Início » Negócios » Chefe do WhatsApp e diretor do Facebook deixam empresa após meta de unificar apps

Chefe do WhatsApp e diretor do Facebook deixam empresa após meta de unificar apps

Chris Cox foi um dos responsáveis pelo sucesso do feed de notícias; Chris Daniels era chefe do WhatsApp desde maio

Felipe Ventura Por

Dois altos executivos estão deixando o Facebook. Chris Cox trabalhou na empresa por 13 anos e foi um dos responsáveis pelo sucesso do feed de notícias; e Chris Daniels era chefe do WhatsApp desde maio do ano passado. Ambos saíram de suas posições após Mark Zuckerberg confirmar que o WhatsApp, Messenger e Instagram Direct serão unificados com foco em privacidade.

Chris Cox e Mark Zuckerberg

Chris Cox se tornou diretor de produto do Facebook em maio do ano passado, quando a empresa passou por uma reestruturação. Este é um dos cargos mais altos: os chefes dos aplicativos do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger se reportavam a ele.

Enquanto isso, Chris Daniels era CEO do WhatsApp. Ele assumiu o cargo depois que o cofundador Jan Koum deixou a empresa após uma disputa sobre a privacidade dos usuários. Daniels adiantou no ano passado que o WhatsApp Status terá anúncios no futuro.

Feed de notícias entrará (ou já entrou) em declínio

Zuckerberg anunciou que o Facebook vai integrar o WhatsApp, Instagram e Messenger. Será possível enviar mensagens no Direct para um usuário do Messenger, por exemplo. O CEO também promete um foco maior em privacidade, adotando criptografia de ponta a ponta.

A saída de Cox, que supervisionou o feed de notícias durante sua fase de maior sucesso, é simbólica. Isso não significa que o Facebook vai simplesmente abandonar esse recurso. Mas para Alex Stamos, ex-diretor de segurança na rede social, isso é um sinal de que o feed de notícias entrará — ou já entrou — em uma fase de declínio. Por isso, Zuckerberg estaria mudando os rumos com uma nova estratégia.

Cox explica em comunicado que o Facebook está criando "uma rede de mensagens criptografada e interoperável", e que este projeto exigirá "líderes entusiasmados em levar a cabo essa nova direção".

O cargo de Cox não será preenchido por enquanto. Em vez disso, Javier Olivan ficará responsável por integrar o WhatsApp, Messenger e Instagram; ele era vice-presidente de crescimento (área focada em atrair e reter usuários). Will Cathcart será o novo chefe do WhatsApp, deixando o comando do aplicativo do Facebook para Fidji Simo.

"Esta é uma mudança significativa para este começo de um próximo capítulo, na construção de uma base social centrada em privacidade para o futuro", diz Zuckerberg em comunicado.

Com informações: The Verge, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mmmmmm
Acaba logo com esses App
Guilherme Golfetto
Desculpa a minha ignorância, mas a imagem da a entender que o Mark está saindo do Facebook
Mmmmmm
Eu queria que acabasse com Tudo Isso, que nem existisse essas coisas. Ten Muitos acontecimentos e principalmente esta acabando com Relacionamentos de pessoas que sao Casadas.! Pode ate fslat : Vai na onda quem quer. Mas isso è uma Realidade. Pessoas que nao estao se dando o Respeito. Acabem Com esses App de Uma Vez!
Tiago Celestino
A Tim - https://www.celulardireto.c...
Guilherme Alves
Tô usando ferramentas do Google, ou o Facebook é dono da Google? Aliás usar um produto não quer dizer que você não pode criticar os pontos ruins.
Tarcisio Nunes
Qual operadora tem o telegram ilimitado?
Antonio De Julio
Bem que esses caras que saíram podiam se juntar ao que vendeu o WhatsApp por 22 BILHÕES DE DÓLARES e criar uma nova rede social.
Marcelopoli Poli
Privacidade nas redes sociais. Isso existe!
Zepra Cordeiro
o loco
Barbaric Boomerang
O que entendi foi a de que se cria a sensação de privacidade, se isentando de responsabilidade por qualquer besteira que os usuários façam, ao mesmo tempo que eles sabem quando, com quem e onde estão se comunicando, o que, em larga escala pode ser suficiente para montar o perfil de comportamento da pessoa e agradar os anunciantes.
DeadPull
Facebook e privacidade só são compatíveis na mesma frase se houver a palavra "escândalo" entre elas.
Thallys Ramon
Partiu Telegram
Tiago Celestino
Já tem operadoras oferecendo o Telegram ilimitado.
Baidu feat MC Brinquedo
HAHAHARi alto!
Baidu feat MC Brinquedo
Você não entendeu...O foco é na tua privacidade agora kkkk
7csP9tkb
Talvez a coleta dos metadados já seja suficiente para satisfazer o desejo do Tio Zuck. Essa é a única razão pela qual faz sentido essa adoção de criptografia em todos os seus apps.Eu não queria que os três apps fossem integrados assim, mas não tem muito o que se fazer.E com todas as operadoras tendo WhatsApp ilimitado, alguém acha que Telegram ou outro app tem chance de concorrer com o Facebook? Claro que não.
Victor Melo
Quer dizer que o Jelysson rompeu com o Zuckerberg
Julian Leno
FOCO EM PRIVACIDADE?!NA INTERNET?!NOS APPS DO ZUCK...?!?!!Ah, conta outra vai...
João Almeida
Que cilada essa integração
Seraph
Como eu disse, é mais fácil garimpar dados de uma só fonte do que em três.