Tecnoblog

MySpace ainda existe e pode ter perdido 12 anos de músicas, fotos e vídeos

O MySpace, uma das primeiras redes sociais a tomar proporção mundial, perdeu bastante espaço com o surgimento de concorrentes como o Facebook. Ainda assim, ele continua no ar como um espaço para cantores e bandas divulgarem seu trabalho.

A plataforma segue com uma proposta semelhante à do seu auge, mas há um “detalhe”: 12 anos de músicas, fotos e vídeos podem ter sido removidos sem qualquer aviso. Segundo a BBC, o MySpace afirma que usuários podem não conseguir acessar arquivos com mais de três anos de existência.

“Como resultado de um projeto de migração de servidor, quaisquer fotos, vídeos ou arquivos de áudio que você enviou há mais de três anos podem não estar disponíveis no MySpace”, informa um alerta publicado no site. “Pedimos desculpas pela inconveniência”.

O aviso já foi removido, mas indica que os arquivos publicados entre 2003, ano de fundação da rede social, a 2015 podem ter sido perdidos. O problema já havia sido relatado por usuários do Reddit há um ano, quando todas as músicas enviadas antes de 2015 teriam ficado inacessíveis.

Ainda segundo os usuários, o MySpace afirmou que estava trabalhando para resolver a situação. Meses depois, a plataforma teria admitido que, “por conta de uma migração de servidor, os arquivos foram corrompidos e não puderam ser transferidos”. Na ocasião, a empresa teria confirmado que não havia como recuperar os dados perdidos.

Se o MySpace está longe da relevância que um dia já teve, a perda de músicas, fotos e vídeos pode fazer seu público se tornar ainda menor. Afinal, o incidente impede que os usuários nostálgicos ajudem o site a sonhar com dias melhores.