Início » Web » Como usar um Chromebook offline

Como usar um Chromebook offline

Veja 5 coisas que dá para fazer no Chromebook offline, sem internet

Por
11/03/2019 às 14h31

A essência do Chromebook é usá-lo online. Por isso, a maioria dos recursos é Web ou por meio de aplicações simples, dispensando softwares robustos. Mas, mesmo se você estiver sem uma conexão com a Internet, ainda poderá fazer muitas coisas úteis.

É importante notar que a maioria dos aplicativos offline não funcionam no modo visitante ou de navegação anônima e você vai precisar baixar conteúdo antes de usar.

nathan-dumlao-chromebook-unsplash

Para encontrar mais aplicativos que funcionam offline: 1) abra a Chrome Web Store; 2) clique em Apps; 3) depois marque a caixa ao lado de “Executados off-line” e busque.

Caso você esteja usando uma conta do Gmail do trabalho (corporativa) ou escolar, pode ser necessário pedir ajuda ao seu administrador para alterar as configurações do Gmail.

1) Verificar e-mails

Mesmo sem internet, você pode ler, responder e pesquisar as mensagens do Gmail que irá sincronizar tudo quando estiver online. Antes, porém, defina a configuração:

Gmail offline Chrome OS

  1. Abra o Google Chrome e acesse mail.google.com;
  2. Não vai funcionar no modo de navegação anônima.
  3. Acesse as configurações do Gmail offline.
  4. Selecione a opção “Ativar e-mail off-line”;
  5. Escolha quantos dias de mensagens você quer sincronizar (7, 30 ou 90 dias);
  6. Selecione “Salvar alterações”.

Observação: quando enviar e-mails offline, eles vão para a pasta “Caixa de saída” e são enviados assim que você ficar online quando o e-mail sincronizar a caixa de entrada.

2) Assistir filmes, músicas ou jogos

Para conseguir assistir conteúdo do Google Play offline, primeiro, você precisa comprar um filme no Google Play Filmes, depois fazer o download no Chromebook:

  1. No app Google Play Filmes, clique em Meus filmes ou em Meus programas de TV;
  2. Ao lado do filme ou episódio do programa, clique em “Fazer o download”;
  3. O ícone será preenchido em vermelho para mostrar o andamento do download;
  4. Você poderá assistir offline quando o ícone se transformar em um check (✔️);

Para assistir um filme ou programa de TV previamente baixado quando você estiver sem uma conexão com a Internet (offline), abra o app Google Play Filmes e reproduza.

Para ouvir música ou playlists completas, o processo de ouvir offline é o mesmo, mas usando aplicativos como Google Play Música ou YouTube Music. Clique na sua “Coleção de música” e encontre a música, a playlist ou o álbum que você gostaria de ouvir offline.

No que diz respeito a jogos, primeiro precisa encontrar e instalar games que possam ser jogados offline. Vários funcionam sem internet no Chrome OS. Se o seu Chromebook for compatível com apps Android, também poderá ver na Google Play Store.

3) Fazer anotações

É possível fazer, ler e editar anotações offline usando o Google Keep. O Chromebook salvará automaticamente suas notas para que você possa vê-las offline. Depois que o Chromebook salvar suas notas, será possível editá-las ou escrever novas notas offline.

Isso significa que as alterações serão sincronizadas na próxima vez que ficar online.

4) Usar o Google Drive

Você pode ver, criar e editar documentos (Google Docs), planilhas (Google Sheets) ou apresentações (Google Slides) usando o aplicativo do Google Drive. Todo documento editado ou criado será sincronizado novamente quando estiver online no Chrome OS.

Para isso, você precisa usar as respectivas extensões de cada um dos aplicativos.

5) Ver e editar fotos

Também pode ver e editar fotos com o editor de fotos integrado do Chromebook. As fotos estarão no aplicativo “Arquivos”, mas pode estar em “Meu Drive” ou “Downloads”. Para ter opções mais avançadas, use Google Fotos, Pixlr Editor ou Sumo Paint.

O que você pode fazer:

  • Ajustar automaticamente ou manualmente brilho e contraste
  • Cortar sua foto em um tamanho diferente
  • Desfazer ou refazer alterações feitas na foto
  • Girar sua foto
  • Redimensionar sua foto
  • Renomear uma foto

6) Ver sites offline

Para ver páginas web quando estiver sem Internet, você deve ter clicado com o botão direito do mouse na página, selecionado “Salvar como” e salvo o site como um arquivo HTML. Também é possível usar um app da Chrome Web Store, o Pocket, para isso.

Pode funcionar com textos que você precisa consultar ou estudar mesmo sem internet.

 

Mais sobre: ,