A comunicação por meio da internet tem melhorado bastante nos últimos anos. Já temos o Skype, que permite fazer chamadas de voz entre computadores com uma qualidade de áudio bastante razoável. O mesmo aplicativo ainda dá a chance de o usuário pagar bem pouquinho em ligações para telefones convencionais (fixos e celulares).

Webcams também não são nenhuma novidade. Lembro que, faz uns seis anos, comprei minha primeira câmera: devia ter uns 320×240 pixels de resolução. Era um horror! E para completar, a conexão de 56 kbps não colaborava muito para o streaming de áudio e vídeo. Hoje, com a banda larga se popularizando, as webcams melhoraram muito. A LifeCam HD-5000 é uma das câmeras da nova geração, com direito a captação de vídeo em alta definição.

Acompanhe abaixo as minhas impressões sobre essa webcam bonitinha.

Instalação

A instalação da LifeCam HD-5000 não poderia ser mais simples do que já é: basta plugá-la na entrada USB do computador e começar a usar. No entanto, a captação de imagens não poderá ser feita em alta definição. O HD só fica disponível depois de instalar o aplicativo presente no CD da câmera.

Única coisa que não gostei na LifeCam foi ter que atualizar o firmware da webcam logo depois de instalar o aplicativo dela. O produto foi lançado faz um mês, e mesmo assim já tem atualização? No mínimo chato.

Captura de imagens

Brincar com a LifeCam é muito fácil. Uma vez que o aplicativo esteja instalado, dois cliques em seu atalho na Área de Trabalho são mais do que suficientes para ativar a câmera e já ter um preview do que será registrado pelo equipamento. Uma infinidade de configurações, como brilho ou contraste, podem ser acessadas a partir do aplicativo.

Aplicativo da LifeCam | Clique para ampliar

Abaixo da imagem que a webcam está recebendo ao vivo, há três botões: Capturar foto, Iniciar captura de áudio e Iniciar captura de vídeo. Mais simples que isso seria impossível. Em seguida temos miniaturas das fotos, vídeos e áudios que já estão salvos no computador. O atalho em forma de pasta à esquerda ainda leva para a pasta geral onde tudo relacionado à LifeCam é armazenado (Usuário\Imagens\Arquivos da LifeCam).

Defeitos especiais da LifeCam

Para quem gosta de colocar defeitos efeitos especiais em suas fotos e vídeos, a LifeCam HD-5000 é uma mão na roda. Como você pode ver na captura de tela acima, o menu lateral é repleto de opções engraçadinhas para colocar na imagem a ser captura, com visualização prévia em tempo real (ou quase real).

#vergonhaprópria | Clique para ampliar

Como resultado, você terá fotos como essa, desse humilde editor com máscara de palhaço. O que não fazemos por um bom review, não é mesmo? 😛

Confira por sim mesmo como ficam as fotos feitas com a LifeCam HD-5000. Tem exemplos de imagens com objeto próximo e distante da lente, com e sem iluminação.

Gravação de vídeo

Ao rodar o instalador presente no CD da LifeCam, um aplicativo de captura de vídeo próprio da câmera é adicionado ao PC. Um novo ícone – LifeCam HD-5000 – aparece na Área de Trabalho do Windows 7, a partir do qual o usuário do computador pode acionar a câmera e fazer uso de seus recursos.

Você pode comprovar isso no vídeo Isso é uma vergonha, que tem este que vos escreve como protagonista. A captura foi toda feita com a LifeCam HD-5000, embora tenha passado por edição e exportação no iMovie.

(vídeo do YouTube)

Conclusão

Gostei bastante da LifeCam HD-5000. É uma webcam de qualidade indiscutível, com integração completa com o Microsoft Windows. A única coisa que desanima um pouco é o preço: o valor sugerido é de R$ 219. Felizmente, algumas lojas já vendem o aparelho por pouco mais que metade desse preço. Compraria, com certeza, se fosse usuário contínuo de comunicação em vídeo.

Outra característica interessante da câmera é a garantia, de 3 anos para o hardware.

Oops

Para completar, é preciso ter em mente que a captura de vídeo em alta definição não é para qualquer computador. De acordo com a Microsoft, os requisitos mínimos para essa webcam são: Windows XP SP2, processador Intel Dual Core 1.6 GHz, 1,6 GB livre em disco e 1GB de memória RAM. Nos testes feitos com um Core 2 Duo 2.4 GHz, Windows 7 Ultimate (32-bit) e 2 GB de RAM, não foi raro ver o aviso reproduzido acima, de que o sistema está ficando com desempenho abaixo do esperado.

Também ficou evidente nos vídeos gravados que por várias vezes a captura ficou “quadro a quadro”, quando o espectador percebe os quadros do vídeo sendo atualizados na sua frente (o que não é nada bom).

Receba mais sobre Skype na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados