Início » Telecomunicações » As melhores operadoras de banda larga e TV paga, segundo pesquisa da Anatel

As melhores operadoras de banda larga e TV paga, segundo pesquisa da Anatel

Anatel divulga resultados da pesquisa de satisfação; NET e Oi aparecem no final dos rankings de internet fixa e TV por assinatura

Felipe Ventura Por

A Anatel publicou os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018 para operadoras de banda larga e TV por assinatura. Aqui, a história é semelhante ao que vimos no ranking de telefonia pré e pós-paga: as concessionárias locais atingem notas maiores que as empresas grandes.

Foto por nrkbeta/Flickr

Na internet fixa, temos a Copel e Brisanet no topo; em se tratando de TV paga, Nossa TV e Cabo Telecom estão na liderança. Enquanto isso, NET e Oi aparecem mais para o final das listas.

Como sempre, lembramos que esta é uma pesquisa de opinião. A Anatel entrevista milhares de brasileiros para conferir a percepção deles sobre o funcionamento da TV por assinatura, clareza nas informações de cobrança, velocidade da internet fixa, qualidade do atendimento e outras categorias.

Internet banda larga

Esta é a nota das operadoras brasileiras em banda larga fixa:

  • Copel: 8,35
  • Brisanet: 7,89
  • Unifique: 7,64
  • Cabo Telecom: 7,45
  • TIM: 7,24
  • Multiplay: 7,17
  • Algar: 6,89
  • Sercomtel: 6,83
  • NET: 6,62
  • Vivo: 6,48
  • Hughes: 6,19
  • Oi: 5,88
  • Sky: 5,87

A maioria das operadoras conseguiu elevar a média de satisfação geral em relação a 2017, com algumas exceções; a TIM sofreu redução enquanto se expandiu para mais cidades e estados ao longo do ano. Enquanto isso, Copel, Hughes, Multiplay e Unifique aparecem pela primeira vez no ranking.

A Anatel também subdivide as avaliações por estado. Em quais deles cada operadora obteve a maior nota?

  • NET: Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins
  • Vivo: Alagoas, Minas Gerais, Paraíba
  • TIM: Rio de Janeiro, São Paulo
  • Brisanet: Ceará, Rio Grande do Norte
  • Copel: Paraná
  • Unifique: Santa Catarina

A Oi foi a única operadora avaliada no Amapá e Roraima, por isso ficou em “primeiro” lugar nesses dois estados.

A pesquisa da Anatel avalia a satisfação geral; oferta e contratação (facilidade de entender os serviços contratados cumprir o que promete na propaganda); disponibilidade, capacidade e velocidade da conexão; clareza nas informações na conta e cobrança de acordo com contratado; canais de atendimento; atendimento telefônico; capacidade de resolução de problemas e cancelamento; além de reparo e instalação.

TV por assinatura

Este é o ranking de operadoras brasileiras de TV paga em 2018:

  • Nossa TV: 9,02
  • Cabo Telecom: 7,89
  • Claro: 7,63
  • Sky: 7,45
  • Vivo: 7,35
  • Oi: 7,23
  • Algar: 6,97
  • NET: 6,78

E estas são as operadoras que receberam a maior nota de acordo com o estado:

  • Claro: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte
  • Sky: Goiás, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe
  • Oi: Alagoas, Paraíba, Piauí
  • Nossa TV: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo
  • Vivo e NET:

E quanto ao Acre, Amapá, Roraima e Tocantins? A Sky está em “primeiro” lugar nesses estados porque a Anatel só avaliou essa operadora.

Os critérios da Anatel são basicamente os mesmos da banda larga, mas em vez de perguntar sobre velocidade de conexão, a agência de preocupa com o funcionamento da TV por assinatura — isto é, com a disponibilidade do sinal e a qualidade da imagem.

Confira os resultados da TV por assinatura neste link, e da internet fixa neste link.

Com informações: TeleSíntese, (2).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Christian Grey

O atendimento telefônico é péssimo mesmo. Assino há 11 anos e só não troquei ainda por falta de opção melhor. Eles cobram visita técnica, e só consigo agendar pelo telefone. Não sou obrigado a me deslocar até uma central de atendimento para que consertem problemas de conexão da rua, que já aconteceram comigo duas vezes.

Atendimento ao cliente é uma lástima!

Christian Grey

A NET é um lixo de atendimento telefônico. Assino há 11 anos, e é só dor de cabeça o atendimento por telefone. Não sou obrigado a me deslocar presencialmente até uma central pra resolverem problemas de conexão ou de ligação na rua. E ainda cobram a visita técnica, que só consigo agendar pelo telefone.

Só não mudei ainda por falta de opção melhor.

johndoe1981

Valeu pelo feedback. Acesso remoto também é impossível com CGNAT? Queria poder acessar o foobar2000 e o qBittorrent fora de casa.

Cristina Nascimento

Não escolhi morar aqui, moço, nasci nesta localidade. Vc acha q se eu tivesse condições eu estaria morando num fim de mundo? Mas nem sempre é o q a gente quer, infelizmente. Qndo a cabeça não pensa... agora colho os frutos (ruins) do meu plantio da juventude.. Mas nem por isso.. Nem todos q moram na periferia são pessoas ruins.

Rubens

Sou cliente antigo do Virtua, 15 anos de assinante. Na epoca que eu entrei nao existia CGNAT, isso é mais recente (poucos anos), por conta do fim dos estoques de IPv4 no mundo. So quem entra agora em uma operadora pega isso.

Mas CGNAT nao atrapalha de jogar online, nem de redirecionar portas. O que o CGNAT impede é que voce seja servidor de alguma coisa (nao pode ser servidor nem de uma partida de jogo), e tambem nao é possivel, por exemplo, monitorar equipamentos, como cameras de seguranca. Neste ultimo caso, a solucao é comprar cameras que trabalham com IPv6 (porque o CGNAT é so no IPv4, no IPv6 continua tudo normal).

Fora isso, o uso da internet é normal com CGNAT, nao atrapalha jogar online (desde que voce nao seja o servidor), nao atrapalha torrent, nada...
.

Rubens

É a realidade da vida, Cristina... Onde é mais barato, é porque alguns motivos tem para custar mais barato... Voce paga menos mas, em compensacao, se ferra em um monte de aspectos.

Onde é bom, todo mundo quer morar, e o preço vai subir.

Wendel F De Freitas

Quanto a qualidade de imagem nada sei, deve estar de acordo com a programação =)
Mas falando sério... como geralmente são pessoas de mais idade, acredito que a maioria nem saiba a diferença.

Tori

Yup, isso mesmo.

johndoe1981

Grato pelo relato. O CGNAT lhe atrapalha em jogos online, servidor remoto, redirecionamento de portas etc.? Meu maior medo na NET é esse.

Cristina Nascimento

Tá bom, papai, vou pesquisar, ti passar o preço e vc compra pra mim, tá bom?

Rubens

Ha-ha-ha-ha-ha-ha.... É bem por aí mesmo...
E ainda deram um premio de "Melhor Cantora" para o Pablo Vittar...

Esse país é uma gigantesca piada...

Rubens

Quanto ao conteudo, voce tem razao, quem assina provavelmente gosta do que a operadora oferece. Mas e quanto à qualidade de imagem? A qualidade da Nossa TV é podre, os canais todos em SD, etc...
.

Rubens

> Um calor do caral**! kkkkkkk
>Terminei assinando a brisa aqui no plano de 200Mbps.

Agora ficou fresquinho?... :)
.

Rubens

Voce tem o direito de requisitar cancelamento SEM MULTA por má prestacao do serviço por parte da operadora. Está nas normas da Anatel e as operadoras sao obrigadas a cumprir. Cancele alegando a má prestacao do serviço e se a multa for realmente cobrada posteriormente (repare que nao estou falando de papo do atendente ao telefone dizendo que vao cobrar), voce abre uma reclamacao na Anatel.

Conheco muita gente que fez isso e nunca cobraram.

.

Rubens

Eu assino o Net Virtua ha 15 anos e é so alegrias... No momento tenho esse plano de 120/10 Mbps porque nao preciso de mais do que isso. Solido como uma rocha e sempre entregando a velocidade total (meço com Speedtest e confirmo com meus downloads da Usenet sempre no talo, a 15 MBps -- MegaBYTES por segundo --, usando 50 conexoes no software baixador!). Netflix e Youtube rodam liso como se fosse televisao HD.

Mas é como voce disse, depende do lugar. Aqui ondo moro (Zona Sul do Rio de Janeiro) a NET é excelente!

Exibir mais comentários