A comunicação por meio da internet tem melhorado bastante nos últimos anos. Já temos o Skype, que permite fazer chamadas de voz entre computadores com uma qualidade de áudio bastante razoável. O mesmo aplicativo ainda dá a chance de o usuário pagar bem pouquinho em ligações para telefones convencionais (fixos e celulares).

Webcams também não são nenhuma novidade. Lembro que, faz uns seis anos, comprei minha primeira câmera: devia ter uns 320×240 pixels de resolução. Era um horror! E para completar, a conexão de 56 kbps não colaborava muito para o streaming de áudio e vídeo. Hoje, com a banda larga se popularizando, as webcams melhoraram muito. A LifeCam HD-5000 é uma das câmeras da nova geração, com direito a captação de vídeo em alta definição.

Acompanhe abaixo as minhas impressões sobre essa webcam bonitinha.

Instalação

A instalação da LifeCam HD-5000 não poderia ser mais simples do que já é: basta plugá-la na entrada USB do computador e começar a usar. No entanto, a captação de imagens não poderá ser feita em alta definição. O HD só fica disponível depois de instalar o aplicativo presente no CD da câmera.

Única coisa que não gostei na LifeCam foi ter que atualizar o firmware da webcam logo depois de instalar o aplicativo dela. O produto foi lançado faz um mês, e mesmo assim já tem atualização? No mínimo chato.

Captura de imagens

Brincar com a LifeCam é muito fácil. Uma vez que o aplicativo esteja instalado, dois cliques em seu atalho na Área de Trabalho são mais do que suficientes para ativar a câmera e já ter um preview do que será registrado pelo equipamento. Uma infinidade de configurações, como brilho ou contraste, podem ser acessadas a partir do aplicativo.

Aplicativo da LifeCam | Clique para ampliar

Abaixo da imagem que a webcam está recebendo ao vivo, há três botões: Capturar foto, Iniciar captura de áudio e Iniciar captura de vídeo. Mais simples que isso seria impossível. Em seguida temos miniaturas das fotos, vídeos e áudios que já estão salvos no computador. O atalho em forma de pasta à esquerda ainda leva para a pasta geral onde tudo relacionado à LifeCam é armazenado (Usuário\Imagens\Arquivos da LifeCam).

Defeitos especiais da LifeCam

Para quem gosta de colocar defeitos efeitos especiais em suas fotos e vídeos, a LifeCam HD-5000 é uma mão na roda. Como você pode ver na captura de tela acima, o menu lateral é repleto de opções engraçadinhas para colocar na imagem a ser captura, com visualização prévia em tempo real (ou quase real).

#vergonhaprópria | Clique para ampliar

Como resultado, você terá fotos como essa, desse humilde editor com máscara de palhaço. O que não fazemos por um bom review, não é mesmo? 😛

Confira por sim mesmo como ficam as fotos feitas com a LifeCam HD-5000. Tem exemplos de imagens com objeto próximo e distante da lente, com e sem iluminação.

Gravação de vídeo

Ao rodar o instalador presente no CD da LifeCam, um aplicativo de captura de vídeo próprio da câmera é adicionado ao PC. Um novo ícone – LifeCam HD-5000 – aparece na Área de Trabalho do Windows 7, a partir do qual o usuário do computador pode acionar a câmera e fazer uso de seus recursos.

Você pode comprovar isso no vídeo Isso é uma vergonha, que tem este que vos escreve como protagonista. A captura foi toda feita com a LifeCam HD-5000, embora tenha passado por edição e exportação no iMovie.


(vídeo do YouTube)

Conclusão

Gostei bastante da LifeCam HD-5000. É uma webcam de qualidade indiscutível, com integração completa com o Microsoft Windows. A única coisa que desanima um pouco é o preço: o valor sugerido é de R$ 219. Felizmente, algumas lojas já vendem o aparelho por pouco mais que metade desse preço. Compraria, com certeza, se fosse usuário contínuo de comunicação em vídeo.

Outra característica interessante da câmera é a garantia, de 3 anos para o hardware.

Oops

Para completar, é preciso ter em mente que a captura de vídeo em alta definição não é para qualquer computador. De acordo com a Microsoft, os requisitos mínimos para essa webcam são: Windows XP SP2, processador Intel Dual Core 1.6 GHz, 1,6 GB livre em disco e 1GB de memória RAM. Nos testes feitos com um Core 2 Duo 2.4 GHz, Windows 7 Ultimate (32-bit) e 2 GB de RAM, não foi raro ver o aviso reproduzido acima, de que o sistema está ficando com desempenho abaixo do esperado.

Também ficou evidente nos vídeos gravados que por várias vezes a captura ficou “quadro a quadro”, quando o espectador percebe os quadros do vídeo sendo atualizados na sua frente (o que não é nada bom).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Camille Gadotti Murara Faisco
Tenho uma camera destas ela liga e desliga sozinha, o que posso fazer para consertar?
Celio Bitran
Alguem sabe dizer se existe um software alternativo para usa-la no mac e resolver o problema de autofoco ?
Renato
ISSO!, tenho 3 comp. um mac, um xp, e um w7 e vou pagar um quarto pro linux...
Fernando
Em nenhum momento você disse a resolução da câmera. Isso num site tecnológico.
Raven Claws
Prezados .. essa webcam não foi feita para notebook, isso é para PC´s potentes e quem possui uma banda larga boa.. Fazer streaming em HD exige uma boa taxa de Upload, numa banda assíncrona de 10mb teríamos entorno de 320kb de Upload.. e vai ficar quadro a quadro.. rs Envio de Streaming em qualidade de DVD usa cerca de 500 kbps à 750 kbps, não sei ao certo quanto usa o envio em HD 1080p mas acredito que seja acima de 2 Mbps de Upload. Essas cameras HD são confeccionadas a principio para o publico que pode pagar por estas condições, para o Brasil infelizmente não é a realidade da grande massa.. Porém ela pode ser utilizada para empresas com filias distantes, outros estados e para a realizações de video-conferências. =D
@ANDRE
Por que essas avaliações só utilizam hardwares caros? Por que não avaliar uma webcam de R$40,00?
Rafael
Faltou alguns detalhes no review, por exemplo, como é a fixação dela? Da para prender no monitor, é facil remover e colocar em outro lugar? Ela tem microfone embutido? Fotos reais do produto também seria ótimo! No resto está muito bom.
Felipe Bueno
Tem outro modelo dessa webcam HD da microsoft certo? Será que a outra é boa, melhor ou igual?
joana
como chama esse bicho de pelúcia? :S
Fabiano
humm , pros caras la do avatar que precisam relata td por video , é uma boa... ninguem respondeu se os efeitos pegam no msn ou skype .. alguem ja viu os reconhecimentos de imagem das cams do note da sony vaio ? trocam sua face pela de um cachorro , e outras imagens
@DanielDrumond
Preconceito... Ela tem evoluído MUITO. Viu as notícias sobre o último IE sendo feito? Nossa, tá batendo o Chrome *em alguns aspectos*... E o Kinect então... '-' (mas eu tbm odeio a M$, heauhaeuhae)
João Pedro C. Motta
Muito boa a qualidade da camera ;)
Hernani
A qualidade de web cams subiu, e o preço caiu, no entanto ainda ficamos dependentes da banda larga para fazer o streamming com qualidade
Breno Brito
Nao, pelo preço, tem q funcionar direitinho... (mas Thassius usar esse tipo de note: http://tecnoblog.net/29678/netbook-de-us-39-a-venda-no-ebay/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+tecnoblog+(Tecnoblog+-+Di%C3%A1rio+tecnol%C3%B3gico)&utm_content=Google+Reader num dá certo n)
Thiago Mobilon
Isso é verdade. Já testei outras cams da Microsoft e esse software é bem pesado...
Exibir mais comentários