Anúncio da Netflix que brincava sobre “roubar o Wi-Fi” é suspenso pelo Conar

Para o Conar, campanha veiculada pela Netflix pode levar pessoas a cometerem atos ilegais

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Netflix costuma divulgar anúncios bem criativos sobre seu serviço. Um deles, porém, foi suspenso após o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) entender que consumidores poderiam ser levados a cometer um ato ilegal: roubar Wi-Fi.

Tudo começou com um anúncio veiculado em elevadores de prédios residenciais em São Paulo. A peça contava com a seguinte frase: “Hoje é dia de roubar o Wi-Fi do vizinho para maratonar”. O material parece inofensivo, mas chegou à organização que analisa campanhas veiculadas no país.

O Conselho de Ética do Conar abriu, em dezembro de 2018, um processo para analisar o anúncio. A ação foi iniciada após um consumidor denunciar a peça por entender que a mensagen incitava as pessoas a cometerem um ato ilegal.

A Netflix argumentou que o anúncio apresenta linguagem com “óbvio bom humor” e que não estimula irregularidades. O Conar, no entanto, concordou com o consumidor e determinou a suspensão da campanha.

A empresa chegou a recorrer da decisão e a apresentar novos argumentos, como prevê o regulamento do Conar. O Conselho de Ética analisou o material mais uma vez na semana passada e, ainda assim, manteve a sentença anterior. Com a decisão, a Netflix fica impedida de exibir a campanha em qualquer local.

Com informações: Meio & Mensagem.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados