Início » Jogos » Google Stadia é a plataforma de jogos via streaming do Google

Google Stadia é a plataforma de jogos via streaming do Google

Os games do Stadia poderão rodar em notebooks, PCs, smartphones, tablets e TVs com Chromecast

André Fogaça Por

O Google aproveitou seu espaço na Game Developers Conference, que acontece durante esta semana em São Francisco, para anunciar o Stadia. O serviço nasceu do Project Stream, que é uma espécie de Netflix para jogos e que agora entrega títulos pesados no navegador Chrome que está em um notebook, PC ou o app em um smartphone, tablet e até o Chromecast em aparelhos de TV.

“Esta é uma plataforma para todos”, disse Sundar Pichai, CEO do Google, enquanto apresentava o Stadia. O produto é exatamente o que foi o Project Stream, que levou Assassin’s Creed Odyssey para rodar diretamente no Chrome. Sem necessidade de hardware específico no computador, mas sim de conexão generosa para diminuir o tempo entre toque no teclado e resposta do personagem.

Em um produto já feito para o usuário final e com nome mais comercial, o Stadia poderá rodar no browser de notebooks ou PCs, mas também um smartphones, tablets, Chromebooks e até mesmo em uma TV que tem o Chromecast plugado. A jogatina poderá começar em um site específico do Stadia, ou então a partir de um link dentro do trailer de um jogo no YouTube, da Play Store, em uma publicação em redes sociais ou até em um endereço da web que vem pelo e-mail.

O serviço reconhecerá uma infinidade de controles, teclados e mouses, mas tem um controle específico e que recebeu o nome de Stadia Controller. Ele tem um visual muito semelhante ao Pro Controller do Nintendo Switch, mas com a adição de um botão para iniciar o compartilhamento da jogatina no YouTube e outro para chamar o Assistente.

Durante a apresentação, o botão do Assistente foi utilizado para abrir um vídeo acima do jogo, para entender como passar de um ponto complicado em Tomb Raider. O diferencial deste controle que o Google criou é que ele funciona conectado diretamente na rede Wi-Fi, com comandos que vão para o jogo no servidor e isso certamente diminuirá a latência - que é o tempo entre pressionar o botão e o personagem responder na tela.

Como há vários servidores espalhados pelo mundo, o Stadia promete que entrega jogos em 1080p com 60 quadros por segundo neste momento de testes. No lançamento ele trabalhará com 4K, HDR, 60 fps e, no futuro, vai até 8K com 120 quadros por segundo - ai minha santa conexão.

Do lado dos servidores a AMD é a responsável por entregar o hardware que o Google diz ser mais potente do que o presente no PS4 Pro e no Xbox One X. Em números, o console da Sony marcou 4,2 teraflops, contra 6 teraflops no Xbox One X, enquanto que o hardware do Stadia (dentro do servidor) fez 10 teraflops.

Em tecnês, cada hardware pro Stadia terá 16 GB de RAM e um processador x86 personalizado da AMD que rodará em 2,7 GHz, operado por Linux, com suporte para rodar Vulkan e que já opera nas engines Unreal e Unity. O primeiro jogo que foi confirmado para a plataforma do Google é Doom Eternal, que rodará em 4K, HDR e 60 fps. Além do Stadia, o jogo será lançado para PS4, Switch, Xbox One e PC.

Stadia focará em social

Um dos recursos mais curiosos do Stadia é que a plataforma permitirá que um streamer que está jogando e transmitindo via YouTube, abra um espaço do game para jogar com espectadores selecionados. Em outro, chamado State Share, será possível enviar um link para uma pessoa que carrega um ponto específico do jogo e a jogatina continua daquele ponto em diante e direto do Chrome.

A data de lançamento do serviço está marcada para algum dia deste ano no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e países da Europa. Não há informações sobre preços e nem mesmo qual é a conexão mínima para garantir a fluidez do jogo. Mesmo ainda em estágio inicial, o Google diz que mais de 100 estúdios de criação já estão com o kit de desenvolvimento para levar seus jogos para o Stadia.

Google também quer desenvolver jogos

Por fim, Stadia também será um estúdio de desenvolvimento para títulos exclusivos, sob comando de Jade Raymond. A moça já está na indústria de jogos faz tempo, com destaque para seus trabalhos na Sony, Electronic Arts e Ubisoft - especialmente no começo da franquia Assassin's Creed. O nome da desenvolvedora é Stadia Games and Entertainment, mas não foram divulgados planos para os primeiros títulos.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João
Streaming não é nicho, youtube, spotify e netflix já desbancaram tudo, como exemplo.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
DVD morreu pra streaming por causa da comodidade (precisar de um monte de tralha), ja streaming de jogos possui 0 de comodidade (não tem como salvar, fator replay dependente do tempo restante), sem contar que já flopou antes, Stadia não muda muito da premissa que fez stream de jogos flopar. Só mente melhor, vai apenas ser aplicado no nicho que sempre existiu (e não é muita gente que tem esse gosto aí) e ser morto pela Google em até 3 anos. Afinal se a Google conseguir recuperar uma parte do quanto investiu pra ela já tá bom.
Gertrudes, a Lhama
Acredito que o Manjaro rode out-of-the-box pelo Steam Play todos os jogos bem avaliados no ProtonDB: https://www.protondb.comEu praticamente não jogo no PC e nem tenho hardware pra isso, mas testei uns jogos relativamente antigos (Fallout New Vegas e Spore), além do Path of Exile, e rodaram sem problemas.É aquele negócio, dá um pouco mais de trabalho, mas funciona bem.
Roger "The Flood" Inacio
"Project steam" é o nome interno ao projeto. "Saíra" da fase de testes quando a galera puder contratar.
Roger "The Flood" Inacio
O mercado é algo novo jovem. Você tá confundindo 2 produtos com algumas similaridades. A não ser que já consiga jogar um CoD na Twitch
­­­­­­­­­­­­­­­
Tem TV 4k por menos 2 mil reais meu filho, antes, isso era justamente o preço de uma TV Full HD.
­­­­­­­­­­­­­­­
O Stadia tem tudo para funcionar bem em países onde a internet é de boa qualidade, EUA, Canadá, países da Europa etc.Agora, esse Stadia, e outros serviços semelhantes como Ps Now, Geforce Now etc, vão demorar para vir em outros países como o Brasil, porque aqui a internet tem que melhorar muito, mas não acho que o Stadia nasceu morto não, o Google possui uma bela infraestrutura de servidores, o que é bem importante para um serviço como esse, diferente das outras empresas, que nem querem trazer o streaming de jogos para o Brasil, porque teria um custo bem alto, para acoloar servidores pra cá, pra ter uma boa experiência com a latência.
­­­­­­­­­­­­­­­
Cara desinformado, nunca testou o Onlive, e sai falando o que não sabe.
­­­­­­­­­­­­­­­
Desconheço algum SO baseado em Linux pra PC, que rode todos os jogos do Windows.Android não conta.
­­­­­­­­­­­­­­­
Google, Microsoft, Nvidia, Sony, várias empresas estão apostando nessa nova tendência, a época do Onlive já passou, eu creio que o streaming de jogos é o futuro.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Essa latência é jogando em 30 fps.PC high end tem 100ms... Pra jogo single player tá tudo normal. Fora que se colocar em 60 fps, essa latência do Stadia cai em 33ms, se aproximando dos PCs high end.
Caleb Enyawbruce
Pois é, tem um camarada meu que trabalha com isso, vou encomendar um cat 6 com ele. Se pá até a oscilação pode diminuir. Vlw
Alberto Prado
Saquei. A minha no cabo tb ficava ruim. Tenho que usar cabo Cat 6. O Cat 5e não suportava passar dos 100~115Mb.
João Silverado
O que acho mais bizarro nos comentários são as pessoas que são apenas usuários de tecnologia querendo teimar que não vai dar certo com as empresas que desenvolvem e melhoram as tecnologias, pqp. Eles estão sempre a nossa frente.Imagina essas pessoas lá no começo de 1900 e sai uma notícia do tipo "Henry Ford está criando um veículo automotor" e o povo falando "ah, ñ vai dar certo, teremos carroça e cavalo transportando as pessoas por mais 1 século ainda". Cresçam galera!
Caleb Enyawbruce
Entao, por isso eu disse que nao me referi ao Brasil
Caleb Enyawbruce
A oscilação que eu disse é direto no cabo. E não tenho problemas com limitação. É comum eu medir num fast.com da vida e bater 120mb, porém em outras vezes bate 80, 100, 90... Mesmo tendo só eu usando. Outro problema é que a taxa de upload é absurdamente baixa comparada à de download (apenas 10mb).
Alberto Prado
Uma boa Samsung 4K 40" HDR tá por volta de 2500~2750. Tem 4K dela mais barata ainda, por 1600. Mais um Chromecast 4K por 250 + o controle do google por outros 250. Sai mais barato que um PC para jogos.Fora que a Tv é pra uso de toda a família. O pai mesmo do mlq mesmo compra. E o pc é uso pessoal.A ideia é boa. Se não fosse a MS, Nintendo, Sony, Nvidia não estariam investindo. Vamos vê a execução da mesma.
Alberto Prado
Hahahaha, essa é uma das razões pra isso ter que dar certo. Pq aí o povo ia pressionar o governa pra corta essa ideia aí. Já usaram o YT pra isso. Ia ser mais um motivo.
Alberto Prado
Já pensou que pode ser o equipamento? Eu assinei Vivo Fibra e me deram 200Mb para degustação. Eu tinha um Tp-Link wdr4300 com firmware DDWRT e o modem gpon deles em modo bridge. Advinha quem tava causando o problema??? Não, não era o gpon, era QoS do DDWRT por conta de um bug. Ele gerenciava bem até 50Mb. Acima disso, eu tinha muda o algoritmo usado para a fila do QoS. Mas ainda assim só ia até 155Mb e oscilando bastante. voltei para firmware original de fábrica. Ficou bom o QoS, mas não pegava IPv6. Mudei para o OpenWRT e agora ficou perfeito.
Alberto Prado
Cara, não tem nada haver esses problemas que vc falou. O CGNAT só é problema se vc fosse hospedar um servidor de jogos abri-lo para internet para joga com seus amigos. As únicas informações que são enviadas é dos controles. Antigamente eu jogava Line Age II e CS 1.6 com conexão discada. O que manda é a latência e jitter. Precisam serem baixos e constantes. O resto, com 10 Mb de down se adapta. Netflix por exemplo consegue entregar boa imagem com até 2 Mb/s. Põe um DDWRT ou OpenWRT no seu router e monitora a banda pra você vê.
Alberto Prado
E paga uns 2 mil dólares por mês para vários streamers famosos pelo mundo, pra fica jogando ele por uns 3 meses. Preferencialmente em Setembro, Outubro e Novembro... Bum! Tá feito o estrago.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Fato hahaha X'D Sem chance de uma plataforma jurassicamente voraz como essa bater um bom e velho console dedicado com loja de games consolidada e portfólio vasto.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Pelo menos o show foi bacana e causou um "óóó" miniônico na platéia.
Vitor Hugo
mas o google tem milhares de espelhos pelo mundo, vc não devia estar com esse ping alto assim https://uploads.disquscdn.c... .
manotroll
não esta ruim isso e gringolocal esta entre 10~20ms
Vitor Hugo
então não teria tanta diferença pra você (mas recomendo fortemente que você veja outras opções de provedores de internet)
João
Mesma coisa. O que o DVD morreu pra streaming será o mesmo que ocorrerá com download de jogos e ter que comprar hardware para jogar.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
modinha do nicho de jogos filho.Streaming de dados é basicamente a internet uai.
João
Desde quando streaming é "modinha"? É a evolução de mídias físicas.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
mas é a "evolução" rapaz... evolução de já nascer morto hue
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
não é futuro, é modinha.e modinhas... morrem.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
procure ver quanto custa uma TV 4k e dps veja a besteira q vc falou. https://media0.giphy.com/me...
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
vão reagir igual como reagiram no período da realidade virtual: criaram seu próprio serviço para competir (e gastar menos).
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
sim e não, pois apostam em um mercado que já tem um nicho sólido (streaming/streamers) e usam isso para promover o sistema deles á devs que querem "criar jogos" (fazer um dinheirin rápido, tipo os clone de free fire na play store)enfim, muitos céticos já estão pregando o caixão do stadia porque ele é apenas nicho, como realidade virtual.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
o que ele quis dizer é que a distância afeta da velocidade da luz.logo por exemplo, se eu gostar de um streamer gringo e quiser jogar o jogo dele com ele (assim que a google promove) vai dar em feijoada porque as leis da física não são as leis da física quântica
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
não necessariamente, vai virar um nicho, como realidade virtual.fizeram um auê e só deu raiva, o que é pior, acabou indo para outras coisas que não era jogos.
Credulos
Cara vamos esquecer o Brasil pelo menos em um primeiro e segundo momento, não temos conexão e estrutura para isso, agora nos países que a Google planeja lançar inicialmente pode da certo, vamos ver com o tempo, agora no Brasil putz a historia e desafios são bem maiores, aqui na nossa realidade ainda existe muita gente que pena para ver um vídeo a 1080p.
LekyChan
os jogos não vão rodar no seu PC
richardsonvix
Com a tendência em limitar o tráfego mensal total (tomara que a votação nunca passe) - e então pagar por mais "pacote de dados fixo", vai ser meio complicado manter TV com serviços stream (Netflix e etc), jogos e o Stadia chegando por aqui.Nem fui para o lado de velocidade.
Caleb Enyawbruce
É uma possibilidade. Se continuar nesse ritmo.
Caleb Enyawbruce
Não me referi ao Brasil ou outros países distantes. Aí é outra realidade
manotroll
problema e latência hoje acho que com upload de 10mb ja da pra qualquer jogo online com voip
Danilo
Cara, é o mesmo input lag do xbox one. Para jogadores normais é de boa...
Danilo
Mesmo input lag do Xbox One?
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Vai funcionar, se e somente se:1. Mensalidade barata;2. Ping baixo;3. Bons jogos;4. Upgrades constantes ao contrário dos consoles;
Adrian Dérick
Depois de vários anos, enfim a Google lança uma concorrente na área de games. Espero que não morra como o Project Ara.
Adrian Dérick
E eu achando que tava fodido por ter uma net de 10 megas.
aa aa
Sim ele é, consegue se bootar sozinho em efi e tem um Shell próprio pra rodar programas que é o mínimo pra ser um OS.
aa aa
O problema não é a internet, o problema é você não aguentar jogar em 144p e 24 fps.kk
vinicius may
Santa ignorância..... Vai estudar brow
Roger "The Flood" Inacio
Mas o tráfego de upload vai ser mínimo. No máximo vai subir as informações do controle.
Roger "The Flood" Inacio
Fazer um console seria muito mais difícil de entrar no mercado do que um serviço. Ou vc acha que pagar US$ 550 é mais atrativo que um teste grátis de 1 mês e mensalidade de US$20 ?
Roger "The Flood" Inacio
Isso é marketing. Serve para estudo de mercado mais apurado baseado no interesse.
Roger "The Flood" Inacio
atenção para o "project". Não é que deixou de ser um projeto e foi para o estágio de produção. Vai "deixar de estar em testes" quando o público puder contratar o serviço.
manotroll
ta certo esse endereço ?ta dando tempo esgotado do serviço ta agora foi forcei o ipv4123ms 74.125.138.101mais ai jogar sempre pego 150~200ms
manotroll
e e o $$$$ pra fazer isso servidor aqui e caro e tem que ver o upload pois no hue normalmente upload e 10~30% da band so sobre cgnat e ipv6 tem uma penca de roteador que não suporta direitoeu não vo sair do pc mesmo na maioria do caso 1 ano desse serviço da uma vga intermediaria
brunocabral
Aqui va... O problema é quando a internet cair.
brunocabral
Cara, pelo seu comentário "X ou Wayland" já se vê que vc está criando espantalho onde não existe. As distros por mais diferentes que sejam seguem um certo padrão (Systemd, o duopólio Deb/RPM, X.org, libc SDL, etc), na dúvida basta seguir o padrão da distro mais famosa. Mesmo quando o assunto é wayland (que pra mim nunca deveria ter existido), ambos seguem fielmente o protocolo wayland. Alsa é praticamente um modo legado. Então é mais a questão de seguir o que é padrão na principal distro que o resto se resolve sozinho (vide o caso do Arch e Steam), e pode ter certeza, se a turma do Arch não consegue rodar na distro deles, ninguém consegue.
Alair Ribeiro
Títulos pesados rodando no Chrome = Haja memória ram
Vitor Hugo
te falar que isso é culpa dos hardwares das pontas das conexões ou dos softwares. dá um ping no seu roteador aí. se tiver usando cabo dá menos que 1ms, se iver com wifi vai até 5ms na pior das situações (pelo menos aqui no meu roteador). agora dá um ping em google.comse for bem implementado, não terá essa lag absurdo que acham que terá.
Vitor Hugo
dá um ping aí pra google.com, por favor.
LekyChan
o stadia foi anuncia numa conferencia para DESENVOLVEDORES, ela não veio conseguir, se vc assistir a conferencia vai ver que ela já tem o engajamento de grandes empresas. E onde que a Google não tem Know-how em streaming? Youtube é oque? E comparar PS Now e os jogos via streaming do switch é um erro, pois a google tem muito mais infra estrutura que essas empresas juntas, oque não é nenhuma surpresa, nem sony nem nintendo trabalham com servidores, não é a toa que a Live é superior a PSN, a MS tem como um dos seus produtos os servidores do Azure, se um aplicativo dela ( a live) fosse ruim isso seria propaganda negativa para o Azure. Google é igual, o produto dela no fim das contas, nunca foi email, disco virtual, nem nada, foi servidor.
brunocabral
Drivers, Libs e servidor gráfico São fornecidos pela distribuição Linux. Mint é um Ubuntu com ambiente gráfico diferente e um ou outro pacote adicional, "portar" de um pro outro beira ao ridículo (pois não é necessário em 99% dos casos) e Arch, bom, é Arch! Eles mesmos portam as coisas do Ubuntu para a distribuição deles.
João
YT tá aí firme e forte, mesma coisa.
João
Esse é o futuro moçada, se bem que ele já acontece. Nada mais seria que um Youtube ou netflix controláveis.
brunocabral
Cara, Ubuntu, Mint e Arch dominam 90% da Steam para Linux. Então seu comentário é inválido. Fora que foi o pessoal do Arch que "portou" a Steam pro Arch Linux.
Viniçious
Eu já penso diferente, acho que isso da muito certo, conheço varias pessoas que deixam de ter uma maquina potente e aluga uma maquina na amazon, o mesmo valo para consoles, acho que isso vai da muito certo
Baidu feat MC Brinquedo
Famoso natimorto!
LekyChan
não é mais teste, teste foi o project stream
LekyChan
questão de banda vai ser pouco, afinal vai ser quase como assistir um video, o problema vai ser o ping, como sempre.
Yago Oliveira
Nossa VEI que boxta!
Gertrudes, a Lhama
Piadas a parte, estou seriamente considerando migrar pro Fedora quando sair o 30. Manjaro simplesmente não tem o capricho, embora o AUR seja dos deuses... Mas com Flatpak forte acredito que não terei problemas em relação a isso
Credulos
Você assistiu ao evento? Pois foi exatamente esse ponto que a Google comentou, eles ja tem a estrutura mundial, eles vão usar sua rede do buscador Google que tem datacenters por todo o globo. Por exemplo em SP a servidores Google, você não precisaria se conectar ao um gringo.
Credulos
Sim ela é bem conhecida por isso, mas parece que eles ja estão com a estrutura toda pronta, só cabe a eles mesmos divulgar e vender a ideia, e o principal fazer funcionar, não adianta a ideia ser boa se a execução for uma merda. E que não precise de uma conexão dedicada de fibra 100Mbps para isso, ou ai estariam bem limitados para vender o produto.
Credulos
E como disse, se um serviço desses vingar de fato, a Google estaria matando uma industria voltada a venda de hardware e conteúdo gamer a fora, o cara com uma TV uma boa internet e a assinatura estaria conectado ao melhor dos gamers sem um hardware parrudo para isso, isso sem duvidas iria incomodar muita gente.
brunocabral
O preço e o suporte a Reais Brasileiros é a questão, já testei muito serviço que prometia jogatina sem gastar muito com hardware. Mas a mensalidade em reais era 1/4 do preço do meu notebook dividido em 12x (e em dólar). Ai complica.
brunocabral
Só se eles tiverem marketing igual ao da Valve com o Steam OS
Credulos
A ideia é muito boa, mas tem muitas situações que podem fazer o serviço dropar, ao contrario da Nvidia a Google pelo menos ja tem uma estrutura global, o problema mesmo é preço, internet e o principal o boicote das empresas de hardware para games.
Luan Soares
Única forma que vejo da galera migrando pra isso é se houverem exclusivos bons, a história já mostrou que a galera só vai para uma plataforma X em peso, quando quer jogar um jogo que só tem naquela plataforma
manotroll
dinheiro não reduz a distancia do servidor que não reduz a latência e da gringa pra ca e sempre 200ms
manotroll
da pra jogar rpg de turno numa boa
mc
Provavelmente vai depende das definições,porém internet está evoluindo rapido no brasil.Hoje pago 100 reais por 120Mb de internet e ping 40ms.A uns 10 anos atrás era 1Mb e ping 200ms e 150 reais na minha região,uma cidade 800 mil habitantes.
Guilherme Bueno Grijó
Microsoft tem mal mal 5 exclusivos bons
Yago Oliveira
É sério isso?
Caleb Enyawbruce
Tbm acho dificil vingar. Mas é uma aposta. Sabemos que o Google tem dinheiro suficiente pra fazer uma aposta desse tamanho.
Felipe Augusto
*Unix
Caleb Enyawbruce
Tá na matéria:Não há informações sobre preços e nem mesmo qual é a conexão mínima para garantir a fluidez do jogoDurante o projeto Stream, o mínimo era 25mb, mas não dá pra saber se continuará sendo isso agora com o lançamento do produto final.
Franco Luiz
Legal vamos ver como sera na pratica, lembro ate hoje quando usei um serviço de streaming de jogos muitos anos atras "onlive" rodava bem o batman AC e ate mesmo o Grid e minha net na epoca era de 5MB ....
Raul Amoretti de Souza
Concordo! Acredito que para entrar neste mercado eles precisariam de um console, streaming de jogos é limitado ainda.Acho q nem nasce essa POC!
Caleb Enyawbruce
qualquer informação sobre isso que alguem der é pura especulação. Google ainda não divulgou nada a respeito. Para o Project Stream (nome do projeto) era 25mb.
Caleb Enyawbruce
https://uploads.disquscdn.c...
Raul Amoretti de Souza
Lembrei na hora sobre o assunto!
Raul Amoretti de Souza
NET
Raul Amoretti de Souza
Falei do Brasil pq é um dos maiores mercados de gaming. E não temos a estrutura para jogar via streaming. Talvez no Google Fiber funcione e por isso acho que vai ser um mercado nichado e vai acabar morrendo por falta de jogos desenvolvidos.
Caleb Enyawbruce
Minha conexão é de 120mb, mas oscila tanto que acho dificil conseguir jogatina fluida nisso aí. Mas é interessante ter um novo player no mercado de games. Vamos ver como as demais vão reagir...
Raul Amoretti de Souza
Por isso acho q nem deveria ser apresentado o Stadia. Quer fazer testes de jogos, põe para desenvolver secretamente, passa SDK para os desenvolvedores com NDA.
Eric Viana
Alguém pensou em franquia de dados?
Gertrudes, a Lhama
Manjaro conta eu acho, né? Uhauhauhuha
Raul Amoretti de Souza
exato!
Raul Amoretti de Souza
what?
Exibir mais comentários