Início » Internet » Google Allo é desativado; Inbox e goo.gl acabam em breve

Google Allo é desativado; Inbox e goo.gl acabam em breve

Aplicativo de mensagens Google Allo chega ao fim; rede social Google+ e Inbox by Gmail acabam em 2 de abril

Felipe Ventura Por

O Google está fazendo uma limpeza em seus serviços: o aplicativo de mensagens Allo chega ao fim da linha nesta terça-feira (12). A versão para iOS e Android deixará de funcionar, e todas as mensagens serão apagadas. Em breve, será a vez do cliente de e-mail Inbox by Gmail; do encurtador de links goo.gl; e da rede social Google+.

“O Allo foi desativado em 12 de março de 2019”, diz a página de suporte do Google. A empresa explica que suas mensagens serão excluídas, inclusive os backups na nuvem. Enquanto isso, os arquivos de mídia continuarão salvos em seu dispositivo. Ensinamos aqui como baixar o histórico do aplicativo.

A página allo.google.com agora tem um comunicado dizendo que o Allo trouxe integração ao Google Assistente, acesso espelhado via web (semelhante ao WhatsApp) e criação de stickers a partir de selfies.

Alguns desses recursos foram migrados para o Mensagens, nova tentativa do Google em oferecer um app de comunicação instantânea. Ele é focado no RCS, evolução do SMS com maior suporte a mídia, conversas em grupo e avisos de quando a outra pessoa está digitando.

O Allo chegou ao fim, mas o Google ainda tem uma série de aplicativos de mensagens. Há o Hangouts Chat e Meet, voltados para empresas; o Duo, para videochamadas no iOS, Android e web; e o Hangouts clássico, que deve ser encerrado de vez em 2020.

Inbox, goo.gl e Google+ acabam em breve

Enquanto isso, o goo.gl permitirá encurtar URLs até 30 de março; os links já existentes continuarão funcionando no futuro. A rede social Google+ é a próxima da lista: ela acaba em 2 de abril, e todo o conteúdo será apagado. Saiba aqui como fazer backup de seus dados.

O Inbox também será encerrado em 2 de abril, porque boa parte de seus recursos foi implementada no Gmail. Suas mensagens ficarão a salvo — elas sempre estiveram no Gmail — mas os aplicativos para iOS e Android deixarão de funcionar, assim como a versão web.

Com informações: Engadget. Atualizado em 19/03.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

pedrowillyam

Não porque o Android Mensagens é um app à parte e não uma forma de enviar e receber mensagens dentro do próprio Duo, além de não ser multiplataforma.

Celso

Você basicamente descreveu o Android Messenger.

Lucas Dantas

kkkkkk

Ronaldo Cesar

Acho que só quem usava isso eram os criadores mesmo.

Ronaldo Cesar

Eu nunca conheci alguém que usava essa Allo.

Di Almeida

Usava demais o goo.gl. Uma pena que vai acabar

Di Almeida

A Microsoft poderia ter mantido os dois serviços. Skype no Office (como é hoje em dia) e o MSN pra uso casual. Se tivesse feito um bom aplicativo do MSN para Android/iOS no timing certo...

raphaela1

Hangouts ainda vai bem como chat corporativo, junto com o Slack

Eduardo Barros

Allo é um dos mensageiros mais completos, vai dar saudade :(
Acho que eu era um dos poucos que usava aquilo haha

Ps: O Allo ainda funciona!

Mickão

- Allo!
- Allo?
- Ta me ouvindo?
- Allo?

Cai a ligação.

FIM.

Vinicius Andrade

poxa, goo.gl fiquei triste :(

pedrowillyam

O certo seria o Google aproveitar o sucesso do Duo e colocar uma plataforma de chat simples, apenas com troca de mensagens, emojis e torná-lo integrado aos SMS e já estaria pronto o iMessage do Google.

pedrowillyam

Achei uma burrice terem matado o MSN em favor do Skype. Seria melhor o inverso: absorverem o Skype e o matassem em favor do próprio MSN.

Jorge Bevilacqua

Eu era fã do GTalk: simples, prático, clean e eficiente. Aí cagaram na cabeça com o Hangouts, obrigando todo mundo a usar Chrome no desktop ou deixar o Gmail aberto. Não curti.

Zanac_Compile

Legado BALMER, aquela anta que largou mais pérolas que a Dilma, era uma fanfarrão e não entendi nada de tecnologia... Só fui admirar um pouco a MS depois dos feitos do NADELLA.

Exibir mais comentários