Início » Aplicativos e Software » Opera para Android agora vem com VPN

Opera para Android agora vem com VPN

Depois de fase de testes, modo de VPN chega à versão final do Opera para Android

Emerson Alecrim Por

Depois de pouco mais de um mês de testes, o Opera para Android passou a ter, oficialmente, uma função de VPN. O recurso estava disponível no Opera Beta desde fevereiro e, agora, chegou à versão final do navegador, mais precisamente, ao Opera 51.

Opera para Android com VPN

Para quem está por fora do assunto, uma VPN (Virtual Private Network) camufla o IP do seu dispositivo usando o endereço de um servidor, fazendo a conexão parecer ter origem em outro lugar. A própria Opera Software ressalta que, como a conexão é criptografada (com algoritmo de 256 bits), a VPN acaba sendo útil para proteger os seus dados em redes Wi-Fi de aeroportos, cafeterias e hotéis, por exemplo.

A companhia também destaca que a VPN integrada ao navegador é gratuita, não requer registro e não retém nenhum tipo de dado que trafega pelos servidores do serviço.

Ativar o modo de VPN no Opera é um procedimento rápido. Basta ter essa função habilitada nas configurações do navegador e tocar no ícone correspondente, à esquerda da barra de endereços, para ativá-la ou desativá-la.

Opera 51 para Android

O Opera 51 para Android está sendo liberado gradativamente na Google Play Store. Para quem já tem o navegador instalado no smartphone, basta aguardar a atualização.

De acordo com a Opera Software, a nova versão do navegador também traz pequenas melhorias, como inicialização mais ágil, aprimoramento do recurso de rolagem rápida de tela (permite ir ao início ou final da página com um toque) e suporte a uma API para conversão de voz em texto (speech-to-text).

Vale lembrar que o Opera para desktops também tem um modo de VPN, desde 2016.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Starkwal

Ja se foi o tempo que a China lançava produtos inferiores, tirando as cópias os chineses estão começando a super até os japoneses.

DDR31600Mhz

Se ta conectado a alguma VPN o risco é o mesmo

DDR31600Mhz

É xenofobia sim, não tem qualquer relação com o produto, aqui mesmo nesse tópico as questões estão todas ligadas a integridade dos dados não ao bom funcionamento da VPN, o pais que espionou lideres mundiais e grande empresas que nós temos dados comprovados foi os EUA 22

DDR31600Mhz

É xenofobia sim, não tem qualquer relação com o produto, aqui mesmo nesse tópico as questões estão todas ligadas a integridade dos dados não ao bom funcionamento da VPN, o pais que espionou lideres mundiais e grande empresas que nós temos dados comprovados foi os EUA

paulo yan

Fujo do Opera desde que foi vendido. Falando nisso, como anda aquela versão super moderna, que era basicamente um SO em forma de navegador? Acho que Opera Neon o nome.

Michael Loeps™

Eu não vejo como xenofobia, o preconceito é com o produto chines, não com o chines, e a não tem o mesmo peso com os EUA pq na China o backdoor é institucionalizado, os EUA não é um anjo, mas pelo menos varre pra debaixo do tapete.

VolksW4GNER

A china sempre teve esse estigma de que fabrica produtos inferiores, principalmente por terem um preço mais competitivo que os EUA, isso não é de agora.

Daniel R. Pinheiro

Sou um pouco leigo nesse assunto, mas aproveitando o embalo, alguém poderia me dizer se aquele app que conecta automaticamente ao DNS da CloudFlare sofre desse risco de free VPN's?

Obs.: Nas configurações ele se mostra conectado ao VPN do aplicativo (1.1.1.1).

Baidu feat MC Brinquedo

O pessoal daquela marca de celular (que não pode ser pronunciada) tá mandando kilos e kilos de dados para o governo chinês e nem se importa.

DDR31600Mhz

Não importa se é chinesa ou não, toda VPN free você é o produto, ou vc acha que só porque não é chines é bom?

Não sei o que ta acontecendo que está virando uma onda de xenofobia com chineses nos grupos de tecnologia, que não vejo os caras tendo com os EUA por exemplo, mesmo com as praticas iguais, será que não fui impactado porque não to no circuito das fake news de Whatsapp?

Credulos

Só vale lembrar que o navegador pra desktop ja fornecia VPN gratuita muito antes do grupo Chines adquirir....Mas de fato não existe almoço grátis, se o serviço é gratuito o produto é você.. Mas continuarei usando o Opera como meu navegador principal no desktop, agora serviços bancários prefiro fazer em um terceiro, ou app do iOS. No mais minhas infos das redes socias não tem nada que me incomode caso vaze.

Baio-kun

tbh não da pra confiar muito em provedor também.

Baio-kun

Cuidado que se você repetir essas palavras 3 vezes na frente do espelho vai summonar um espião chinês.

Keaton

Desde que o Opera foi comprado pela aquela empresa chinesa que tem práticas pra lá de obscuras, eu não uso mais softwares da Opera nem me pagando.

Capitão Caverna

Falando em empresa chinesa, viram que a Nokia tá enviando dados dos usuários pra servidores chineses?

Exibir mais comentários