Início » Aplicativos e Software » Nvidia encerrará o suporte para o 3D Vision e vai focar em VR

Nvidia encerrará o suporte para o 3D Vision e vai focar em VR

A última atualização para drivers do 3D Vision será entregue no mês que vem.

André Fogaça Por

O 3D já morreu na TV, força a barra no cinema, mas acaba de perder mais uma empresa que tinha seus esforços no mundo de óculos especiais: a Nvidia. A marca conhecida por criar placas gráficas começará a deixar de oferecer suporte para o 3D Vision, que é sua plataforma para este tipo de conteúdo.

A mudança será feita nos drivers para o 3D Vision, que serão atualizados até o mês que vem (para a versão 418) e depois ficarão de lado, numa gaveta fria e triste onde o 3D está no momento. Este tipo de tecnologia foi criado em 2008 para tirar proveito do Direct3D, para jogos que podem utilizar óculos ativos – que são os que utilizam bateria e contam com uma tela que alterna a visão de cada olho.

Mesmo depois do update do mês que vem, a Nvidia estará prestando atenção aos problemas críticos que podem aparecer, mas apenas até abril do ano que vem. O programa 3D Vision Video Player continuará disponível para download até o final de 2019.

No lugar da tecnologia moribunda, a Nvidia continuará seus esforços no desenvolvimento de soluções para o mercado de realidade virtual. Já existem placas gráficas intermediárias com suporte para o VR, como é o caso da GTX 1060.

Este é mais um prego no caixão do 3D, só falta o cinema desistir de colocar filmes em todas as salas e apenas neste tipo de visão. Chega, né?

Com informações: Nvidia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bill_CPT

O único filme no Cinema que o 3D foi total e incrível foi Avatar, tenho o 3D Vision e ainda uso por isso não vou atualizar os drivers nem tão cedo e falo pior que o 3D em jogos é o VR, além de muito muito mais caro o hardware tem que ser um absurdo, a nVidia e quem fala merda hoje do 3D que se ferrem.

Fabio Daros

Opa inventaram um negocinho chamado lente de contato que ajuda ao invés de usar 2 óculos. 3D ativo na tv acho tão legal, pena que humanos são burros.

Marcos Soares Santos

IMAX é foda, mas não me surpreendi tanto assim, porém o filme vendeu bem a necessidade de vê-lo em IMAX, na parte que ele brisa ficou animal em 3D IMAX.

Marvels

meu sonho é assistir um filme desse nivel em um imax. Minha cidade não tem.

Guilherme Andrade

O problema é o 3D no cinema que já tem uma tela escura por natureza e fica mais escuro ainda usando os óculos. E outro problema para pessoas como eu que usam óculos de grau como eu, é um saco usar um em cima do outro.

Filipe Espósito

Sim, virou banal. No cinema aqui eu cheguei a ver 50 Tons de Cinza disponível em 3D. Dá pra contar quantos filmes realmente tem potencial pra isso. Um que eu vi em 3D forçadamente mas gostei foi Doutor Estranho, até que valeu a pena.

Filipe Espósito

Não importa se custa 1, 3 ou 5 reais a mais. Eu uso óculos, minha experiência com 3D é horrível e muitas vezes sou obrigado a pagar esse valor diferente pra não ficar sem ver o filme porque decidiram colocar umas 7 sessões 3D e uma normal. A maioria das pessoas que conheço odeia filme 3D, duvido que haja essa demanda toda. Mas para o cinema forçar milhares de pessoas a pagarem "1 real a mais" certamente é vantajoso lá no fim do mês.

Uriel Dos Santos Souza

Se o filme é realmente em 3D não tem problema.
A merda que os filmes tem umas 3 cenas que fazem jus ao 3D e isso é um problema!

Uriel Dos Santos Souza

98% dos filmes em 3D só tem umas 3 cenas que realmente são em 3D!
Forçam a barra pra cobrar mais e entregam nada!

Igor

Pelos comentários eu entendi que o único problema é o incomodo pra quem tem problema de visão, eu esperava criticas a coisas como contraste, nitidez, campo de visão, essas coisas.

Igor

Eu acho que o ideal seria ter mais salas normais até pq ninguém deixa de assistir um filme pq não ta em 3d.

Lucas Vinicius

No meu caso, tenho problemas com enxaquecas, assistir em 3D me deixa com enxaqueca por uns 2 dias pelo menos. Raramente tenho ido no cinema, perdi de ir assiste Alita pq só tinha UMA sessão na cidade e apenas 3D :(

Igor

Rapaz, eu queria assistir o mesmo filme em 3D e normal pra observar as diferenças mas fico com pena de pagar rsrs. Eu acho que exceto por uma cena ou outra nem reparo se tá no 3D pq estou atento ao filme. (Não tenho problema de visão pra opinar a respeito)

Marcos Soares Santos

Eu assisti Doutor Estranho na sala IMAX 3D do Anália Franco, foi incrivel e carissimo, mas odiaria fazer isso agora que uso óculos.

Marcos Soares Santos

Comecei a usar óculos ha 1 ano. Tive que fazer um malabares pra assistir Os Incriveis II com os dois óculos, foi desconfortável demais.

Exibir mais comentários