Início » Legislação » MP acompanha plano do Facebook de unir Messenger, Instagram e WhatsApp

MP acompanha plano do Facebook de unir Messenger, Instagram e WhatsApp

O Ministério Público quer saber se o Facebook respeitará a legislação brasileira ao integrar seus serviços

Victor Hugo Silva Por

O Facebook confirmou na última quarta-feira (6) a intenção de integrar a comunicação de Messenger, Instagram e WhatsApp. Em nota, Mark Zuckerberg não deu muitos detalhes sobre como isso será feito, mas autoridades em diversos países querem acompanhar a transição.

No Brasil, o MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) abriu um procedimento para verificar se a união dos serviços violará alguma lei. A integração será observada pela Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec) do MPDFT.

MP acompanha plano do Facebook de unir Messenger, Instagram e WhatsApp

O órgão quer garantir que "a integração obedeça à legislação brasileira, principalmente, a Constituição Federal e o Marco Civil da Internet". O MPDFT lembra que o Marco Civil determina a necessidade do consentimento expresso dos usuários do Facebook para a mudança ser concretizada.

"Além da preocupação relacionada à privacidade dos usuários das plastaformas do grupo Facebook, deve-se avaliar a questão concorrencial", explica o coordenador da Espec, Frederico Meinberg. Segundo ele, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) será informado sobre a abertura do procedimento.

A ideia de permitir o envio de mensagens do WhatsApp para o Messenger, por exemplo, foi revelado em janeiro em uma matéria do New York Times. A questão só foi oficializada pelo Facebook na semana passada.

Em seu perfil, Mark Zuckerberg argumentou que a integração de Messenger, Instagram e WhatsApp oferecerá mais privacidade, segurança e conveniência aos usuários. Ele afirmou, ainda, que pretende ampliar a integração de seus serviços com o SMS, como já acontece com o Messenger.

Com informações: MPDFT.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ronaldo Cesar
Pelo que vi, o Facebook vai unificar todas as contas aos poucos, mas o pensamento de Zuckeberg é unir as três contas em uma só, o mensager viraria o Whatzapp, o instagran seria o Facebook fotos. Ele iria fazer isso pra facilitar a publicidade no Whatsapp.
Ronaldo Cesar
Acho que unificar tudo vai ficar ruim e vai dar problemas, porque o mensager não tem criptográfica e zapp tem. Sem contar que tenho muitos amigos no face, grande parte deles não quero que tenham meu zap, meu numero de celular, se houver essa mudança com certeza eles vão ter.
Carlin
Prevejo um vazamento de número de telefone nunca visto antes, o WhatsApp funciona atrelado a um número o Messenger funciona atravéz da conta do Facebook + número, já o Direct do Instagram funciona através da conta no Instagram! Como vai ser essa integração?! Será que serão atreladas perfil e numero? O número vai ficar visível (acidentalmente?)!!Mais falando de outro assunto, que CONCORRÊNCIA é essa que o CADE tá dizendo? Hahaha
Epic Mac Fadden - ODZ -
MESSAPPGRAM
Fernanda
O Ministério Público da União é provavelmente o órgão mais inútil e lacrador do Brasil. Só quem já foi servidor de lá sabe do que eu tô falando.
Alex Panceri
O que que o governo tem que querer regulamentar iniciativa privada meu deus. Vão cuidar dos problemas do Brasil!
Erico F.
Hoje, uso o Messenger pra falar com pessoas que não tenho o Whatsapp, geralmente encontra-se um contato de um cliente no facebook. Whatsapp pra falar depois de adicionar o número no celular. Instagram pra falar diante de uma postagem. Todos os serviços são importantes e têm uma peculiaridade. Unir pode ficar mais prático. Daí a reflexão: o cara que mudou o mundo pensa em melhorar a forma que mudou o mundo, dai vem órgãos querendo barrar isso. Que atraso nós temos. Aliás, outros países têm também.
João
Paguem 20 mil pra mim que substituo todos esses engravatados idiotas e faço bem melhor.
Maicon Santos
A proposta então não é melhorar nossos órgãos regulatórios? Quanto ao "monopólio da justiça" nem sei o que dizer. Me explique onde e como a justiça não é monopolizada pelos órgãos competentes?
Rosalia
Só não quero saber de meus contatos de Facebook e celular/what's app (um bando de defunto) querendo invadir meu Instagram 😡
thais braga
Portanto que não fique de olhos nas minhas conversas, tô de boaa
Dayman Novaes
manera no neoiluminismo jovem ta fazendo mal.
Vegeta humilde
Eu já desisti de entender
Kodos Otros
Na realidade eles fazem bem mais do que isso.
primo
vendo uma noticia dessa vem a musica na cabeça (vai da merda, vai da merda, vai da merda, vai da merda vai)
Drax
O órgão tem muita utilidade, mas também se envolve em muita coisa desnecessária.Por exemplo, tem um promotor de florianópolis que utiliza o MP pra tentar anular vários casamentos de homossexuais (https://ndonline.com.br/not...
Kodos Otros
Bem-vindo a Nova Era.
Kodos Otros
Cara, tá cada vez mais difícil entender as pessoas.
oi?
Vegeta humilde
Só no aguardo de dizerem q foram corrompidos pelo PT ou coisa do tipo...
Nego Do Tide
Sim
Kodos Otros
Fechar o MP?
Jairo ☠️
Lógico, com certeza estamos de acordo com a legislação da bananolandia , e se não estivermos que vcs se adequem.