Instagram Checkout é uma ferramenta de venda direta ao usuário da rede

Recurso está em fase inicial de testes e por enquanto é exclusivo dos Estados Unidos.

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Instagram lançou hoje (19) um novo recurso que já estava circulando nos boatos da internet: o Checkout. A ferramenta permitirá que marcas realizem vendas diretamente pelo aplicativo da rede social. Ao invés de redirecionar o usuário para uma página externa, todo o pagamento é feito no próprio app.

O início das operações de venda, ainda em fase beta, acontece apenas nos Estados Unidos e com 23 marcas como Adidas, Zara, Prada, Nike e a MAC. Funciona assim: a marca coloca seu anúncio em uma foto, que tem tags para exibir os preços – de forma semelhante com a marcação de amigos em postagens.

Ao tocar no preço de algum item, o usuário é levado para outra área do app onde pode escolher o tamanho da peça, ver mais informações sobre o item, escolher a cor e finalizar a compra com um cartão de crédito ou conta no PayPal. Um e-mail é enviado com os detalhes da transação e o próprio Instagram fica encarregado de enviar notificações sobre o rastreio do que foi comprado.

Não há custos no lado do comprador, mas a rede social cobra uma espécie de comissão por venda no lado do lojista.

A compra dentro da rede social não é novidade e o Instagram Shopping já faz isso com 130 milhões de usuários, segundo dados da própria empresa. O que muda é que o Shopping leva a pessoa para outro site, enquanto que o Checkout faz tudo dentro do próprio aplicativo.

Com informações: Instagram.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados