Início » Jogos » O que é Google Stadia?

O que é Google Stadia?

Com Google Stadia é possível jogar no celular, no computador ou na TV a partir da mesma plataforma, sem um console físico

Lucas LimaPor

Stadia é a plataforma de streaming de jogos do Google. O serviço chega para ser uma alternativa aos consoles tradicionais — PlayStation, Xbox ou Nintendo Switch — e não usa um dispositivo além daquele que o usuário já tem: um celular, computador ou mesmo um Chromecast para rodar os games pela internet, até em resolução 4K. Entenda qual a proposta do Stadia.

Google Stadia na TV, notebook e celular

O que é o Google Stadia

Pense na Netflix. Certo, agora imagine um catálogo desses com jogos, o qual é só clicar e começar a jogar, sem precisar fazer download ou atualizações. Essa é a proposta da plataforma. Ao invés de exigir um videogame físico na casa do jogador para rodar os games, todo processamento é feito em nuvem, as requisições são enviadas ao servidores do Google e depois devolvidas ao usuário.

Há um vídeo ilustrativo, em inglês:

O Google Stadia funciona no Google Chrome (para o caso de PCs), no Android, em Chromebooks e até mesmo na TV, com um Chromecast plugado. No caso do computador, pode-se usar o próprio mouse ou teclado para jogar, enquanto nos outros dispositivos há a necessidade de conectar um joystick.

Google Stadia Claw

A plataforma ainda permitirá jogar em mais de um dispositivo, para o caso de começar jogar no celular e continuar na TV, por exemplo. Dependendo da largura de banda do usuário, a resolução máxima de streaming pode chegar a 4K com 60 FPS (quadros por segundo) no plano Stadia Pro.

Quanto custa o Stadia?

Há dois planos, o Stadia Base e o Stadia Pro:

CaracterísticasStadia BaseStadia Pro
PreçoGratuitoUS$ 9,99/mês
DisponibilidadeDesde 8 de abril de 2020Com a compra do Stadia Premier Edition (US$ 129) que inclui o controle do Stadia, um Chromecast Ultra e três meses de assinatura
QualidadeAté Full-HD (1080p) a 60 FPSAté 4K HDR a 60 FPS
BenefíciosNenhumJogos gratuitos periodicamente

Ofertas na compra de games

Em ambos os planos os jogadores devem comprar os jogos individualmente. O Google anunciou que o catálogo terá pelo menos 120 jogos em 2020, incluindo: Mortal Kombat 11, Red Dead Redemption 2, Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint, Wolfenstein: Youngblood, a trilogia de Tomb Raider, Cyberpunk 2077, Doom Eternal, Watch Dogs: Legion e Tom Clancy’s The Division 2.

Como jogar?

Desde que esteja em um país que funcione, com uma banda larga de no mínimo 10 Mb/s, basta fazer login com a conta do Google em stadia.google.com com um dispositivo compatível. Para ter acesso a resolução 4K, é necessário também ter um Chromecast Ultra e uma TV com suporte a essa resolução.

ControlesTV (Chromecast Ultra)Google Chrome (PC)Android
Controle do StadiaVia Wi-FIVia USBVia USB
Mouse e tecladoIndisponívelVia USB ou BluetoothIndisponível
DualShock 4 (controle do PS4)IndisponívelVia USB ou BluetoothVia USB ou Bluetooth
Controle do Xbox OneIndisponívelVia USB ou BluetoothVia USB ou Bluetooth
Controle do Xbox 360IndisponívelVia USBVia USB
Controle do Nintendo SwitchIndisponívelVia USB ou BluetoothIndisponível

Ainda não há suporte para o iPhone. A lista com todos os smartphones Android compatíveis pode ser conferida no site de suporte do Stadia.

Aos que preferem outro joystick ao controle do Stadia, há um recurso chamado Tandem Mode, isso permite que um controle secundário (DualShock 4 ou controle adaptativo do Xbox One, por exemplo) seja ligado ao controle do Stadia via USB-C. Assim, todas as ações do controle secundário são reproduzidas no controle do Stadia.

Esse recurso é vantajoso para quem quer jogar via Chromecast, mas não gosta do controle do Stadia ou precisa do controle adaptativo do Xbox e não quer limitar a uma tela de smartphone, tablet ou computador.

Google Stadia no Chromebook (foto: The Verge)

Google Stadia no Chromebook (foto: The Verge)

Caso use o controle do Stadia, há suporte para headsets com conexão USB-C, assim não há necessidade de ligar diretamente no dispositivo em que está fazendo o streaming do jogo.

O suporte a Google TV está previsto para chegar no segundo semestre de 2021.

Google Stadia gasta muita internet?

Sim!

O Google recomenda uma banda larga mínima de 10 Mb/s para rodar os jogos em HD (720p). No caso da resolução 4K, o mínimo recomendado é 35 Mp/s.

Opções de bandaResoluçãoConsumo de internet (estimado)
Uso de dados limitadoAté 720p (HD)4,5 GB por hora
BalanceadoAté 1080p (Full-HD)12,6 GB por hora
Melhor qualidade gráfica (Stadia Pro)4K HDR20 GB por hora

Alguns proprietários de Android que têm acesso ao serviço de streaming de jogos podem tentar jogar via 4G ou 5G. O Google iniciou esse experimento com redes móveis em julho de 2020. A opção deve ser ativada nas configurações do aplicativo, no mesmo momento, o aviso de consumo de banda é dado ao usuário: cerca de 2,7 GB por hora. Estima-se, portanto, que a resolução para streaming via 4G ou 5G seja de aproximadamente 480p.

Tem no Brasil?

Ainda não. Até o momento, o Google Stadia está disponível nos seguintes países:

  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • Bélgica;
  • Finlândia;
  • Dinamarca;
  • França;
  • Alemanha;
  • Irlanda;
  • Itália;
  • Holanda;
  • Noruega;
  • Espanha;
  • Suécia;
  • Reino Unido.

Com informações: FAQ Google Stadia, CNET.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Comentador

Sou mais o Geforce Now.