Início » Internet » Facebook culpa falha no servidor por apagão que derrubou WhatsApp e Instagram

Facebook culpa falha no servidor por apagão que derrubou WhatsApp e Instagram

Facebook sofreu interrupção de serviço mais longa já registrada pelo Down Detector desde seu lançamento em 2012

Felipe Ventura Por

O Facebook sofreu uma instabilidade que prejudicou serviços como Instagram, WhatsApp e Messenger ainda nesta quinta-feira (14). Este foi o maior “apagão” da rede social já registrado pelo Down Detector. Ela está voltando a funcionar normalmente, e enfim explica o que aconteceu: a culpa foi de uma “mudança na configuração do servidor”.

Facebook / Con-karampelas / Unsplash

“Ontem, como resultado de uma mudança na configuração do servidor, muitas pessoas tiveram problemas para acessar nossos aplicativos e serviços. Agora resolvemos os problemas e nossos sistemas estão se recuperando”, explica o Facebook em seu perfil oficial no Twitter.

Segundo a rede social, a falha não esteve relacionada a um ataque DDoS; não há mais detalhes oficiais por enquanto. “Lamentamos muito o inconveniente e agradecemos a paciência de todos”, diz a empresa.

Facebook sofreu maior apagão de sua história

Esta foi a interrupção de serviço mais longa já registrada pelo Down Detector desde seu lançamento em 2012. O cofundador do serviço, Tom Sanders, diz ao TechCrunch: “nossos sistemas processaram 7,5 milhões de relatos de problemas de usuários ao longo deste incidente. Nunca vimos antes um apagão com escala tão grande”.

Para empresas de monitoramento de rede, tudo indica que se tratou de um problema interno. “Dado o tamanho e as mudanças contínuas que esses provedores de web em escala fazem constantemente em suas aplicações e infraestrutura, às vezes as coisas quebram, mesmo nas mãos mais capazes”, escreve a companhia ThousandEyes.

A falha foi realmente grave e afetou o funcionamento da “família de aplicativos do Facebook”, que inclui o Messenger, o Instagram e o WhatsApp. Eles já estão funcionando normalmente. Mark Zuckerberg quer unificar seus serviços de mensagens e oferecer criptografia de ponta a ponta em todos eles.

O apagão serviu como um lembrete de que é importante ter alternativas aos serviços do Facebook. A própria empresa recorreu ao Twitter para publicar seus comunicados, por exemplo. Além disso, o Telegram ganhou 3 milhões de novos usuários em 24 horas.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

O duro é que nao tem como saber se o que eles estão falando é real ou não. Vai saber a real causa...

Wellington Gabriel de Borba

Eu não entendo como pode ser essa tal falha de servidor se eles tem tanto orgulho em dizer que possuem vários data centers ao redor do mundo, que se um cair ou outro segura a marimba. Quer dizer que não é bem assim.

Cristina Nascimento
Além disso, o Telegram ganhou 3 milhões de novos usuários em 24 horas.

O q vai ter de conta deletada depois aqui no meu Telegram.. daria pra montar uma barraca na feira e vender essas contas..

[Spetto]

Dia mais produtivo do ano até o momento rsrs

Erisdan Maciel

Acontece até nas maiores redes do mundo, Facebook está entre elas.

7csP9tkb

As pessoas precisam conhecer outras alternativas. Nem digo o já batido Telegram, mas tem Skype, Hangouts (err... esse não), Viber, Signal, Line, WeChat (err.. esse também não), etc... Não acho saudável tudo ficar na mão de uma única empresa.

ochateador

Podia ficar mais 1 ou 2 dias fora do ar. A produtividade aqui na empresa estava bem elevada.

Cleyton Rodrigues

_Vc conhece o telegram?
_sim. É um app que todo mundo usa quando o WhatsApp saí do ar.

Gedson Junior

Pra mim isso daí é funcionário dando ragequit

Credulos

Das redes citadas só uso de fato o Instagram e para mim operou normalmente, então só vi mesmo relatos pelo Twitter e amigos próximos. Mas de toda forma isso serve como um alerta, ate onde estamos dependentes das redes sociais? Vi muitos amigos desesperados por não conseguirem usar seu mensageiro.

Fábio Moser

Meus stories ficaram pendentes e foram postados durante a madrugada, ficou meio sem sentido, mas ok.

LekyChan

Pois é, ontem não conseguia entrar no meu joguinho =/

Giovani Sousa

"Deu pau no servidor" resposta padrão pra acalmar leigos.