Chrome para Android agora acelera páginas HTTPS em conexões lentas

Chrome Lite Pages pode ainda reduzir consumo de dados de páginas HTTPS em até 90%

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Chrome Lite Pages

Carregar páginas no Chrome em conexões lentas no celular vai deixar de ser uma experiência tão torturante. Pelo menos é o que promete o Google com o Chrome Lite Pages, novo recurso da versão para Android do navegador que otimiza o desempenho de páginas e, de quebra, economizar dados quando o acesso à internet não é dos mais rápidos.

Não estamos falando necessariamente de um recurso inédito. Faz tempo que o Chrome otimiza o carregamento de páginas em conexões móveis lentas, mas apenas para sites em HTTP. Agora, o recurso foi expandido para funcionar com páginas HTTPS.

O Chrome Lite Pages faz parte do modo de economia de dados do navegador. Por conta disso, o recurso ajuda a reduzir o consumo de dados em até 90% e a carregar uma página até duas vezes mais rápido, a exemplo do que já era possível com páginas HTTP. Como? Combinando uma espécie de cache em servidores que guardam páginas simplificadas e técnicas de otimização.

Entre essas técnicas está o procedimento de só compartilhar com o Google o endereço da página requisitada pelo navegador e ignorar informações relacionadas, como cookies e dados de login.

O Chrome Lite Pages entra em ação automaticamente — um ícone com a palavra “Lite” é exibido antes do endereço — quando a rede é identificada como 2G ou o navegador calcula que levará mais de cinco segundos para exibir o primeiro bloco de conteúdo.

Se a otimização prejudicar o carregamento de algum recurso da página ou o usuário quiser sair desse modo por alguma outra razão, é possível fazê-lo simplesmente tocando no link para o conteúdo original no topo do navegador.

Ainda de acordo com o Google, o navegador desativa automaticamente a otimização das páginas por site ou usuário quando detecta que a página original é requisita com frequência após a atuação do Chrome Lite Pages.

Por ora, o novo recurso vale apenas para Android. O Lite Pages foi disponibilizado na recém-liberada versão 73 do Chrome. É necessário que o modo de economia de dados esteja ativado no navegador para a novidade funcionar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados