Clientes da Nextel poderão utilizar 4G da Vivo através de roaming

Roaming em 4G estará disponível para clientes Nextel em todas as cidades atendidas pela Vivo ainda esta semana

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Antena / Torre celular / ERB

A Nextel só tem cobertura própria em cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, mas um acordo com a Vivo permite aos clientes utilizar o serviço celular no roaming em outros locais. Até então, o roaming só acontecia nas redes 2G e 3G; a partir desta semana, os clientes da Nextel também poderão acessar a rede da Vivo na tecnologia 4G.

A informação foi revelada pelo CEO Roberto Rittes ao Teletime: o serviço já estava disponível em algumas praças como São Paulo e Sorocaba, mas chegará ao resto do Brasil ainda esta semana.

A Nextel possui 4G na sua rede própria apenas em 40 cidades, enquanto a Vivo marca presença em 3.112 municípios — atrás apenas da TIM, com 3.282 municípios. A operadora vem expandindo sua rede 4G própria através do refarming da frequência de 2.100 MHz (banda 1), além da cobertura em 1.800 MHz (banda 3) em municípios onde possui licença.

O contrato da Nextel menciona uma franquia de 100 MB para roaming 3G na Vivo, mas ela não era aplicada quando eu era cliente. Além disso, eu encontrava uma limitação de velocidade, que ficava restrita a 256 kb/s. Ainda não se sabe como será no 4G, nem se haverá alguma franquia limitando o uso na rede parceira.

Se não houver limitações, a Nextel passa a ser uma operadora mais interessante, uma vez que seus planos possuem um bom valor: a empresa oferece 20 GB por R$ 99,99 ao mês. É menos internet que o novo plano da Oi, mas a cobertura da Vivo pode ser um grande atrativo.

Atualizado às 18h20

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados