Início » Telecomunicações » As melhores operadoras de banda larga e TV paga, segundo pesquisa da Anatel

As melhores operadoras de banda larga e TV paga, segundo pesquisa da Anatel

Anatel divulga resultados da pesquisa de satisfação; NET e Oi aparecem no final dos rankings de internet fixa e TV por assinatura

Felipe Ventura Por

A Anatel publicou os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018 para operadoras de banda larga e TV por assinatura. Aqui, a história é semelhante ao que vimos no ranking de telefonia pré e pós-paga: as concessionárias locais atingem notas maiores que as empresas grandes.

Foto por nrkbeta/Flickr

Na internet fixa, temos a Copel e Brisanet no topo; em se tratando de TV paga, Nossa TV e Cabo Telecom estão na liderança. Enquanto isso, NET e Oi aparecem mais para o final das listas.

Como sempre, lembramos que esta é uma pesquisa de opinião. A Anatel entrevista milhares de brasileiros para conferir a percepção deles sobre o funcionamento da TV por assinatura, clareza nas informações de cobrança, velocidade da internet fixa, qualidade do atendimento e outras categorias.

Internet banda larga

Esta é a nota das operadoras brasileiras em banda larga fixa:

  • Copel: 8,35
  • Brisanet: 7,89
  • Unifique: 7,64
  • Cabo Telecom: 7,45
  • TIM: 7,24
  • Multiplay: 7,17
  • Algar: 6,89
  • Sercomtel: 6,83
  • NET: 6,62
  • Vivo: 6,48
  • Hughes: 6,19
  • Oi: 5,88
  • Sky: 5,87

A maioria das operadoras conseguiu elevar a média de satisfação geral em relação a 2017, com algumas exceções; a TIM sofreu redução enquanto se expandiu para mais cidades e estados ao longo do ano. Enquanto isso, Copel, Hughes, Multiplay e Unifique aparecem pela primeira vez no ranking.

A Anatel também subdivide as avaliações por estado. Em quais deles cada operadora obteve a maior nota?

  • NET: Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins
  • Vivo: Alagoas, Minas Gerais, Paraíba
  • TIM: Rio de Janeiro, São Paulo
  • Brisanet: Ceará, Rio Grande do Norte
  • Copel: Paraná
  • Unifique: Santa Catarina

A Oi foi a única operadora avaliada no Amapá e Roraima, por isso ficou em "primeiro" lugar nesses dois estados.

A pesquisa da Anatel avalia a satisfação geral; oferta e contratação (facilidade de entender os serviços contratados cumprir o que promete na propaganda); disponibilidade, capacidade e velocidade da conexão; clareza nas informações na conta e cobrança de acordo com contratado; canais de atendimento; atendimento telefônico; capacidade de resolução de problemas e cancelamento; além de reparo e instalação.

TV por assinatura

Este é o ranking de operadoras brasileiras de TV paga em 2018:

  • Nossa TV: 9,02
  • Cabo Telecom: 7,89
  • Claro: 7,63
  • Sky: 7,45
  • Vivo: 7,35
  • Oi: 7,23
  • Algar: 6,97
  • NET: 6,78

E estas são as operadoras que receberam a maior nota de acordo com o estado:

  • Claro: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte
  • Sky: Goiás, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe
  • Oi: Alagoas, Paraíba, Piauí
  • Nossa TV: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo
  • Vivo e NET:

E quanto ao Acre, Amapá, Roraima e Tocantins? A Sky está em "primeiro" lugar nesses estados porque a Anatel só avaliou essa operadora.

Os critérios da Anatel são basicamente os mesmos da banda larga, mas em vez de perguntar sobre velocidade de conexão, a agência de preocupa com o funcionamento da TV por assinatura — isto é, com a disponibilidade do sinal e a qualidade da imagem.

Confira os resultados da TV por assinatura neste link, e da internet fixa neste link.

Com informações: TeleSíntese, (2).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Burnerman_X
https://goo.gl/2qCQon
Burnerman_X
https://goo.gl/aNs9gK
Burnerman_X
https://goo.gl/1ZhKXq
Burnerman_X
https://goo.gl/qUyBmu
Burnerman_X
https://goo.gl/2TSfe1
Burnerman_X
https://goo.gl/Vka3fH
Burnerman_X
https://goo.gl/C8qACi
Burnerman_X
https://goo.gl/PEvKo9
Burnerman_X
https://goo.gl/ESEPwJ
Burnerman_X
https://goo.gl/oS3BHb
Burnerman_X
https://goo.gl/GgBqTR
Burnerman_X
https://goo.gl/Y1jEKS
Burnerman_X
https://goo.gl/rs622U
Burnerman_X
https://goo.gl/WGknSS
Burnerman_X
https://goo.gl/wmWdWD
Burnerman_X
https://goo.gl/Tw8JZo
Burnerman_X
https://goo.gl/N5uRHq
Burnerman_X
https://goo.gl/bmH7zW
Burnerman_X
https://goo.gl/hVALKj
Burnerman_X
https://goo.gl/pLjccB
Burnerman_X
https://goo.gl/BSCoJ7
Burnerman_X
https://goo.gl/WDXFM3
Burnerman_X
https://goo.gl/txkPES
Burnerman_X
https://goo.gl/Rp4hoA
Burnerman_X
https://goo.gl/yueFh8
Burnerman_X
https://goo.gl/ztU9PK
Burnerman_X
https://goo.gl/wNYC6W
Burnerman_X
https://goo.gl/BSnaky
Burnerman_X
https://goo.gl/LUjKBi
Burnerman_X
https://goo.gl/Tr8ZJp
Burnerman_X
https://goo.gl/3mKr36
Burnerman_X
https://goo.gl/HgWU5n
Burnerman_X
https://goo.gl/UKH8GM
Burnerman_X
https://goo.gl/seSesT
Burnerman_X
https://goo.gl/Tv5V6S
Burnerman_X
https://goo.gl/o1BNvP
Burnerman_X
https://goo.gl/S1qydi
Burnerman_X
https://goo.gl/ukBRMx
Burnerman_X
https://goo.gl/aW51vs
Burnerman_X
https://goo.gl/3Dp1AE
Burnerman_X
https://goo.gl/7sdFLB
Burnerman_X
https://goo.gl/W631yC
Burnerman_X
https://goo.gl/nfkiGN
Burnerman_X
https://goo.gl/Fk5NJD
Burnerman_X
https://goo.gl/SUTuoo
Burnerman_X
https://goo.gl/R2FJ1a
Burnerman_X
https://goo.gl/kxeMdp
Burnerman_X
https://goo.gl/DoXDnZ
Burnerman_X
https://goo.gl/6CwQGM
Burnerman_X
https://goo.gl/5dP91L
Burnerman_X
https://goo.gl/2368qF
Burnerman_X
https://goo.gl/m6Jer8
Burnerman_X
https://goo.gl/U4g9RR
Burnerman_X
https://goo.gl/nWeWXB
Burnerman_X
https://goo.gl/rXq4K8
Burnerman_X
https://goo.gl/7xpGRd
Burnerman_X
https://goo.gl/7n11dw
Burnerman_X
https://goo.gl/VkDTd6
Burnerman_X
https://goo.gl/kSeg6z
Burnerman_X
https://goo.gl/orDtmy
Burnerman_X
https://goo.gl/BnWp6E
Burnerman_X
https://goo.gl/d2BFRZ
Christian Grey
O atendimento telefônico é péssimo mesmo. Assino há 11 anos e só não troquei ainda por falta de opção melhor. Eles cobram visita técnica, e só consigo agendar pelo telefone. Não sou obrigado a me deslocar até uma central de atendimento para que consertem problemas de conexão da rua, que já aconteceram comigo duas vezes.Atendimento ao cliente é uma lástima!
Christian Grey
A NET é um lixo de atendimento telefônico. Assino há 11 anos, e é só dor de cabeça o atendimento por telefone. Não sou obrigado a me deslocar presencialmente até uma central pra resolverem problemas de conexão ou de ligação na rua. E ainda cobram a visita técnica, que só consigo agendar pelo telefone.Só não mudei ainda por falta de opção melhor.
johndoe1981
Valeu pelo feedback. Acesso remoto também é impossível com CGNAT? Queria poder acessar o foobar2000 e o qBittorrent fora de casa.
Cristina Nascimento
Não escolhi morar aqui, moço, nasci nesta localidade. Vc acha q se eu tivesse condições eu estaria morando num fim de mundo? Mas nem sempre é o q a gente quer, infelizmente. Qndo a cabeça não pensa... agora colho os frutos (ruins) do meu plantio da juventude.. Mas nem por isso.. Nem todos q moram na periferia são pessoas ruins.
Rubens
Sou cliente antigo do Virtua, 15 anos de assinante. Na epoca que eu entrei nao existia CGNAT, isso é mais recente (poucos anos), por conta do fim dos estoques de IPv4 no mundo. So quem entra agora em uma operadora pega isso.Mas CGNAT nao atrapalha de jogar online, nem de redirecionar portas. O que o CGNAT impede é que voce seja servidor de alguma coisa (nao pode ser servidor nem de uma partida de jogo), e tambem nao é possivel, por exemplo, monitorar equipamentos, como cameras de seguranca. Neste ultimo caso, a solucao é comprar cameras que trabalham com IPv6 (porque o CGNAT é so no IPv4, no IPv6 continua tudo normal).Fora isso, o uso da internet é normal com CGNAT, nao atrapalha jogar online (desde que voce nao seja o servidor), nao atrapalha torrent, nada....
Rubens
É a realidade da vida, Cristina... Onde é mais barato, é porque alguns motivos tem para custar mais barato... Voce paga menos mas, em compensacao, se ferra em um monte de aspectos.Onde é bom, todo mundo quer morar, e o preço vai subir.
Wendel F De Freitas
Quanto a qualidade de imagem nada sei, deve estar de acordo com a programação =)Mas falando sério... como geralmente são pessoas de mais idade, acredito que a maioria nem saiba a diferença.
Tori
Yup, isso mesmo.
johndoe1981
Grato pelo relato. O CGNAT lhe atrapalha em jogos online, servidor remoto, redirecionamento de portas etc.? Meu maior medo na NET é esse.
Cristina Nascimento
Tá bom, papai, vou pesquisar, ti passar o preço e vc compra pra mim, tá bom?
Rubens
Ha-ha-ha-ha-ha-ha.... É bem por aí mesmo...E ainda deram um premio de "Melhor Cantora" para o Pablo Vittar...Esse país é uma gigantesca piada...
Rubens
Quanto ao conteudo, voce tem razao, quem assina provavelmente gosta do que a operadora oferece. Mas e quanto à qualidade de imagem? A qualidade da Nossa TV é podre, os canais todos em SD, etc....
Rubens
> Um calor do caral**! kkkkkkk>Terminei assinando a brisa aqui no plano de 200Mbps.Agora ficou fresquinho?... :).
Rubens
Voce tem o direito de requisitar cancelamento SEM MULTA por má prestacao do serviço por parte da operadora. Está nas normas da Anatel e as operadoras sao obrigadas a cumprir. Cancele alegando a má prestacao do serviço e se a multa for realmente cobrada posteriormente (repare que nao estou falando de papo do atendente ao telefone dizendo que vao cobrar), voce abre uma reclamacao na Anatel.Conheco muita gente que fez isso e nunca cobraram..
Rubens
Eu assino o Net Virtua ha 15 anos e é so alegrias... No momento tenho esse plano de 120/10 Mbps porque nao preciso de mais do que isso. Solido como uma rocha e sempre entregando a velocidade total (meço com Speedtest e confirmo com meus downloads da Usenet sempre no talo, a 15 MBps -- MegaBYTES por segundo --, usando 50 conexoes no software baixador!). Netflix e Youtube rodam liso como se fosse televisao HD.Mas é como voce disse, depende do lugar. Aqui ondo moro (Zona Sul do Rio de Janeiro) a NET é excelente!
Rubens
Isso nao é desonestidade, nenhuma empresa grande busca ganhar dinheiro dessa forma... Isso aí é bagunça no sistema de billing mesmo, ou simples erro de quem opera o sistema. Por causa disso, ja ate impediram que atendente de call center possa mexer em preços de serviço no sistema (nem aquela Ouvidoria de primeira instancia pode mais fazer isso).No caso especifico da NET, ao menos nos grandes centros daqui do Sul, o que resolve mesmo um erro de fatura é comparecer à loja de Atendimento Pessoal da empresa com as faturas. O pessoal que trabalha nessas lojas resolve esses erros em definitivo. Pelo telefone (call center) nunca resolvem, no maximo corrigem uma fatura, mas na proxima vem tudo errado novamente.Em resumo: o atendimento telefonico é ruim, mas é incompetencia e nao desonestidade..
Rubens
> O problema é a reciclagem de IP que eles tem.Voce está falando de CGNAT, onde a operadora nao lhe entrega mais um IPv4 publico (agora eles entregam um IPv6 publico) e sim um IPv4 privado, dividido com outros assinantes?Infelizmente agora todos os provedores fazem isso com os novos clientes, por simples "falta de estoque" de IPv4 no mundo..
Rubens
Tem que analisar esse tipo de coisa (serviços, comercio proximo, transporte...) antes de procurar uma casa para morar...
Cristina Nascimento
Apesar de morar no RJ, nem todos os bairros da zona norte tem opção. Eu tou sofrendo na mão da Oi. Nem local tem viabilidade. Tô laskada mesmo..
johndoe1981
Internet fixa é muito relativo, pois tem lugar que a banda larga da Vivo é boa e a da NET é péssimo, e vice-versa. Mês que quando vencer a fidelidade, vou experimentar o NET Virtua por 7 dias, que oferece 120/10 Mbps por 99,90 via HFC, enquanto o máximo que a Vivo entrega aqui é 50/5 Mbps via VDSL2 cobrando mais caro ainda.
R0gério
Já tinha pesquisado pelo Tim Live. Ainda não chegou ao meu bairro. Valeu por responder
Drax
Isso mesmo. Na minha cidade (100 mil hab) tem umas 5 empresas dessas. Chegam a oferecer 200 megas. Além do upload ser alto também.Mas já fui pro interior a serviço e também tem essas empresas em cidades de até 15 mil hab.
Adriano Silva
Elas viram que tem uma demanda enorme por internet fora dos grandes centros. Na minha cidade(50 mil hab.) já tem duas empresas fornecendo internet fibra de até 50 mega.
Shee Maggzinha
Parece que a tim lançou um serviço de banda larga, vai lá no site dar uma olhada.
Lucas Rodrigues
Eu uso a vivo e é horrível, pago mais de 100,00 por 15 mb e as vezes chegam 5 mb, 3 mb ou até mesmo 1 mb. Ligo pra reclamar eles pedem cpf pra ver se existe pendências aí a velocidade volta ao normal, mas depois de umas duas semanas a velocidade cai de novo. YouTube, Netflix e qualquer outro serviço de vídeo sempre cai a qualidade de reprodução. Jogar on line? Nunca e não adianta reclamar ou querer cancelar o serviço lixo deles, pois vão querer cobrar multa por rescisão de contrato e o pior de tudo é saber que antigamente era GVT que tinha problemas sim, mas pelo menos eu recebia a velocidade contratada, conseguia jogar on line e a conexão era muito mais estável, depois que a vivo comprou a GVT virou esse lixo...
Mickão
"A Oi foi a única operadora avaliada no Amapá e Roraima, por isso ficou em “primeiro” lugar nesses dois estados."Hhuahuahuahuahuahuaa, rindo demais!
Ramon Floriano
Pois é, estão fibrando Natal mas em um ritmo muito lento e além disso está ficando caro em relação a velocidade. O plano mais barato dela é 30 megas por 85,90 no coaxial sendo que a NET já oferece 120 megas por 99,00 via coaxial também. Estou vendo muita gente sair por causa disso (inclusive tô pensando também). Se vai demorar a colocar fibra, que ao menos coloque velocidades maiores no coaxial...
Tori
A que uso tem um atendimento e suporte ótimo, afinal, decidiram expandir a fibra e a infraestrutura da empresa.Os planos deles são baratos.O problema é a reciclagem de IP que eles tem.
Rubens
Deve ser por isso entao que a Nossa TV (do bispo R.R. Soares) perdeu pouco mais de 64% (isso mesmo, quase 2/3) de sua base de assinantes durante o ano de 2018, segundo dados da Anatel. Deve ser porque é boa demais e seus devotos assinantes nao suportavam mais tantas graças e bençãos em um unico serviço... Resolveram entao cancelar a assinatura para voltarem a ser sofredores merecedores do olhar de deus. 8D
Rubens
O serviço de banda larga fixa deles, o Net Virtua, é excepcional no Rio de Janeiro (Zona SUl)... Assino ha 15 anos e é so alegrias, funciona excepcionalmente bem.
Rubens
Eu assino o Net Virtua ha 15 anos (completou esse mes) e é so alegrias, funciona excepcionalmente bem aqui na Zona Sul do Rio de Janeiro. O atendimento tecnico tambem é bom. So o atendimento telefonico deixa a desejar e se tiver problemas na fatura, o melhor a fazer é ir no Atendimento Presencial, no Centro da Cidade, porque o atendimento telefonico nao resolve nunca.Mas o importante mesmo é que o serviço de banda larga fixa do Net Virtua é excepcional, nao tenho do que reclamar, ja que nao necessito de altas velocidades de upload mesmo..
Ayssar Salomão
Estou bem com a net aqui em Juiz de fora
Ayssar Salomão
Eh horrível e caro, e só ver o dono, que vc vai vet quem avalia e assina kkkk
R0gério
LOL! Conhece algum bom provedor de internet local em Manaus? Tô querendo fugir da Net, Oi e outras tralhas dessas.
MERENDA Wly
Rapaz se essa Brisanet vier aqui pra juazeiro- BA, te garanto q vai ficar milionária, pq as q tem aqui é uma porcaria é essa OI então misericórdia só Deus na causa...
Wendel F De Freitas
É você quem escolhe o que os outros querem ver? Quem assina essa operadora é porque quer ver o que tem nela, e se entrega o prometido, nada mais justo que ter boa nota.
A VOZ ROUCA DAS RUAS
Aqui em João pessoa já tive Net e GVT, ambas de pessima lembrança. Com a NET fui a justica e ganhei uma indenização. Com a GVT ganhei uma úlcera. Empresas desonestas( digo e se precisar provo), não atendem a pedido de cancelamento, cobram por serviços não constante do pacote. Uma desonestidade sem fim. Atendimento, nota abaixo de zero. Graças a Deus tá chegando a Brisanet da qual não se fala tão mal. O título da reportagem devia ser: AS PIORES............
Blunicórnio
Também tive Velox anos atrás, e aqui, cidade pequena, a Oi cobrava 39,90 por 1Mb, isso sem contar o telefone...
Exibir mais comentários