Início » Celular » Maioria de antivírus para Android não funciona

Maioria de antivírus para Android não funciona

Apenas 9,2% dos apps testados reconheceram todos os malwares.

André Fogaça Por

Um site chamado AV-Comparatives testou 250 aplicativos de antivírus para Android, todos disponíveis na Play Store. Da lista, apenas 80 deles conseguiram detectar ao menos 30% dos apps maliciosos que foram instalados de propósito. Isso significa que menos de dois terços das opções não fazem quase nada.

 

Foto por USA-Reiseblogger/Pixabay

Segundo o site, a ideia de testar diversos programas que prometem segurança para usuários do sistema operacional móvel do Google começou em 2017, quando um app chamado Virus Shield prometia fazer uma varredura completa no aparelho, mas não fazia nada além de mostrar uma barra de progresso do que supostamente estaria fazendo.

O teste mais recente, feito em janeiro deste ano, utilizou 250 apps com a mesma promessa, incluindo nomes bem famosos como AVG, McAfee, F-Secure, Symantec, Kaspersky, ESET e até mesmo o Google Play Protect, que vem instalado em todo Android. Os aparelhos utilizados para os testes foram um Galaxy S9 com Android 8 Oreo e um Nexus 5 com Android 6.0 Marshmallow, para os programas que não rodaram bem no Android 8.

Para passar no teste o aplicativo precisava detectar mais do que 30% dos aplicativos maliciosos que eram instalados, com nenhum falso positivo. Os resultados ficaram marcados com 23 dos 250 apps detectando todos os malwares instalados, 138 deles detectaram menos do que 30% das ameaças e alguns não detectaram nada.

Dos conhecidos pelos brasileiros, todos os maiores estão na lista dos que detectaram todas as ameaças, isso inclui os exemplos que escrevi acima. O gerenciador da própria Samsung ficou com 97,7% das detecções e o Google Play Protect encontrou apenas 68,8% dos malwares.

Do total, 55% dos antivírus trabalharam apenas com uma lista de apps conhecidos como malwares. Eles não utilizaram algum tipo de varredura do código além da lista negra que receberam.

O resultado mostra que, mesmo com uma quantidade enorme de opções na hora de proteger um Android, marcas conhecidas que já trabalham nos PCs conseguiram melhores resultados. Por outro lado, a lista dos que funcionaram perfeitamente representa apenas 9,2% dos 250 testados.

Com informações: AV-Comparatives.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kamuri
Nani? Vou reler a politica do Android depois. Mas questão de travamento depende do aparelho e da fabricante (a maioria opta por personalizar e, consequentemente, deixar mais pesada por falta de otimização), então depende apenas do aparelho que você compra.
Alan Henrique
quem conhece o CM Security ele e bom ainda mais tem poucous usuario que navega pela intenet. quase ninguem nao scan no virustotal pra sabe se o apk contem virus ou alguma coisa relacionada
Eliézer José Lonczynski
O único vírus é o próprio sistema que vende suas informações e depois de poucas semanas de uso já começa a travar e em alguns meses te obriga a comprar outro aparelho.
Henry
"No Android, no mínimo vc tem que liberar a instalação de aplicativos "Os perigos não vem só da loja, as Vulnerabilidade tanto do sistema como dos aplicativos podem ser exploradas como ocorre com Aplicativos confiáveis no Windows, Não só de Apps duvidosos, por isso é importante ter um Antivirus,Se vc soubesse o que é infecção por malvertising jamais afirmaria isso.
Henry
Nada disso!! as ações de malware são as mesma em qualquer OS, Como eu disse Android não necessita nem de ações e nem permissão para ser infectado.
Ruan Elivelton
"E executado sem o usuário fazer nada" ja vi que vc e bem leigo no assunto... Provavelmente e o tipo de usuário que sai baixando tudo da internet e sai executando sem ver a merda que ta fazendo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc continuar citando essas cagadas vc pratica no computador não muda nada nos fatos que eu citei
Fabio Santos
Era de se esperar kkkk
Caleb Enyawbruce
Notícia surpreendeu um total de zero pessoas...
John Smith
Mesmo em computador, porém reconheço que é bem mais difícil nesse caso.
Trovalds
No celular concordo parcialmente. Com aplicativo malicioso na loja que pede permissão até pra ver a mãe tomando banho fica difícil você explicar pra um leigo que tem coisas que não se faz.
LypeSO
Dos testes realizados, quais os antivírus que se saíram melhor?
Ruan Elivelton
Real kkkkkkk o pessoal vai na onda de sistema que nem mercado tem direito e acha que ta seguro fazendo merda por ai
Ruan Elivelton
Eu não li essa merda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nada se instala sozinho o analfabeto... O windows vive de interação com o usuário assim como qualquer outro...
AleMouta
Verdade, mano!
AleMouta
E é por isso que não tenho nem no celular nem no note.
John Smith
Discordo completamente de você.
Henry
Burrice é quem acha que o "o melhor antivirus é o usuário" essa foi a frase mais burra inventada nos últimos tempos.
Henry
Existe um negocio chamado vulnerabilidade que independe de permissão do usuário, então o Malware pode sim ser instalado sem a permissão ainda mais se tiver root no aparelho
Tubone
Deveria ter publicado a lista dos melhores. Essa notícia sem a lista não serve pra nada.
rogerio gualberto
Ok mas, quais são?
Gistix
Nem no PC eu uso, e o Windows defender segue desativado.
Ábner Flores
Uso o WhatsApp Plus, tenho o Lucky Patcher, tenho root no aparelho e uso app da Caixa e do Banco do Brasil. Uso Android desde 2010 e nunca me aconteceu nada nem com as contas dos bancos. Trabalhei no atendimento de uma operadora de 2016 a 2018. Vi apenas uma vez um LG L3 com malware que se instalou porque a pessoa baixou um app adulto. Sério, quantos casos temos pra contar de malware no Android que vimos com nossos próprios olhos? "ah mas tá crescendo" Beleza, em 10 anos posso mudar de opinião, hoje eu digo pra todos que me perguntam que não tem necessidade de usar anti vírus no Android
Keaton
Porém ainda mais barato que o iPhone no Brasil. hue
Zanac_Compile
Hehehe
Zanac_Compile
são APPs tipo WhatsApp PLUS, ou VPN Faster, Instagram Monitor. E o povo acredita e se atira, na loja do Google mesmo.Na AppStore também acontece, não existe sistema 100% seguro, porém no IOS, mesmo instalando o APP contaminado, é bem mais complicado um RAT ser bem sucedido, já no Android é um abraço.Android tem vantagens e desvantagens. A segurança é um ponto que ele é pior.
Zanac_Compile
Esse que ataca banco do Brasil, Santander e outros, estava na loja oficial. O povo vê um WhatsApp PLUS e se atira e o Google é incompetente em garantir a confiabilidade da loja. Permite.
Zanac_Compile
qual a diferença?Muita gente está caindoNo Windows tb, mantém atualizado, não instala software pirata, já praticamente elimina o risco.O problema não é o sistema, é o usuário.O Android tem tudo isso que citei dê características que facilita o usuário fazer merda. A loja do Google distribui app com malware. É fato.A culpa não é do Android em nada? É do usuário??Tanto faz, o fato é que vírus pra Android, pra atacar bancos brasileiros, pra ransonware, começaram a comer solto.
Jonatan Unblack
Todos os celulares que tive,sempre instalei o Videoder,e nunca me incomodei com ele. E olha que eu nem uso aplicativo nenhum de antivírus, Limpeza do celular e caralho a quatro ( Clean Master ou qualquer outro do tipo). E de eu quero fazer limpeza,eu limpo os caches dos aplicativos manualmente.
John Smith
Liberdade nada, burrice. Dificilmente alguém com bons hábitos de internet pega vírus.
Eduardo Braga
Têm vários aplicativos maliciosos na Play Store. Ninguém tá a salvo.
Credulos
A questão é bem simples, para de fator você ser infectado por um vírus no Android você tem que abrir a porta e ainda da a chave e autorização para ele, normalmente isso ocorre com o sujeito indo atras daquele app pago com promessa de ser gratuito. No iOS as coisas são ainda mais restritas ja que cada app instalado fica em sua bolha.
Highlander
O quê?
Andre Kittler
Bom. Ótimo. Ou seja: permaneço dizendo "você não vai pegar virus no celular, nunca, jamais, impossível. BASTA apenas instalar da loja os aplicativos"Ou, antes de tentar proteger o usuário que pega um virus assim, me protege da arma que está na minha mão.
Andre Kittler
1. de verdade. Me da um agora. Eu quero testar. Já fiz no passado mas nada remotamente simples, achei um via APK, forcei a instalação. Foi tri de ver: ele se esconde mas pelo Titanium Backup foi fácil de achar ele, apareceu como 2 aplicativos escondidos com nome '1' e '2'. Me
Franco Luiz
Andre primeiro " se o mane libera" na LOJA OFICIAL DO ANDROID é repleto de virus e apps duvidosos que nao precisam do permitir fontes desconhecidas .......
Zanac_Compile
O defender quebra um baita galho. Na prática, malware de banco passa por cima de qq antivírus, eles não adiantam nada mesmo.
Zanac_Compile
Qual a diferença?Só estou dizendo que o Android passou a ter malwares efetivos. Coisa que no iOS, mesmo instalando, o sistema blinda.É bem mais fácil criar um RAT no Android, ainda por cima a possibilidade de customização pelo usuário ajuda mais ainda e por fim, a popularidade dó sistema dominando o mundo com bilhões de celulares ajuda mais ainda atraindo todos criminosos, golpistas, pra essa plataforma, e do pobre ao rico, todo mundo usa internet banking no celular e faz ser rentável esse tipo de ataque.
Trovalds
"O barato que sai caro..."
Andre Kittler
O cara tem de se puxar. Não vem.Se o mané me libera no canto avançado do avançado "permitir fontes desconhecidas" e da o OK em "seu telefone ficará vulnerável" o ultimo culpado é o software.É como eu pegar uma arma apontar na minha cabeça, dar o tiro, e culpar a falta de segurança do hardware - que é enorme, visto que em nenhum ponto apareceu um aviso (duplo!) dizendo "não faça"!edit: Claro, a menos que já tem malware que simplesmente explora uma falha de segurança e instala por padrão. De verdade, adoro ver isso, se tiver me passa um link! Prometo que meu android é nada atualizado, o padrão google que a culpa é do fabricante,
uB.
Tem sim e custa menos do que um iPhone
Zanac_Compile
Trabalho com segurança.Neste exato mês de Março de 2019, os malwares para Android que atacam Internet Banking começaram a ser realmente efetivos e causarem danos aos usuários. Especificamente no Brasil também, e muito forte.Até então vírus para Android existia, mas ninguém via, ninguém conhecia quem havia sido atacado. Neste momento a realidade mudou, a porteira abriu...
brunocabral
Descobriram a pólvora.
Zanac_Compile
O iPhone nem antivírus tem, é muito defasado....Putz... vou ter que falar....#sarcasmo
Jairo ☠️
Po Google toma vergonha na cara né , o Google play Protect deveria ser o melhor , é mínimo , até parece o Defender da MS aonde passa tudo.
Junior Sousa
O Gerenciador da Samsung não é baseado no McAfee?
Trovalds
Liberdade tem preço.