e steamplay)
Existe a ferramenta Ukuu que instala fácil o kernel novo no Ubuntu.
com preguiça ou não, você tá usando ele nesse momento
com certeza, e 2010,2012 e 2020
vai sim, pode confiar
Saudade de quando saiu o KERNEL 2.0, foi um alvoroço... qta esperança, empolgação, certeza que dominaria o Desktop, consolidaria-se nos servidores, tudo pronto para derrubar a Microsoft...
Já está no 5.0, não empolga mais, não existe mais guerra contra Microsoft... coisa sem graça trabalhar com TI hoje em dia... :D
"Linux nunca vai ser de massa."
Postado do meu Android.
O "Linux" já está entre nós a muito tempo. Tanto tempo que nem mais nos importamos qual S.O está sendo utilizado, apenas queremos que funcione
Mudou mas não mudou nada.
Tal como 2019 tbm. é o ano do Podcast? :P
Eu disse que 2019 era o ano do Linux
AGORA VAI!
preguiça dessa OS, pqp!
Agora vai ser o ano do Linux no desktop!