Início » Telecomunicações » As melhores operadoras no pré e pós-pago, segundo pesquisa da Anatel

As melhores operadoras no pré e pós-pago, segundo pesquisa da Anatel

TIM e Oi ficaram na lanterna; operadoras regionais — Nextel, Sercomtel, Algar e Porto Seguro — receberam as melhores notas

Felipe Ventura Por

A Anatel divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida para 2018. A agência entrevista milhares de clientes de telefonia pré-paga e pós-paga para saber a opinião dos brasileiros sobre as operadoras. Mais uma vez, as concessionárias regionais — Nextel, Sercomtel, Algar e Porto Seguro — receberam as melhores notas, enquanto TIM e Oi ficaram na lanterna.

celular mão / pexels

As notas variam de 0 a 10 e consideram diversos aspectos: satisfação geral, disponibilidade de internet, velocidade de conexão, qualidade das ligações, qualidade do atendimento telefônico, entre outros. Há também o critério “recarga” no pré-pago e “cobrança” no pós-pago. Vale lembrar que a Anatel considera planos controle como pós-pago.

É importante notar que esta é uma pesquisa de opinião. Ou seja, a Anatel não considera medições de velocidade de 4G nem índices de atendimento ao cliente, por exemplo: ela quer saber a percepção dos próprios usuários em relação à qualidade do serviço.

Ou seja, a agência basicamente pergunta aos entrevistados: “o que você acha da operadora X?”. Claro, há um questionário para abordar todos os aspectos — ligações, internet, atendimento etc. — e uma metodologia para escolher a quantidade e o tipo de pessoas para a pesquisa.

Pré-pago

Levando isso em conta, essas são as notas médias de cada operadora no pré-pago:

  • Nextel: 8,01
  • Sercomtel: 7,78
  • Algar: 7,48
  • Claro: 7,40
  • Vivo: 7,17
  • TIM: 7,11
  • Oi: 6,98

Apesar de terem as menores notas, as quatro principais operadoras — Claro, Vivo, TIM e Oi — tiveram o maior aumento na média das avaliações, como você pode conferir na tabela abaixo.

A Anatel também oferece uma análise separada por estados. Em quais deles cada operadora conseguiu a maior nota? Essa é a lista:

  • Vivo: Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Tocantins
  • Claro: Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Roraima, Sergipe
  • TIM: Acre, Distrito Federal, Rondônia, Rio Grande do Sul
  • Oi: Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul
  • Nextel: Rio de Janeiro, São Paulo
  • Algar: Goiás, Minas Gerais
  • Sercomtel: Paraná

Vale lembrar que a Nextel atua somente no Rio de Janeiro e em São Paulo. A Sercomtel está apenas no Paraná, enquanto a Algar oferece serviços de telefonia pré-paga em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Pós-pago

No pós-pago, a história se repete: as operadoras com atuação limitada têm notas maiores, em média. Em primeiro lugar está a Porto Seguro, cuja base de clientes será migrada para a TIM. A empresa desistiu das telecomunicações para “concentrar esforços em negócios que alcancem diferenciais competitivos”.

Este é o ranking:

  • Porto Seguro: 8,59
  • Nextel: 7,71
  • Algar: 7,50
  • Claro: 7,43
  • Vivo: 7,40
  • TIM: 7,36
  • Oi: 6,71

A Anatel também divide os números regionalmente. Estes são os estados em que cada operadora conseguiu a maior nota:

  • Vivo: Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins
  • Claro: Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul
  • TIM: Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Roraima, Sergipe
  • Porto Seguro: Rio de Janeiro, São Paulo
  • Oi:

A Porto Seguro está presente apenas em municípios de SP e RJ. Apesar das médias altas, a Nextel e a Algar não ficaram em primeiro lugar nas suas respectivas áreas de atuação.

Você pode conferir os resultados completos do pós-pago neste link; e do pré-pago, neste link.

Com informações: TeleSíntese.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emanuel

Um dos piores custo-benefício

Leandro Gonçalves

Tomara .

Júlio César

O sinal na cidade é bom, a velocidade da internet que está ruim. Antigamente eu conseguia jogar CS:GO pelo 4G tranquilamente, até mais estável que utilizando Wi-Fi da Vivo. Hoje em dia é impossível. Vamos ver se melhora de novo.

Erick

Estranho... a TIM encheu Goiânia e Anápolis de torres 4G. Têm até na BR 153 e na BR 060 até chegar em Brasília. Era pra funcionar bem...

Erick

Acredito que com o novo aporte $$$ e a PLC 79 aprovada a Oi vai pra frente...

Erick

Tô querendo esse plano...
Na minha cidade a Oi é muito boa.

Erick

Cobertura da Oi no seu estado realmente precisa de crescer...
A Oi só peca na cobertura... só têm em cidades grandes e médias.
Se sair para o interior (em cidades muito pequenas de MG, GO e TO) a Oi não tem cobertura, Enquanto a dona Vivo tem...
Mas acredito que com o novo aporte $$$ e a PLC 79 aprovada a Oi vai pra frente...

Erick

Sou Oi Pós desde 2013. Nunca recebi uma cobrança indevida.
A Oi só peca na cobertura... só têm em cidades grandes e médias.
Se sair para o interior (em cidades muito pequenas de MG, GO e TO) a Oi não tem cobertura, Enquanto a dona Vivo tem...
Mas acredito que com o novo aporte $$$ e a PLC 79 aprovada a Oi vai pra frente...

Dayman Novaes

Cara, quem tem que resolver isso não é eu, nem você, e NEM a anatel. Quem tem que resolver isso são os empreendedores que têm interesse nesse mercado.

Se você não consegue pensar numa forma de resolver, porque é que isso deveria ser argumento para a anatel existir?

"EU não consigo enxergar uma solução, então vou proibir todo mundo de atuar nesse mercado e deixar só os que já estão" É basicamente isso que você está falando.

Anderson

nada a reclamar, o sinal aqui em Curitiba ta tranquilo, mas tem regiões por esse Brasil q é lamentável, todas as operadoras tem esses problemas.

johndoe1981

Só se for pra reclamar do sinal rsrs. Sou usuário Beta e o 4G é sofrível.

johndoe1981

Estive em Vilhena em julho do ano passado, porcaria o sinal do 4G da Tim. Tinha vez que não conseguia falar com a outra pessoa porque a ligação ficava cortando.

joaoserpa

Onde moro o melhor sinal é o da Vivo também, e sempre tive problemas com o valor dos planos. Mudei para o Vivo Easy, que é um plano pré pago contratado pelo app, e como raramente utilizo o telefone para ligações (!), compro apenas a franquia de internet. Comprei 2 Gb por R$ 30,00 fazem 3 meses, e ainda possuo um pouco mais de 1 Gb. A franquia não expira, só acaba quando Você utilizar toda ela. Claro que minha franquia dura bastante pois a única coisa que uso fora da Wifi é o zap e alguma ou outra pesquisa. Me atendeu perfeitamente, sem falar que pode recarregar a qualquer hora com cartão de crédito. Para quem tem este perfil de uso, não vejo uma opção mais vantajosa.

Mickão

De fato na capital funciona bem, porém no interior as vezes acontece uns bugs bizarros onde a internet simplesmente desaparece e retorna quando der vontade.

McFake

né? Carniça de operadora.

Exibir mais comentários