Início » Gadgets » Amazon libera Alexa em português do Brasil para usuários selecionados

Amazon libera Alexa em português do Brasil para usuários selecionados

Amazon oferece alto-falante Echo de graça para testadores; Alexa responde a comandos de voz em português do Brasil

Felipe Ventura Por

A Amazon está convidando alguns usuários para testar a assistente Alexa em português do Brasil, inclusive oferecendo um alto-falante Echo de graça. Ela já está funcionando por aqui, respondendo comandos de voz para informar a previsão do tempo, gerenciar lembretes e mostrar os próximos compromissos da agenda.

O leitor Paulo Norberto está participando dos testes da Alexa e compartilhou algumas informações com o Tecnoblog. Ele recebeu o convite da Amazon na última sexta-feira (15), se inscreveu no programa beta e foi aprovado em questão de minutos.

Na terça-feira (19), ele recebeu o link para baixar o app em português, disponibilizado para iOS através do TestFlight. Paulo ainda não recebeu o alto-falante Echo, mas vem usando a assistente através de seu iPhone 8 Plus.

O app da Alexa está quase que totalmente traduzido para português. Você ainda encontra alguns termos em inglês ("skills & games", "latest arrivals") mas eles são a exceção. Até mesmo a seção de perguntas e respostas está totalmente em nosso idioma.

A tela inicial mostra a previsão do tempo e cards com sugestões do que fazer com a Alexa: organizar uma lista de compras, criar uma rotina — conjunto de tarefas para a assistente fazer em sequência — ou usar os skills.

Amazon Music chega em breve ao Brasil?

Você configura a Alexa para acessar seus calendários: pode ser do Google (conta pessoal ou G Suite), Microsoft (Outlook.com e Office 365) ou Apple iCloud. É possível decidir em qual agenda seus novos eventos serão adicionados por padrão.

Também é possível incluir os serviços de música Amazon Music, Spotify e TuneIn. O Amazon Music não está disponível no Brasil e não funciona aqui, mas Paulo foi logado automaticamente nesse serviço. Será que veremos um lançamento em breve por aqui?

A Alexa não consegue abrir músicas do Spotify no iPhone, mesmo que a conta esteja conectada. Paulo observa que "muita coisa que 'falha' pode funcionar perfeitamente quando o Amazon Echo chegar — por exemplo, as notícias e a música — porque aí ela teria controle total do dispositivo para o qual ela foi feita".

Alexa em português terá novos recursos através de skills

A Alexa faz o básico do que você esperaria de uma assistente: responde perguntas, informa a previsão do tempo, anota lembretes, cria alarmes, entre outros. Ela ainda não fala piadas em português, dizendo: "parece que perdi meu senso de humor; terei mais piadas assim que as encontrar".

O destaque da Alexa está nos skills, traduzidos no FAQ como "funcionalidades". São recursos adicionais que desenvolvedores podem incluir na assistente: existem mais de 10 mil disponíveis na Amazon, incluindo pedir pizza da Domino's, chamar um Uber, controlar dispositivos de casa conectada e até usar jogos.

A seção de skills no aplicativo da Alexa tem categorias em português, incluindo carro conectado, casa inteligente e compras. No entanto, segundo Paulo, elas ainda estão vazias. Há apenas duas habilidades disponíveis no momento: Clima e Reuters (U.S - Notícias).

Compras por voz, chamadas por VoIP e privacidade

O FAQ em português menciona compras por voz: você pode realizar um pedido através da Alexa, usando um código de confirmação verbal para não fazer pedidos por acidente (o que já aconteceu antes). Esse recurso vem ativado por padrão, mas pode ser desligado. Há ainda o Alexa Communication, para realizar chamadas VoIP e enviar mensagens através de alto-falantes Echo.

A Amazon também explica que a Alexa só registra o que você diz logo após o comando "Alexa", "Echo" ou "Amazon" (apesar de já ter gravado conversas particulares por acidente). É possível conferir essas gravações e apagá-las indo até as configurações. A empresa avisa, no entanto, que isso "pode prejudicar a sua experiência com a Alexa", porque os cards da tela inicial relacionados às gravações também serão removidos.

A Amazon adianta, no convite por e-mail aos usuários, que inicialmente a Alexa "oferecerá um conjunto limitado de recursos, mas novas funcionalidades serão incluídas ao longo do período de testes. Pedimos que tenha paciência". Ela pode não entender o que você diz, ou pode responder de maneira inesperada durante a fase de testes. A empresa diz que "quanto mais você interage com a Alexa, mais inteligente ela fica".

Obrigado, Paulo!

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Julio Talhate
Meu Echo está fazendo tudo perfeitamente. Músicas do Amazon music , controlando alguns equipamentos por voz mas, ele não tem a opção para o português. O suporte da Amazon diz que não tem ainda atualização para o Echo segunda geração. Fiquei decepcionado porque comprei esse equipamento há dois meses nos Estados Unidos e me sinto como se tivesse uma coisa antiga.Só me resta esperar se vem atualização para esse dispositivo.
Julio Talhate
Meu Echo está fazendo tudo perfeitamente. Músicas do Amazon music , controlando alguns equipamentos por voz mas, ele não tem a opção para o português. O suporte da Amazon diz que não tem ainda atualização para o Echo segunda geração. Fiquei decepcionado porque comprei esse equipamento há dois meses nos Estados Unidos e me sinto como se tivesse uma coisa antiga.
Só me resta esperar se vem atualização para esse dispositivo.
Jimmy GOG
Como faço para a Alexa aprender minha voz? Faço passo a passo, tudo certo e ela sempre responde: no momento não é possível aprender minha voz
usr123usr
como faz para solicitar um convite?
Juliano Moraes Lopes
Não foi feita, selecionaram aleatório e enviaram por email. Só aceitei a inscrição no caso.
Philipe Cardoso
Por onde foi feita a inscrição no programa?
Beto Espir
Uso alexa a mais de 2 anos e é simplesmente incrível. Faço praticamente tudo com ela.
Valfrid-Ly Silva Couto
Cara, eu estou testando um Echo Plus também. O "brinquedinho" é fantástico!!
Leila Braga
Fui selecionada e já recebi o Echo Alexa, uma correção no texto acima, é a de que Alexa já conecta com Spotify sim, mas apenas no Spotify Premium. Estou adorando e aguardando ansiosa pelos skills.
Jocivan M Santos
Recebi o convite no dia 08 de abril e hoje 17, recebi a caixa de som, mas nã oconseguir baixar o aplicativo no IPhone. Precisa do código para baixar pelo TestFlight
Wilson Moraes
Recebi minha caixa hoje, mas meu telefone é um iphone e não recebi o link para baixar o app e configurá-la..
Fabricio de Oliveira Silva
Me convida também Amazon, nunca te pedi nada.
Afonso Alves Galante
Recebi meu Amazon Echo essa semana, após minha esposa ter sido convidada para participar dos testes. No começo estava aguardando com ansiedade a chegada, mas ao instalar e ver que praticamente nada funciona, aqui fiquei totalmente decepcionada. Nenhum dos Skills de fora existem na versão daqui, mesmo o trivial Broadlink não existe o Skill em português, a não a temperatura do dia, mais nada serve no Alexa do Brasil. Consegui conectar minha conta do Deezer e só. Não consegui a versão do aplicativo para IOS só a versão Android. Achei meio inútil.
Claudio Soares
Também já recebi. Falta muita coisa para funcionar direito. O Apple Music, por exemplo, não funcionou com a minha, apesar de já estar funcionando fora do país. Alguém teve sucesso?
Marcos Tenório
cadastra tua conta do spotify via http://alexa.amazon.com.br. Pelo app não funciona muito bem ainda
Marcos Tenório
Recebi um Echo Dot da Amazon, no programa de testes, em menos de uma semana ela já evoluiu bastante na compreensão de algumas palavras.
Natalia Zerbinatti
Já estou com o device em mãos, mas fiquei bastante frustrada pois não consegui me cadastrar no Amazon Music (por conta do país, Brasil não está na lista e qualquer outro que coloco invalida o cadastro) e o Spotify era minha esperança e não está disponível ainda. Mas o aparelho é espetacular e não vejo a hora de poder usá-lo com todos aqueles recursos que estão prometendo trazer pra cá!!! Valeu, Amazon!!
Adriano dos Santos
Acabei de receber o meu Echo Plus ❤️
Gabriel Marques
Galera, no rastreio do DHL, está aparecendo faz 6 dias que está em "clearance event". Alguma luz sobre o assunto?
Ana Paula Dos Anjos Vitorasse
como faz pra cadastrar o email na amazon? queria o meu hahaha
Alex Rodrigues
Mano, também estou ansioso! Recebi o convite dia 20 e até agora não recebi o e-mail com link para download do app e com o código de rastreio. Já estou achando que me esqueceram kkkk!
Lucas Fogolin
Já recebi o meu Echo e foi um parto para configurar no celular, não deu jeito. O suporte indicou utilizar um site no lugar do app para a configuração, é alexa.amazon.com.br, fica ai a dica para quem mais for participar.
Elionardo Souza
Sério?!! Entra no grupo dos betas pra nos mandar foto e compartilharmos as experiências: https://chat.whatsapp.com/D...
Ricardo Pin
Recebi o meu hoje de manhã e veio o Echo normal mesmo, não o Dot
Marcia Mendes
Verifiquei aqui e realmente aconteceu a mesma coisa, obrigado pela dica!
Felipe T
Juliano participe do nosso grupo também: https://chat.whatsapp.com/D...
Juliano Moraes Lopes
Aqui chega amanhã pelo tracking DHL. Recebi o email com o código no dia seguinte da inscrição.
Paulo Norberto
Tá na mão: https://t.me/joinchat/BvvPV...
Paulo Norberto
Aí o link do grupo: https://t.me/joinchat/BvvPV...
Paulo Norberto
Aí o grupo: https://t.me/joinchat/BvvPV...
Elionardo Souza
Coloquem aqui o número de vcs que eu crio, ai depois vcs apagam o número daqui
Paulo Norberto
Eu to na rua, mas quem quiser criar antes eu entro. Whatsapp ou telegram, tanto faz!
Elionardo Souza
Vai! Aguardando... kkkk
Felipe T
Paulo cria um grupo e posta o link aqui kkk
Paulo Norberto
To ligado, é só a ansiedade falando alto mesmo! Kkkkkkkkkkkk
Felipe T
Eles só mandam depois que despacham fiquei 1 semana esperando :/
Paulo Norberto
Aaaaaaaaaaahhhhhh! Cadê meu código de rastreio, Amazom? Kkkkkkkkk
Felipe T
Um grupo seria bom pq eu n tenho experiencia nenhum com esse tipo de dispositivo inclusive o meu ta pra chegar hj segundo o rastreamento kkkkk
Paulo Norberto
Siiiim! O sotaque no vídeo engana, mas é pq eu morei fora de Natal muito tempo, mas moro na terrinha sim! Kkkkkkkkk
Elionardo Souza
Bora montar um grupo com os sortudos selecionados pela Amazon pra esse Beta kkkkk. Vi pelos materiais da matéria que tu tb é de Natal! loL
Elionardo Souza
Eu voto por fazermos um grupo com todos os sortudos do Beta Alexa Br kkkkkkk
Paulo Norberto
Compartilha os links, vamos trocar informações! Kkkkkkkk
Elionardo Souza
Pesquisa pelo assunto que eles informaram na sua caixa de e-mail. Tb achei que não tinha recebido, mas ai pesquisei pelo e-mail e percebi que havia recebido essas instruções antes mesmo do código de rastreio.
Paulo Norberto
Eu to ansioso, ainda não recebi o código de rastreio! Kkkkkkkkk! Independente de qual modelo venha, só quero que chegue! Kkkkkkkk
Elionardo Souza
Eu vi tb várias lâmpadas beeeem mais baratas que as da Philips, mas não entendi muito bem como funcionam...
Elionardo Souza
Sim! KKKKK. Já to procurando tudo sobre automação! A previsão de chegada do meu é essa quarta-feira. Uma pessoa que já recebeu disse que veio o Echo Dot. To ansioso demais pra ver o meu logo! kkkk
Ward'z de Souza
@fsmaximiano @rudimarserves https://uploads.disquscdn.c... Só confirmando (4 dias depois 😂), é 100% aleatório. Não tem nenhum controle humano, o que é uma pena pra mim. Retornei minha conta para os EUA pq não tenho sorte com essas coisas. 😂
Erisdan Maciel
Quem diria, a Amazon provavelmente vai trazer ao nosso país o Echo, Alexa em Português e isso é muito, muito bem vindo! Agora é só gerenciar as expectativas!
Tiago Celestino
Espero que a Google veja esse movimento da Amazon e comece a pensar em trazer o Google Home pra cá.
Marcia Mendes
Recebi o e-mail informando que o dispositivo já foi enviado mas não recebi as instruções para baixar o aplicativo!
Zanac_Compile
já foi, hoje é bem melhor
Rudimar Serves
Idem! Uso as fitas LED da Philips!
Paulo Norberto
A mesma coisa. Simplesmente recebi um e-mail chamando.
Felipe T
Eles me chamaram, recebi um email com o convite
paulo yan
Tá louco. A siri parece vinda diretamente daqueles filmes de ficcção antigos, totalmente robótica. A da Alexa é de uma naturalidade impressonante.
paulo yan
Você se inscreveu em algo para ser convidado, ou eles simplesmente te chamaram mesmo?
Matheos Henrique
Fui ver meus e-mails, advinha? Estava lá o convite. Respondi o questionário e logo em seguida já fui aceito hahahahah, tô felizão.
Matheos Henrique
Só não pode essa mulher fazer a gente passar raiva kkkkkkkk
Matheos Henrique
Humilde
Zanac_Compile
Qual a diferença ?? kkkkkConsigo falar em ambos os estados e ela sempre me entende, um espetáculo de mulher....
The Moon
Já usou a Alexa bêbado ?Se sim como foi ? (Sério)
Zanac_Compile
Eu uso a ALEXA pra muita coisa, controle interruptores de luz, ar condicionado, televisão, trocar de canal, controlar volume, controlar o PLEX, ventiladores, aquecedores, até o lençol elétrico da cama, peço pra Alexa ligar :D
Zanac_Compile
Comentei se comparar um áudio depois do outro. Agora fiz isso, realmente pode não ser a mesma.Mas não exagera, são muito parecidas. Tu acha que nem de longe se parecem.... achei quase igual, inclusive a entonação. Se duvidar só ajustaram a frequência da voz para ter uma sutil diferença.
Paulo Norberto
Nem de longe é a mesma voz, a única semelhança é que são vozes femininas e para por aí...
Zanac_Compile
Mas é a mesma voz da SIRI, acho que é um serviço genérico que a APPLE contratou e agora a AMAZON também. É a mesma voz.
Paulo Norberto
Já foram homologados faz um tempo, me parece, só nunca deram as caras
Marcos Soares Santos
Bixbye bye
Cristina Nascimento
Vai ver é a voz dela mesmo, rs.
Mickão
Vim comentar isso mas um like aqui já foi o suficiente.
Caleb Enyawbruce
Caramba a voz da Alexa em pt-br me lembra a voz da Brigitte do podcast 1986.
Gabriel Leontine
Tomara que a Amazon traga os Fire tablets with Alexa para o Brasil
Higo
Enquanto isso, a Bixby...
Rudimar Serves
Estou fazendo várias coisa com a minha Echo Dot, inclusive comando a iluminação da minha sala. Uso lâmpadas e fita led da Philips. Mas somente em inglês, aí só eu consigo usar adequadamente. Como quero isso em português!
Rudimar Serves
Vou tentar passar um e-mail ou até pelo 0800. Pois já sou Beta Tester da Apple!
Leonardo Feelckins
a voz da alexa em português é linda!
Paulo Norberto
Sim, apesar de o questionário ser bem simples e eu ter sido aprovado minutos depois de responder, mas receber o convite pelo e-mail (o primeiro que a gente recebeu) parece até agora ter sido bem aleatório.
Felipe T
Acho difícil ser aleatório, ainda mais que vc tem que responder um questionário para ai sim ser aprovado ou não para o teste
Paulo Norberto
DEMAIS! As mais baratas que achei eram R$ 1.200,00 o kit com 3 lampadas. Mas quero pesquisar mais, quero umas pra funcionar tanto com a Alexa como com o Home Kit da Apple, a Philips Hue foi a primeira que achei que fazia isso, confesso que depois não pesquisei mais sobre outros modelos e tals. Siiim, to brincando um pouco com a Alexa no iPhone enquanto o echo não chega, mas quero que ele chegue logo 😜😜
Felipe T
Kkkkkkkkk Eu tbm to bem ansioso, até agora to surpreso com o convite, essas lâmpadas são cara abeça, tem umas da xiaomi que são bem mais baratas e tbm das sonoff que já to de olho, mas a amazon ta liberando os recursos aos poucos, o app mesmo n tem muita coisa pra configurar, mas já pra brincar perguntando coisas para ela
Paulo Norberto
KKKKKKKK! Pense num geek que tá empolgadíssimo com essa oportunidade!! Já to pensando em comprar as lampadas da Philips Hue e automatizar toda a casa! Kkkkkkkkkkkkk! Espero receber o código de rastreio logo, pq a animação tá a mil por aqui 🤣🤣😜
Felipe T
Eu recebi o convite no dia 12 e só enviaram o email com o código hj por volta das 21 hrs, eu até pensei que a Amazon tinha desistido do envio kkkkk, então no seu caso devem te enviar esse semana ainda ou começo da que vem, o modelo eles não disseram exatamente qual é, mas desconfio que seja o Echo normal mesmo, aquele que fica entre o Dot e o Plus, a impressão que tenho até agora é que estamos entrando numa sociedade secreta auhsuahsa
Paulo Norberto
A Amazon escolheu aleatoriamente
Paulo Norberto
Tá aí, ainda não recebi meu código de rastreio. Deve ser por que eu recebi o convite mais tarde (sexta-feira) enquanto a maioria recebeu lá pelo dia 11? Você sabe qual modelo estão te enviando ou só quando chegar?
Daniel R. Pinheiro
Bem que poderia ter a voz da Cortana, já que elas são "parceiras". É bem mais natural.
Felipe T
Também estou no beta da Alexa e já recebi o e-mail com o link para baixar o APP no Android e tbm enviaram o meu código de rastreamento, eles estão enviando direto do EUA através do DHL Express, tem previsão de chegar nos próximos 5 dias
Rudimar Serves
Como faz para ser Beta Teste? Eu tenho já uma Amazon Echo Dot e uma Fire TV Stick. Se alguém souber como faz para participar desse programa, me informar, please!
pedrowillyam
Eu sou tão fã da Amazon, bem que eles poderiam ter me incluído nesses testes e me oferecido um Echo de graça para compensar a minha devoção. Kkkkkkk
Junior Sousa
Cara, apesar de alguns tiques robóticos, a voz da Alexa em português é bem agradável de se ouvir
Silvio Ney
Só esperar o IFTTT atualizar pra aceitar a integração em português também :P
Ward'z de Souza
Eu uso a Alexa US no Fire TV Cube desde fevereiro, e tive que baixar o app dela no apk mirror, mas ele atualiza normalmente pela PlayStore.E de 3 semanas pra cá, o app já demonstrava esse nível de português nos menus. Entretanto, nem sonhava que a Alexa fosse ser mesmo lançada aqui. 😂 😂 😂YEAH!