Início » Aplicativos e Software » Adobe vai finalmente descontinuar o Shockwave

Adobe vai finalmente descontinuar o Shockwave

Adobe Shockwave para Windows deixará de existir em 9 de abril; versão para macOS já havia sido descontinuada

Emerson Alecrim Por

9 de abril de 2019. Essa é a data que a Adobe escolheu para pôr um fim na história do Shockwave Player. A decisão não surpreende: depois da morte iminente do Flash, nada mais natural que o Adobe Shockwave siga pelo mesmo caminho e seja definitivamente substituído por tecnologias mais modernas, como os padrões HTML5 Canvas e WebGL.

Tanto o Flash quanto o Shockwave passaram a fazer do portfólio de produtos da Adobe quando a companhia comprou a Macromedia, em 2005. Naquela época, ambos experimentavam grande ascensão por conta da crescente demanda por animações e conteúdo interativo, especialmente jogos.

Adobe Shockwave Player

De modo geral, o Flash Player sempre foi mais focado em conteúdo para a web enquanto o seu "irmão" Shockwave era direcionado a aplicações um pouco mais complexas, como jogos e materiais interativos em CD-ROM.

Mas a mídia física entrou em declínio e, praticamente ao mesmo tempo, padrões multiplataforma como HTML5 e WebGL passaram a ser dominantes na web, como a própria Adobe reconhece. Não faz sentido, portanto, que formatos já obsoletos sejam mantidos.

O Shockwave Player para macOS foi descontinuado pela Adobe em março de  2017. O Shockwave para Windows será encerrado no próximo dia 9, como já dito. A companhia começou a avisar usuários da decisão em fevereiro e destaca que clientes corporativos continuarão recebendo suporte para o Shockwave, mas somente até 2022.

Já o Flash Player, vale relembrar, vai deixar de ser distribuído pela Adobe no final de 2020.

#RIP

Com informações: gHacks.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Sabaia
Usei muito isso na epoca do Habbo. Sempre que formatava um computador era um dos primeiros softwares a instalar.
Artepan Panfleteria
Shockwave era o player do Macromedia Director... https://uploads.disquscdn.c...
johndoe1981
Saudades dos joguinhos de fuga/exploração feitos no Shockwave, como Crimson Room, Submachine, Covert Front, Daymare Town etc.
Marcos Soares Santos
Shockwave me lembra a primeira vez que joguei Habbo, e apareceu aquela tela me pedindo pra baixar o plugin, pela primeira vez me senti um hackerman... 2009, never 4get.
Artur Bem Mongol
Eu sei que quando era o Shockwave o joguinho era melhor (saudoso click jogos)
João
Lembro na época dos joguinhos em Flash... Eu nunca entendia a diferença entre o flash e o shockwave.
Trovalds
Nem sabia que o Shockwave ainda era mantido. Tempo da discada e a tortura pra baixar o plugin que era enorme. Daí veio o (Shockwave) Flash pra melhorar esse problema e ter um plugin menor (e mais leve).Lembrando de um amigo que apanhou pra conseguir a certificação da Adobe em Action Script bem na época que a Apple anunciou que não ia mais suportar o Flash no iOS e eu vendo ele espumando de raiva porque o foco que ele queria era justamente o crescente mercado mobile.
Jairo ☠️
Finalmente