Qual a diferença entre Apple AirPods e Xiaomi AirDots Pro?

Saiba quais são as diferenças e as semelhanças entre os AirPods e os AirDots Pro, os fones de ouvido de Apple e Xiaomi

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Apple / Airpods / Xiaomi / Airdots Pro /

Os Apple AirPods, os fones de ouvido sem fio da maçã, possuem uma série de concorrentes, mas nenhum deles é tão “similar” quanto os Airdots Pro, lançados pela chinesa  Xiaomi. Ao colocar um do lado do outro, notam-se as incríveis semelhanças de design, mas e quanto às diferenças? Sim, elas existem e nós listamos todas abaixo.

Qual a diferença entre Apple AirPods e Xiaomi Airdots Pro?

1. Design

Apresentados em setembro de 2016, Apple AirPods são similares aos bons e velhos EarPods, os fones de ouvido com fio da gigante de Cupertino, com a óbvia vantagem de serem totalmente wireless. Embora tenham um visual controverso, com o corpo em forma de bastão, não exatamente ergonômico, os fones são intra-auriculares e foram projetados para se encaixarem nas orelhas de qualquer usuário (sem borrachinhas).

Já os AirDots Pro, introduzidos em dezembro de 2018 pela Xiaomi, são uma atualização dos AirDots anteriores, mais similares ao Gear IconX, da Samsung.Estes eram, assim como os da companhia coreana, soluções em si mesmos, com armazenamento interno de músicas e dispensando o celular como companheiro constante. Mas nos AirDots Pro (atuais), a Xiaomi optou fazer a mesma coisa que a Apple, apresentando fones sem fio que dependem de um celular para funcionar. Ambos não possuem memória interna.

No visual, são muito parecidos. É desnecessário dizer que o design dos AirDots Pro é uma cópia descarada dos AirPods (o “kibe”, alías é um comportamento padrão da Xiaomi), ainda que venham com as clássicas borrachinhas que podem ser trocadas. A vantagem, é que o usuário pode escolher aquelas que melhor se encaixam em seu ouvido, ao contrário dos fones da Apple, que é um caso de “tudo ou nada”.

2. Conexões

Apple Airpods
Apple AirPods

Os AirPods se conectam com qualquer dispositivo da Apple, sejam iPhones e/ou iPads (iOS 10 em diante), Apple TVs (tvOS 11 ou posterior), Apple Watches (watchOS 3 ou posterior) ou Macs (macOS Sierra em diante), e com um pouquinho de esforço, até com celulares Android (!), já que não passam de fones Bluetooth comuns.

Como eles utilizam o padrão Bluetooth 4.2, os AirPods são capazes de reproduzir música e atender chamadas normalmente, mas quando utilizados com um gadget da maçã, é possível ter acesso a recursos extras, como a assistente virtual Siri.

Os AirDots Pro também utilizam Bluetooth 4.2 (curiosamente, a geração anterior usava o padrão 5.0), e podem ser utilizados com dispositivos Android e gadgets da Apple normalmente, como qualquer outro fone sem fio. Idênticos também, neste ponto.

3. Performance

Embora seja possível utilizar os AirPods com outros dispositivos não-Apple, eles foram desenvolvidos para funcionarem melhor com iGadgets: ao coloca-los nas orelhas, eles automaticamente passam a reproduzir o áudio do iPhone; quando um é retirado, o som é pausado, e ao tirar ambos, a reprodução é interrompida, sem que o usuário use comandos.

Além disso, se o usuário utiliza os AirPods, o iPhone e o Apple Watch ao mesmo tempo, os fones serão conectados aos dois outros gadgets automaticamente, sem esforço.

Xiaomi / Airdots Pro / Apple Airpods
Xiaomi AirDots Pro

Os AirDots Pro, por sua vez trazem um recurso chamado Modo Unilateral: o usuário pode atender ligações com apenas um fone, enquanto empresa o outro para um amigo, que continua a ouvir música. O cuidado com a transmissão foi levado em conta e os fones Xiaomi possui um driver de 7 mm de neodímio e diafragma banhado a titânio.

4. Autonomia

A bateria dos AirPods suporta até 5 horas de reprodução de áudio, enquanto a dos os AirDots aguentam até 10 horas de uso. Note que o estojo que armazena os fones da Apple guardam mais 24 horas de carga e, ao passar 15 minutos dentro do case, ganham 3 horas completas. Já a Xiaomi garante que 10 minutos de carga no estojo injetam mais 70 minutos de energia nos seus fones. Os fones chineses duram mais.

5. Preço

Os AirPods são mais caros: no Brasil, os fones da Apple custam R$ 1.499 na loja oficial, enquanto os AirDots Pro saem pelo equivalente a R$ 221 na China, sem taxas de importação (a Xiaomi não mais atua no país). Para comprar, é necessário importá-los.

Qual o melhor, Apple Airpods ou Xiaomi Airdots Pro?

Os AirPods são inegavelmente superiores quando conectados a um iGadget, no entanto, os AirDots Pro são bem similares, possuem recursos exclusivos, e são mais baratos. Assim, os fones da Apple fazem mais sentido para um usuário de iPhone, enquanto os da Xiaomi são mais indicados para quem vai também de Android.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre AirPods na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados