Início » Web » 10 dicas para usar na Netflix

10 dicas para usar na Netflix

Vejas dicas para mudar a sua forma de usar a Netflix e fazer a mensalidade valer a pena

Por
21/03/2019 às 13h02

De dois em dois anos o preço da Netflix aumenta, diariamente o catálogo muda (com títulos entrando e saindo) e você já deve ter ficado em dúvida se vale a pena usar o serviço de streaming ou se deveria experimentar outros como o Amazon Prime Video.

Separamos aqui algumas dicas para tornar sua experiência na Netflix melhor. No meio do texto você vai encontrar links para outros tutoriais preciosos; vale a pena testar.

jeshoots-PIPOCA-unsplash

1. Será que tem na Netflix? 🤔

Sempre que alguém recomenda um filme ou série, a primeira coisa que a gente costuma a fazer é procurar na Netflix. Fazer isso pelo controle da TV pode ser um pouco demorado. Recomendo usar computador ou smartphone (se você tem o aplicativo).

Buscar direto na plataforma pode ser insatisfatório. Às vezes, você só tem o nome do filme em inglês e fica na dúvida se tem ou não o título mesmo, ou se digitou errado.

É comum também perder um tempo considerável observando a grade de miniaturas da Netflix, e ficar paralisado sem saber o que escolher para ver. Mas, esses dias acabaram!

Veja só:

Há vários sites que tentam entender o catálogo de programas de TV, séries e filmes da Netflix, mas recomendo fortemente o JustWatch. Além de destacar os lançamentos e filmes mais populares de vários serviços de streaming, permite criar uma Wishlist mista com filmes da Netflix, da Google Play Store, do iTunes, do Amazon Prime Video e etc.

Just Watch

Ha! E a sua principal função é a busca, que revela se de fato “tem o filme na Netflix”. E, se não tem, onde você pode encontrá-lo para alugar o título ou assistir em outro lugar.

Tem, mas só tem nos Estados Unidos…

2. Eu acho que já vi tudo… 📺

Por mais que o catálogo da Netflix seja finito (esse total gira em torno de três mil, no Brasil), as prateleiras se renovam o tempo todo. É um entra e sai de novos filmes e séries todos os dias. Certamente, tem alguma coisa que você não viu. Uma dica que ajuda a encontrar algo para ver é desbloquear categorias ocultas usando o navegador.

A Netflix exibe alguns gêneros como comédias, dramas, romance, ação e outros na interface do app, mas há centenas de outros sub-gêneros que não ficam destacados.

Você pode pesquisar procurando o código para cada subgênero ou usar uma extensão do Chrome para acessa-los. Saiba como acessar as categorias ocultas da Netflix.

3. Faxina no histórico (dedo-duro) 🧹

Você pode excluir de seu histórico seus momentos de fraqueza, nostalgia, bobeirol ou do que quiser chamar para evitar qualquer chance de passar uma vergonha na frente de outras pessoas (ou de receber sugestões baseadas nele). Ao apagar do seu histórico filmes e séries que não tem muito a ver com você, isso vai melhorar as recomendações.

É o histórico também que dedura se alguém está usando a sua conta sem autorização. Você pode investigar seguindo essas e outras dicas e derrubar essa turma do seu perfil.

4. Coloque um freio na maratona ✋

Você não precisa deixar o próximo episódio da série na reprodução automática. Depois de começar, é difícil parar. Sabemos. Se achar que seus hábitos em relação a Netflix estão ficando fora de controle, você pode pôr um fim nisso mudando as configurações.

  1. Vá para a página da sua “Conta”;
  2. Clique em “Configurações de reprodução”, na seção “Meu perfil”;
  3. Desative a opção “Reproduzir o próximo episódio automaticamente”;

Desative a reprodução automática para cada perfil. O que significa que você pode continuar suas atividades, mas desativá-las para a conta de seus filhos por exemplo.

Netflix Windows10

Falando em crianças…

5. Tá sem internet? (download de filmes) 🤳

Mas, não está sem luz! A boa é fazer download de filmes clássicos que você gostaria de ver e deixar de stand-by. Se você tem um notebook com uma bateria de boa duração, pode até curtir um filme offline quando estiver sem energia, e esperar se normalizar.

A Netflix permite que você baixe alguns conteúdos (não todos) para assistir quando estiver em trânsito (no smartphone ou tablet) ou nessas situações em que falta conexão inesperadamente. Saiba como baixar filmes e séries da Netflix para ver sem internet.

6. Ninja do notebook (atalhos de teclado) ⌨️

Se o notebook é a sua tela principal para ver Netflix, alguns atalhos de teclado são úteis.

charles-netflix-unsplash

Esses atalhos funcionam em navegadores de internet (não no aplicativo do Windows).

  • Espaço – Assistir/Pausar
  • Enter – Assistir/Pausar
  • F – Tela inteira/cheia
  • Esc – Sair da tela inteira/cheia
  • Seta para a esquerda – Voltar 10 segundos
  • Seta para a direita – Avançar 10 segundos
  • Seta para cima – Aumentar volume
  • Seta para baixo – Diminuir volume
  • M – Alternar mudo

7.  Sempre em Full HD (ou 4K) 🤩

A maioria dos títulos estão disponíveis em alta definição (HD) — ou superior — e serão reproduzidos automaticamente nessa qualidade se o seu plano de assinatura e banda da Internet permitirem. Se você tentar assistir em HD ou Full HD e a qualidade da imagem não estiver em alta definição, pode ser preciso ajustar configurações.

8. Adeus, cartão de crédito 💳

Por muito tempo, para pagar a Netflix, foi preciso usar cartão de crédito, o que nem todo mundo tem por opção — algumas pessoas usam apenas débito. Hoje, a situação é diferente: você pode pagar o serviço de streaming usando alternativas como cartão de débito, débito em conta corrente e por cartão pré-pago (que no fim das contas, se converte em uma opção de boleto bancário, dependendo de onde você compra).

9. Netflix Party (para assistir juntinho) 🥳

A Netflix Party é uma extensão para Chrome que permite sincronizar players de vídeo e assistir à Netflix remotamente com amigos. Ou seja, dar o play ao mesmo tempo! O plugin simula uma noite de cinema com alguém especial a longa distância. Além de combinar a reprodução de vídeo, adiciona bate-papo em grupo para os convidados.

Há maneiras de sincronizar também via Android e iOS (iPhone), com o app Netflix Rave.

joanes-andueza / Apple TV / Netflix / Unsplash

10. Do seu jeito (mude a fonte e cor das legendas) 🔍

Nem sempre o estilo da legenda é o que mais agrada. Às vezes, o tamanho da fonte é muito pequeno. Ou, em alguns casos, se confunde com a cor do fundo da cena. É fácil aumentar o tamanho da fonte da legenda, mudar o estilo das letras, configurar as cores e o sombreamento e até deixar a legenda transparente na tela que você usa.

Bônus: sem anúncios ou trailers (teste) 🛑

A Netflix andou fazendo um teste que se resume em exibir anúncios de seu próprio catálogo entre os episódios de séries. Ou seja, quando você acaba de ver um episódio, uma recomendação em tela cheia de outra série ou filme baseada no seu histórico vai interromper a sequência com imagens e trailers. O teste está ativo com uma parte dos usuários, mas já deu as caras no Brasil. A boa notícia é que você pode ficar fora disso.

Mais sobre: