Facebook continua instável e Telegram ganha 3 milhões de novos usuários

Serviços do Facebook ficaram instáveis, incluindo WhatsApp, Messenger e Instagram; Telegram promete "privacidade de verdade"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 meses
Foto por Microsiervos Geek Crew/Flickr

Na última quarta-feira (13), diversos serviços do Facebook sofreram instabilidades, incluindo WhatsApp, Messenger e Instagram. Alguns usuários não conseguiam carregar o feed, enviar fotos ou nem mesmo fazer login. O Facebook ainda segue com problemas. Enquanto isso, a concorrência aproveita para crescer: o Telegram ganhou 3 milhões de novos usuários em 24 horas.

O fundador Pavel Durov disse em seu canal no aplicativo: “vejo que 3 milhões de novos usuários se inscreveram no Telegram nas últimas 24 horas. Isso é bom. Temos privacidade de verdade e espaço ilimitado para todos”.

Durov faz uma referência sutil ao Facebook quando fala em “privacidade de verdade”. Mark Zuckerberg disse recentemente que quer adotar um foco maior em privacidade, integrando o WhatsApp, Messenger e Instagram Direct com criptografia de ponta a ponta.

Uma fonte no Telegram diz ao TechCrunch que o aplicativo se beneficiou dos problemas no Facebook: “essas quedas sempre atraem novos usuários”. A plataforma atingiu 200 milhões de usuários em março de 2018.

Facebook segue instável; Instagram resolveu problema

O Facebook ainda não revelou os motivos para a instabilidade, mas garante que não se trata de um ataque DDoS. A rede social segue com problemas: quando eu tento fazer login, aparece a mensagem de erro “o Facebook está fora do ar para uma manutenção obrigatória, mas deve voltar em alguns minutos”.

O número de problemas relatados no Down Detector está significativamente menor que ontem, mas ainda há um fluxo de comentários dizendo que o Facebook continua fora do ar ou com problemas nos EUA e na Europa.

Ao longo da última quarta-feira, o feed do Instagram não carregava imagens nem deixava publicar Stories; o WhatsApp não conseguia enviar stickers e áudios; e o Messenger dava erro ao transferir fotos.

WhatsApp e Messenger parecem estar funcionando normalmente agora. E o Instagram diz no Twitter que o problema foi resolvido:

Receba mais sobre Meta na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados