Início » Jogos » Como sincronizar um controle no PlayStation 4 (PS4)

Como sincronizar um controle no PlayStation 4 (PS4)

Sincronizar um controle ao PS4 é uma tarefa bem simples, mas podem acontecer alguns problemas. Veja como resolver

Vivi Werneck Por
35 semanas atrás

Conectar e sincronizar o controle DualShock 4 ao PlayStation 4 é bem simples e, na maioria das vezes, é feito de forma automática - bastando apenas conectar o acessório ao console usando um cabo USB. Veja como fazer o procedimento em detalhes, a seguir, e ainda como configurar o controle à sua maneira.

ps4-controle / Vivi Werneck

Como conectar e configurar um controle de PS4

1. Para conectar, pela primeira, um DualShock 4 ao PS4 basta usar o cabo USB (que acompanha o console na caixa);

2. Na parte superior do controle, você notará uma saída Micro USB. Use o cabo para conectá-la a uma das duas entradas USB da parte posterior do videogame (use esse procedimento para recarregar a bateria do acessório também);

3. Após conectar o cabo e ligar o PS4, pressione o botão PS (redondo e abaixo da saída de áudio). O console irá reconhecer o controle automaticamente.

ps4-controle / Vivi Werneck

Você poderá repetir esse procedimento até quatro vezes, que é o limite de controles suportado pelo PlayStation 4. Quando sincronizados, cada DualShock será diferenciado por um cor própria do LED, na parte superior do acessório:

  • Azul: player 1
  • Vermelho: player 2
  • Verde: player 3
  • Rosa: player 4

As cores do LED podem mudar de acordo com o tipo de jogo também.

Importante: para desconectar completamente um controle do PS4 será necessário resetar o acessório. Para isso, localize um pequeno orifício na parte de trás e superior do DualShock. Bem próximo ao botão L2. Use algum objeto fino para pressionar o local por alguns segundos e pronto.

ps4-controle / Vivi Werneck

Pressione o botão indicado nesta imagem para resetar o controle do PS4.

Como personalizar suas preferências no controle do PS4

É possível também customizar o controle para sua preferência, alterando o brilho do LED, som e programar o tempo de desligamento do DualShock, quando inativo, para poupar bateria. Veja como fazer:

1. Com o controle já sincronizado ao PS4, e com o console ligado, pressione e segure o botão PS por alguns segundos;

2. Uma tela de menu rápido aparecerá. Selecione a opção "Ajustar som e dispositivos";

3. Agora você poderá alterar o volume do alto-falante do controle, além de modificar o volume dos fones de ouvidos (quando conectados ao acessório), brilho do LED da parte superior e o tempo para o controle desligar por inatividade.

ps4-controle / Vivi Werneck

O que fazer se o controle não sincronizar com o PS4

Apesar de quase não haver problemas para sincronizar um controle ao PlayStation 4, às vezes, o procedimento pode não ser bem sucedido. Se este for seu caso, veja como tentar resolver:

1. Resete o controle, como foi explicado anteriormente, usando o pequeno orifício próximo ao botão L2, e tente sincronizar o DualShock 4 novamente;

2. Se isso não resolver, reinicie o PS4 no modo de segurança. Para isso, pressione o botão de ligar do console. Ao ouvir o primeiro bip, mantenha o botão pressionado até que você escute um segundo bip;

3. Uma tela preta aparecerá e pedirá para que reconecte o controle ao videogame via cabo USB;

4. Com o controle ligado via cabo, pressione o botão PS para que o acessório volte a ser sincronizado ao console;

5. Nas opções disponíveis no modo de segurança, escolha "Recriar banco de dados" (opção 5) e espere o procedimento terminar (não desligue o videogame!).

Pronto! Após o console reiniciar é só pressionar, novamente, o botão PS que o problema deve ter sido resolvido. Mas caso persista, a recomendação é levar o videogame e o controle à uma assistência técnica.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.