Início » Celular » Galaxy S10 é enganado por fotos e vídeos em reconhecimento facial

Galaxy S10 é enganado por fotos e vídeos em reconhecimento facial

Em vez de sensores, o Galaxy S10 usa apenas a câmera frontal para analisar o rosto de usuários

Victor Hugo Silva Por

A Samsung se esforçou para reduzir as bordas do Galaxy S10 e fazer com que a tela aproveite mais a área frontal. A fabricante até adotou um buraco no display para a câmera, mas precisou abrir mão de algumas coisas. Uma delas é a segurança no reconhecimento facial.

De acordo com relatos de usuários, o Galaxy S10 está sendo enganado por fotos, vídeos e até mesmo por seus parentes. Isso acontece porque o celular usa somente a câmera – sem sensores – para analisar o rosto de quem está à sua frente e desbloquear a tela.

Samsung Galaxy S10+

Um teste feito pelo italiano AndroidWorld aponta que o smartphone foi desbloqueado com uma foto exibida em outro aparelho. Com uma certa distância entre os dois celulares, o Galaxy S10 entendeu que realmente se tratava de uma pessoa e liberou o acesso.

Algo parecido aconteceu com as equipes do The Verge e do Unbox Therapy, que desbloquearam o celular com vídeos em que seus donos apareciam. O caso mais emblemático, porém, foi relatado pela pesquisadora Jane Manchun Wong.

Ela afirma ter usado seu rosto para desbloquear o Galaxy S10+ do seu irmão. O celular não só permitiu o acesso quando analisou o rosto de Jane, como também foi desbloqueado quando o irmão dela estava com os olhos fechados.

De fato, ao configurar o reconhecimento facial, a Samsung alerta que o método pode não ser o mais seguro. No entanto, os testes indicam que, em seu celular mais recente, o método tem mais brechas do que se imaginava.

A melhor solução para manter o Galaxy S10 em segurança parece ser usar as tradicionais senhas ou o leitor de digitais sob a tela. A última solução se mostrou bem resistente em testes e segue funcionando normalmente mesmo com alguns arranhões.

Com informações: Ars Technica, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlin

Bem estupido a Samsung continuar oferecendo essa solução, se todos sabemos que a falta de sensores importantes vai causar essas brechas bizarras! Diferente da Apple a Samsung embarcou na onda dos sensores de digitais na tela, e não em uma solução que consegue mapear o rosto do usuário! Ao tentar dizer que "também oferecemos isso" a Samsung acaba é passando vergonha (á que o principal método de entrada do aparelho é o sensor de digitais na tela)

Henry

Reconhecimento facial por câmera é falho por natureza.

Rodrigo T.

"O caso mais emblemático, porém, foi relatado pela pesquisadora Jane Manchun Wong."

[brinks

Gabriel Arruda

É verdade, eu confundi com o reconhecimento de íris do S8, que parece ser mais confiável que o de faces sem sensores do Android.

Sei que é uma premissa do Android essa flexibilidade, mas me parece tão estranho adicionar um recurso ruim e avisar o usuário disso...ainda mais considerando que já são anos de não evolução do recurso.

Marco Túlio Rezende

Ok, mas oq vc ta falando não faz o menor sentido, Talvez vc só trabalha mas não usou no dia a dia pra ver como é prático o faceID, mas q obviamente não é perfeito, como o touch tbm não

Rmavalli

https://tecnoblog.net/28079...

Tanto pode, como virá de fábrica na caixa (talvez aqui no Lizarb fiquemos sem, mas em lugares sérios virá na caixa).

Rmavalli

Na verdade a opção de desbloqueio facial no Android existe desde o Lollipop, tinha na época do Nexus 4 já. Porém ele sempre avisou que não era seguro, porque só usava a câmera frontal (que na época do N4 ainda era bem ruim por sinal).

Rmavalli

Vim aqui justamente comentar isso, ficam falando que não é seguro, que é fácil enganar, mas todo mundo já sabe disso, ele só usa a câmera, além de não ser a forma principal de desbloqueio. Quem usa o desbloqueio facial sabe que ele é inseguro se não tiver nenhum sensor, porque o Android por padrão avisa isso. Usa quem quer ou quem não presta atenção e sai aceitando tudo que vê pela frente sem ler.

Maxnoob

Eu trabalho com isso amigo. Usei mais aparelhos do que você pode imaginar.

Gaius Baltar

Sinto discordar, mas o Face Id funciona muito bem. É muito prático tocar num app e ele abrir só com o olhar, sem ter que tocar em mais nenhum local. Precisa melhorar em alguns aspectos, como reconhecimento na horizontal, mas é infinitamente mais prático que o Touch ID.
E para ver as horas é só tocar na tela e esta ilumina-se.

Marco Túlio Rezende

Vc nunca usou um iphone com facial pelo visto

Willyamm

O lindo mesmo é que não se pode usar ID com película kkkk

Rodrigo Gommes

somos dois

Maxnoob

Desbloqueio facial é perfumaria. S8 tem desbloqueio por iris e nem por isso é a forma mais popular.
iPhone utiliza desbloqueio facial como principal recurso de segurança e mesmo assim nao é prático.
Ás vezes você só quer ver as horas olhando pro dispositivo sem que ele abra as pernas.

Gaius Baltar

Desbloqueio facial deveria ser feito da forma correta e não de forma má e porca.

Exibir mais comentários