Início » Aplicativos e Software » Nvidia encerrará o suporte para o 3D Vision e vai focar em VR

Nvidia encerrará o suporte para o 3D Vision e vai focar em VR

A última atualização para drivers do 3D Vision será entregue no mês que vem.

André Fogaça Por

O 3D já morreu na TV, força a barra no cinema, mas acaba de perder mais uma empresa que tinha seus esforços no mundo de óculos especiais: a Nvidia. A marca conhecida por criar placas gráficas começará a deixar de oferecer suporte para o 3D Vision, que é sua plataforma para este tipo de conteúdo.

A mudança será feita nos drivers para o 3D Vision, que serão atualizados até o mês que vem (para a versão 418) e depois ficarão de lado, numa gaveta fria e triste onde o 3D está no momento. Este tipo de tecnologia foi criado em 2008 para tirar proveito do Direct3D, para jogos que podem utilizar óculos ativos - que são os que utilizam bateria e contam com uma tela que alterna a visão de cada olho.

Mesmo depois do update do mês que vem, a Nvidia estará prestando atenção aos problemas críticos que podem aparecer, mas apenas até abril do ano que vem. O programa 3D Vision Video Player continuará disponível para download até o final de 2019.

No lugar da tecnologia moribunda, a Nvidia continuará seus esforços no desenvolvimento de soluções para o mercado de realidade virtual. Já existem placas gráficas intermediárias com suporte para o VR, como é o caso da GTX 1060.

Este é mais um prego no caixão do 3D, só falta o cinema desistir de colocar filmes em todas as salas e apenas neste tipo de visão. Chega, né?

Com informações: Nvidia.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bill_CPT
O único filme no Cinema que o 3D foi total e incrível foi Avatar, tenho o 3D Vision e ainda uso por isso não vou atualizar os drivers nem tão cedo e falo pior que o 3D em jogos é o VR, além de muito muito mais caro o hardware tem que ser um absurdo, a nVidia e quem fala merda hoje do 3D que se ferrem.
Fabio Daros
Opa inventaram um negocinho chamado lente de contato que ajuda ao invés de usar 2 óculos. 3D ativo na tv acho tão legal, pena que humanos são burros.
Marcos Soares Santos
IMAX é foda, mas não me surpreendi tanto assim, porém o filme vendeu bem a necessidade de vê-lo em IMAX, na parte que ele brisa ficou animal em 3D IMAX.
Marvels
meu sonho é assistir um filme desse nivel em um imax. Minha cidade não tem.
Guilherme Andrade
O problema é o 3D no cinema que já tem uma tela escura por natureza e fica mais escuro ainda usando os óculos. E outro problema para pessoas como eu que usam óculos de grau como eu, é um saco usar um em cima do outro.
Filipe Espósito
Sim, virou banal. No cinema aqui eu cheguei a ver 50 Tons de Cinza disponível em 3D. Dá pra contar quantos filmes realmente tem potencial pra isso. Um que eu vi em 3D forçadamente mas gostei foi Doutor Estranho, até que valeu a pena.
Filipe Espósito
Não importa se custa 1, 3 ou 5 reais a mais. Eu uso óculos, minha experiência com 3D é horrível e muitas vezes sou obrigado a pagar esse valor diferente pra não ficar sem ver o filme porque decidiram colocar umas 7 sessões 3D e uma normal. A maioria das pessoas que conheço odeia filme 3D, duvido que haja essa demanda toda. Mas para o cinema forçar milhares de pessoas a pagarem "1 real a mais" certamente é vantajoso lá no fim do mês.
Uriel Dos Santos Souza
Se o filme é realmente em 3D não tem problema. A merda que os filmes tem umas 3 cenas que fazem jus ao 3D e isso é um problema!
Uriel Dos Santos Souza
98% dos filmes em 3D só tem umas 3 cenas que realmente são em 3D! Forçam a barra pra cobrar mais e entregam nada!
Igor
Pelos comentários eu entendi que o único problema é o incomodo pra quem tem problema de visão, eu esperava criticas a coisas como contraste, nitidez, campo de visão, essas coisas.
Igor
Eu acho que o ideal seria ter mais salas normais até pq ninguém deixa de assistir um filme pq não ta em 3d.
Lucas Vinicius
No meu caso, tenho problemas com enxaquecas, assistir em 3D me deixa com enxaqueca por uns 2 dias pelo menos. Raramente tenho ido no cinema, perdi de ir assiste Alita pq só tinha UMA sessão na cidade e apenas 3D :(
Igor
Rapaz, eu queria assistir o mesmo filme em 3D e normal pra observar as diferenças mas fico com pena de pagar rsrs. Eu acho que exceto por uma cena ou outra nem reparo se tá no 3D pq estou atento ao filme. (Não tenho problema de visão pra opinar a respeito)
Marcos Soares Santos
Eu assisti Doutor Estranho na sala IMAX 3D do Anália Franco, foi incrivel e carissimo, mas odiaria fazer isso agora que uso óculos.
Marcos Soares Santos
Comecei a usar óculos ha 1 ano. Tive que fazer um malabares pra assistir Os Incriveis II com os dois óculos, foi desconfortável demais.
Denis
Avatar foi meu primeiro e único 3d visto no cinema. Realmente me impressionei....pra quem tem tv 3d, recomendo o filme/documentário "Deep Sea 3D"...
Robert Rey
O único 3D no cinema que eu gostei foi Avatar, até hoje nunca vi um filme que se aproximasse daquela experiência. Hoje eu já nem vou mais ao cinema, prefiro ficar no combo Torrent + Netflix + Monitor 4K.
Leumas Ninguem
Sobre ser muito mais caro depende do cinemaAqui a sessao 3D custa 1 reais a maisEnquanto o ingresso normal custa 14, o 3D custa 15 reais no dias de semanaEu acho que compensa pra alguns filme
Leumas Ninguem
Eu acho legalMas só em filmes que foram gravados em 3DPra quem usa óculos é ruim mesmo
­­­­­­­­­­­­­­­
Odio so se for de alguem que nunca experimentou assistir um filme numa sala 3d de qualidade
Filipe Espósito
Porque não só é ruim pra muita gente como tentam forçar isso em quase todas as salas pra tirar mais dinheiro do povo. Quem tem qualquer problema de visão sabe o lixo que é assistir filme em 3D, principalmente se você precisa colocar um óculos em cima do outro. E aí ainda é obrigado a pagar mais caro porque o cinema decidiu que a única sessão sem o maldito 3D seria uma dublada num horário totalmente aleatório. Sim, isso acontece. Morte ao 3D.
Ricardo Magalhães
Tenho monitore 3D passivo e TV 3D passivo da LG. Tem filmes e jogos que fica muito boms. Infelizmente a tecnologia não ficou popular. Minha opinião, poucos jogos e filmes tem um suporte de qualidade para essa tecnologia, ter que usar óculos é pouquinho incômodo mesmo, mas não e uma coisa tãaaao incomoda assim. Mas os que tem essa compatibilidade bem feita, ficam muito maneiros. Acho que o VR vai acabar seguindo o mesmo caminho do 3D. Tenho um Gear VR, e quem acha chato usar um óculos 3D, mesmo o passivo, que são mais leves e bem menos desconfortáveis, vai detestar usar um ocócul VR. Pode até impressionar durante os primeiros 10~20 minitos, mas o preço absurdamente caro não vale a pena. Comprei o gear VR por 100 reais, de um amigo =p
robsonc
pq é ruim
Ta brincando? Aquilo é horrível !!
Igor
Pq esse ódio ao 3D no cinema?
Leandro Sampaio
usei por 10 anos meu 3d vision, mas chegou a hora de aposentar, o monitor comecou a apresentar algumas manchas na tela.