Microsoft demonstra streaming de jogos no Android e leva DirectX 12 ao Windows 7

Microsoft mostra Project xCloud fazendo streaming de jogos do Xbox para o Android e libera DirectX 12 no Windows 7

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xbox Game Streaming

A Microsoft anunciou diversas novidades para gamers em um evento especial. Ela demonstrou o Project xCloud, que faz streaming de jogos do Xbox para o Android; liberou o espelhamento de jogos de PC no Xbox One; e anunciou que o DirectX 12 está chegando ao Windows 7.

A primeira demonstração do Project xCloud foi feita com Forza Horizon 4: o jogo roda em um data center e é transmitido para um celular Android conectado a um controle de Xbox One via Bluetooth.

Kareem Choudhry, chefe de jogos na nuvem da Microsoft, compara o Project xCloud a um serviço de streaming de música ou de vídeo. Por exemplo, você pode fazer login com sua conta do Spotify em qualquer dispositivo — seja um celular ou laptop — e encontrar a mesma biblioteca de músicas e playlists pessoais.

A ideia é oferecer uma experiência semelhante para jogos. Você pode jogar no Xbox One e, quando a TV estiver ocupada ou você estiver na rua, pode continuar a jogatina no celular.

Choudhry explica que o Project xCloud é uma forma de adicionar mais formas de jogar títulos do Xbox. A empresa continuará presente no mercado de consoles; há rumores de que o sucessor do Xbox One chegará em 2020.

Xbox One pode espelhar jogos de PC via Miracast

A Microsoft também liberou o streaming de jogos do PC para o Xbox One. Você pode usar títulos do Steam, Origin, Epic Games Store e outras lojas na TV através do console.

Para tanto, é necessário instalar o aplicativo Adaptador de vídeo sem fio da Microsoft. Ele cria uma conexão entre PC e Xbox One através de Miracast. Você pode transmitir para o Xbox usando a combinação de teclas Windows + P.

É possível usar apenas o controle do Xbox One nos jogos transmitidos do PC; ainda não há suporte a mouse e teclado.

Windows 7 recebe suporte a DirectX 12

Por fim, a Microsoft anunciou que o DirectX 12 foi portado para o Windows 7, oferecendo mais recursos visuais e taxas de quadros mais altas. A Blizzard é a primeira desenvolvedora a oferecer suporte com World of Warcraft: Battle for Azeroth. Mais jogos serão compatíveis no futuro.

A empresa diz que “se você gosta dos seus jogos favoritos rodando com DirectX 12 no Windows 7, você deve ver como eles funcionam ainda melhor no Windows 10!”. O Windows 7 ainda tem uma base grande de usuários — 37% contra 39% do Windows 10 — mas deixará de receber atualizações de segurança em janeiro de 2020.

Com informações: TechCrunch, The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados