Início » Jogos » Epic Games Store escaneia seu cache local do Steam

Epic Games Store escaneia seu cache local do Steam

CEO da Epic Games Store assumiu a culpa por ter criado uma ferramenta que acessa dados da Steam.

André Fogaça Por

A Epic Games Store veio ao mundo com uma promessa bastante tentadora: pagar mais aos desenvolvedores, sem cobrar mais de quem compra o jogo. Deu certo, chamou atenção, mas aparentemente a empresa responsável pelo sucesso de Fortnite está bisbilhotando alguns arquivos de sua concorrente no PC dos jogadores: a Steam.

A denúncia partiu de usuários do Reddit, que afirmam ter notado que a loja estava rodando alguns processos para acessar arquivos DLL sem a permissão do usuário. As informações coletadas incluem dados sobre o hardware que o computador tem e algumas coisas da pasta da Steam.

O CEO da Epic, Tim Sweeney, diz que os dados são apenas sobre a lista de amigos da plataforma concorrente e que são coletados somente quando o jogador concede o acesso. Sem explicar o motivo do cache da Steam ser acessado, o executivo prometeu que mudará alguns parâmetros do programa que dá acesso à loja, para que qualquer acesso seja feito de forma mais transparente e com o consentimento do usuário.

A resposta do diretor executivo da empresa também inclui a responsabilidade pela coleta de dados. “Na verdade, é minha culpa fazer com que a equipe do launcher oferecesse suporte para isso de forma muito veloz”, comenta Sweeney sobre a implementação do importador de contatos.

A Valve, empresa responsável pela Steam, diz que está investigando quais são as informações coletadas pela empresa concorrente.

Com informações: The Next Web e Bleeping Computer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jesus Negão

Tava louco pra comprar e jogar Conan Exiles, eis que a Epic dá de graça o jogo, então pensei: "hm, aproveito e testo a loja disso ae".

Fui fazer o download e por algum motivo que não me foi explicado, teria que baixar 15GB. Cancelei e deletei o cliente.

Vai demorar MUITO pra alguém superar a Steam. Isso SE, e um grande SE, alguém conseguir.

Rodrigo Sanguanini

caraca e eles não arrumaram ainda

Souza

Eu até tentei, mas essa Epic Games é um lixo (perdão do termo usado).
Que lojinha fundo de quintal.
Parecia que ia mesmo bater de frente com a Steam. Alias, não bate de frente nem mesmo com as lojas de games mais simples que existem aos montes.
Até a Microsoft Store que tenho feito críticas, ganha fácil desta lojinha feita por estagiários (só pode).

Carlin

Nada vem de graça, a loja "cheia de vantagens" da Epic não ia deixar passar a oportunidade de coletar dados além do necessário do usuário!

ochateador

Não conseguem fazer algo melhor então ficam fazendo a zona na máquina dos usuários ?

Credulos

Meu amigo você não precisa buscar fora pra ser espionado, ate um dia desses alguns apps na APP Store foram denunciados por grava a tela do usuário em quanto ele usava o app, espionagem ocorre em qualquer lugar. Não é atoa que o Mark usa fita adesiva nas câmeras dos seus notebooks.

Eduardo Braga

Como que um programa acessa arquivos de outro sem permissão explícita do usuário? Tô pensando que deve ser algo na onda de "não é aplicativo da loja, então não tem 'lei'". Os apps baixados fora da loja no Mac também podem se comportar desse jeito?

Eduardo Braga

Sério? Nunca consegui me acostumar àquilo.

Juaum

Desonestidade Epic!

P. Herrera

Pra não ficar à mercê de ninguém, teria que parar de usar tudo então. Impossível.
Ou vc fica onde está(EUA) ou pode arriscar no novo(China ou Rússia).

P. Herrera

Eu entendi sim onde vc quis chegar inicialmente. Mas é aquilo que eu falei: Os serviços americanos sempre dominaram e estiveram na nossa vida. E q fique claro: Não estou defendendo de fato o que as empresas americanas sempre fizeram(e que agora todos sabem), só estou dizendo q em comparação com o q os serviços chineses oferecem e o q já temos hje, acho "aceitável" o velho do q esse novo aí(China).

Franco Luiz

Sabe como é hoje em dia , nao podemos criticar certas coisas que logo vem a galera do vc é tal fobico tal isso tal aquilo

Franco Luiz

Vou deixa uma imagem aqui , peguei do Reddit

em tamanho real para melhor visualizaçao

https://cdn.discordapp.com/...

P. Herrera

Mas sempre estivemos nas mãos dos americanos, qual a diferença agora? Só pq tudo é escancarado?
Vc sugere que troquemos o WhatsApp pelo WeChat, por exemplo?
Google pelo Baidu?
Prefiro ficar onde sempre estivemos e ter "liberdade" do que trocar por um onde o país usa as informações que coleta para controlar e reprimir as pessoas. É assustador o que o Governo Chinês faz pra manter a população na "linha".

Capitão Caverna

Tentando largar o opera
Difícil é viver sem speedial

Exibir mais comentários