Início » Celular » Maioria de antivírus para Android não funciona

Maioria de antivírus para Android não funciona

Apenas 9,2% dos apps testados reconheceram todos os malwares.

André Fogaça Por

Um site chamado AV-Comparatives testou 250 aplicativos de antivírus para Android, todos disponíveis na Play Store. Da lista, apenas 80 deles conseguiram detectar ao menos 30% dos apps maliciosos que foram instalados de propósito. Isso significa que menos de dois terços das opções não fazem quase nada.

 

Foto por USA-Reiseblogger/Pixabay

Segundo o site, a ideia de testar diversos programas que prometem segurança para usuários do sistema operacional móvel do Google começou em 2017, quando um app chamado Virus Shield prometia fazer uma varredura completa no aparelho, mas não fazia nada além de mostrar uma barra de progresso do que supostamente estaria fazendo.

O teste mais recente, feito em janeiro deste ano, utilizou 250 apps com a mesma promessa, incluindo nomes bem famosos como AVG, McAfee, F-Secure, Symantec, Kaspersky, ESET e até mesmo o Google Play Protect, que vem instalado em todo Android. Os aparelhos utilizados para os testes foram um Galaxy S9 com Android 8 Oreo e um Nexus 5 com Android 6.0 Marshmallow, para os programas que não rodaram bem no Android 8.

Para passar no teste o aplicativo precisava detectar mais do que 30% dos aplicativos maliciosos que eram instalados, com nenhum falso positivo. Os resultados ficaram marcados com 23 dos 250 apps detectando todos os malwares instalados, 138 deles detectaram menos do que 30% das ameaças e alguns não detectaram nada.

Dos conhecidos pelos brasileiros, todos os maiores estão na lista dos que detectaram todas as ameaças, isso inclui os exemplos que escrevi acima. O gerenciador da própria Samsung ficou com 97,7% das detecções e o Google Play Protect encontrou apenas 68,8% dos malwares.

Do total, 55% dos antivírus trabalharam apenas com uma lista de apps conhecidos como malwares. Eles não utilizaram algum tipo de varredura do código além da lista negra que receberam.

O resultado mostra que, mesmo com uma quantidade enorme de opções na hora de proteger um Android, marcas conhecidas que já trabalham nos PCs conseguiram melhores resultados. Por outro lado, a lista dos que funcionaram perfeitamente representa apenas 9,2% dos 250 testados.

Com informações: AV-Comparatives.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kamuri

Nani? Vou reler a politica do Android depois. Mas questão de travamento depende do aparelho e da fabricante (a maioria opta por personalizar e, consequentemente, deixar mais pesada por falta de otimização), então depende apenas do aparelho que você compra.

Alan Henrique

quem conhece o CM Security ele e bom ainda mais tem poucous usuario que navega pela intenet. quase ninguem nao scan no virustotal pra sabe se o apk contem virus ou alguma coisa relacionada

Eliézer José Lonczynski

O único vírus é o próprio sistema que vende suas informações e depois de poucas semanas de uso já começa a travar e em alguns meses te obriga a comprar outro aparelho.

Henry

"No Android, no mínimo vc tem que liberar a instalação de aplicativos "

Os perigos não vem só da loja, as Vulnerabilidade tanto do sistema como dos aplicativos podem ser exploradas como ocorre com Aplicativos confiáveis no Windows, Não só de Apps duvidosos, por isso é importante ter um Antivirus,

Se vc soubesse o que é infecção por malvertising jamais afirmaria isso.

Henry

Nada disso!! as ações de malware são as mesma em qualquer OS, Como eu disse Android não necessita nem de ações e nem permissão para ser infectado.

Ruan Elivelton

"E executado sem o usuário fazer nada" ja vi que vc e bem leigo no assunto... Provavelmente e o tipo de usuário que sai baixando tudo da internet e sai executando sem ver a merda que ta fazendo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc continuar citando essas cagadas vc pratica no computador não muda nada nos fatos que eu citei

Fabio Santos

Era de se esperar kkkk

Caleb Enyawbruce

Notícia surpreendeu um total de zero pessoas...

John Smith

Mesmo em computador, porém reconheço que é bem mais difícil nesse caso.

Trovalds

No celular concordo parcialmente. Com aplicativo malicioso na loja que pede permissão até pra ver a mãe tomando banho fica difícil você explicar pra um leigo que tem coisas que não se faz.

LypeSO

Dos testes realizados, quais os antivírus que se saíram melhor?

Ruan Elivelton

Real kkkkkkk o pessoal vai na onda de sistema que nem mercado tem direito e acha que ta seguro fazendo merda por ai

Ruan Elivelton

Eu não li essa merda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nada se instala sozinho o analfabeto... O windows vive de interação com o usuário assim como qualquer outro...

AleMouta

Verdade, mano!

AleMouta

E é por isso que não tenho nem no celular nem no note.

Exibir mais comentários