Início » Jogos » Microsoft pode lançar versão do Xbox One S sem entrada para disco em maio

Microsoft pode lançar versão do Xbox One S sem entrada para disco em maio

Os jogos do Xbox One somente poderão ser baixados da loja online da Microsoft

André Fogaça Por

Aparentemente a Microsoft está preparando uma versão do console Xbox One S que não será equipada com um leitor de discos, colocando assim mais um prego no caixão do Blu-ray. Com provável nome de Xbox One S All-Digital, a variante do videogame deve chegar ao mercado no dia 7 de maio deste ano.

De acordo com a imprensa americana, o lançamento deste modelo trará um HD de 1 TB e já virá com alguns códigos para que o jogador baixe três games diretamente da loja online da Microsoft: Forza Horizon 3, Sea of Thieves e Minecraft. O rumor ainda aponta que este será o modelo mais barato de toda a linha do Xbox One, já que a ausência de um leitor de discos significa menor quantidade de peças internas que são fabricadas.

A adição deste modelo na linha de consoles da Microsoft deixa claro que a empresa ainda não está confortável com a ideia de remover a mídia física por completo. O curioso é que este movimento acontece pouco tempo depois do fim da produção de players de Blu-ray da Samsung e deixa quase que apenas os consoles como tocadores nas casas.

Se o lançamento realmente acontecer em maio, o Xbox será o primeiro console da atual geração que desiste por completo de discos ou fitas. Outro videogame que chegou a tentar uma versão sem entrada para mídia ótica foi o PSP Go, mas ele não vingou e mesmo sem o disco (chamado de UMD neste portátil da Sony), ainda existia a entrada para o famigerado Memory Stick, formato de cartão de memória proprietário da empresa japonesa.

Com informações: Windows Central.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Baio-kun
Cara, não sei que jogos que você ta jogando que tem 25 gb, mas a maioria dos lançamentos AAA tá chegando perto dos 100 gb. Inclusive é difícil de achar algum jogo AAA que ocupe menos de 50 gb hoje em dia por causa das texturas em 4k.
Ivonaldo
Acho que a ideia até interessante se os tais SSDs viessem apenas com o tamanho exato que o jogo ocupa.Sendo assim, daria pra baratear o preço, pois não usariam tantos módulo de memória como usam em SSDs de 250,500GBOu seja, não precisariam vender um SSD caro de 120GB ou 250GB contendo um jogo de 25Gb somente.Talvez os "cartuchos"/SSDs teriam apenas alguns GB a mais pra acomodar possíveis updates e patchs de correção.Alguns seriam um pouco mais caros do que a maioria pois ocupariam mais de 100GB, como os games da Rockstar por exemplo.Olhando bem, sempre foi possível usar esse método pros jogos atuais, mas referiam aderir ao bluray por questões de mercado e não porque seria mais barato que usar uma tecnologia similar a SSDs como mídia física.
Ivonaldo
Eu tô interessado em comprar esse modelo somente pra assinar a Xbox gamepass.
brazlocateli
Espero que a Sony não faca o mesmo, discos geram concorrência e menores preços!
Baio-kun
digita ai ssd 120gb no ebay ou aliexpress
Caleb Enyawbruce
Meu Deus, pq não chamar simplesmente de “Xbox One D”? Essa gente adora complicar as coisas...
Felipe Teodoro
Que SSDs são esses que custam pouco mas de 20 dólares?
LekyChan
pois é, midia fisica fazia sentido quando os jogoes não eram atualizados nem recebiam DLCs, hoje em dia que no fim é tudo Online, eu só compro fisico se o preço tiver mais barato que o digital
LekyChan
vai se chamar Xbox One S All Digital
LekyChan
oque no brasil daria uns 100 reais a mais, levando em conta hoje que um jogo ta por 250~300, ele iria para 350~400, e poderia dizer adeus aos jogos por 20 reais em promoções
Eduardo Braga
Nem com um HDD fariam isso. Olha a diferença de preço entre um SSD e um disco Blu-ray. Tem nem o que falar.
Eduardo Braga
Pois é...
Caleb Enyawbruce
Isso em midia baratissima. Imagine em um SSD!!
Marcos
Jogos de console tem o fator revenda. Eu compro de segunda mão, zero o jogo e revendo praticamente pelo preço que paguei. Jogos de PC, mesmo mídia física, tu usa o serial uma vez e já era, não tem como revender.
Baio-kun
Encareceria, mas não seria ao ponto de dobrar o valor. SSDs de 120 gb já tão custando pouco mais de 20 dólares pra consumidor final.
Saotome Ranma
p0h4 soh 1tb d disco?!?tem jogo q gasta sozinho 100gb d espaço M$!!!
Hemerson Silva
KKKKKK tá louco é? custaria uma fortuna cada jogo, os 60 dolares de lançamento se transformariam no mínimo no dobro.
Hemerson Silva
Por mim tanto faz kkk tenho Xbox One S e nunca usei 1 vez sequer o leitor (apenas para teste, mas para uso mesmo, nunca), dá pra comprar tranquilamente os jogos na Store. Agora, pra mim que tem internet rápida, compensa, mas pra quem não tem acesso a altas velocidades, aí já causa um problema.
Baio-kun
AAA já custam uma fortuna. 60 dólares no lançamento é bem caro.
Baio-kun
Porque não?
Baio-kun
Nop, SSDs de 120 gb já tão custando pouco mais de 20 dólares pro consumidor final, se for em quantidade b2b custaria ainda menos.
Anayran Pinheiro
Ou simplesmente tirar toda a loja online, né? Quem tem wii hoje em dia está sofrendo, porque ela não tem mais acesso ao Nintendo Wi-Fi shop, hahaha! Aí só transformando o videogame em um aparelho para rodar custom apps, e aí ter acesso aos jogos.
joaoserpa
Cara, tenho Xbox e troco jogos com amigos tranquilamente, inclusive já comprei jogos usados diversas vezes. Durante a apresentação do Xbox em 2013, eles até tentaram lançar essa ideia, mas foram massacrados pelos consumidores e desistiram.
Franco Luiz
O ultimo que peguei foi em blue ray instalou rapido mas 2 dias dps veio atualizaçao de 40 gigas ..... ai meio q n fez sentido nenhum eu ter pego midia fisica
Leandro Amaral
Isso já acontece com jogos em quem os direitos, por exemplo, de músicas não originais expiram.
Caleb Enyawbruce
Ja estamos refens disso faz tempo. Mesmo usando mídias físicas precisa-se de internet (isto é, dos servidores das empresas) pra varias funções. E a tendência é aumentar cada vez mais. Não tem pra onde correr...
LekyChan
pelo menos no Steam vc ainda pode fazer isso
LekyChan
faz um tempo que comprei Mad Max fisico, vieram 4 DVDs de instalação e o serial que veio nada mais era do que um código para resgatar o jogo no Steam. De inicio até tentei instalar pelo DVD, mas a demora em carregar os arquivos já do primeiro me irritou e mandei a steam baixar o jogo mesmo, oque acabou sendo muito mais rapido.
LekyChan
eu compro o mais barato, afinal no fim das contas mesmo a mídia física simplesmente vai instalar o jogo no HD do console e servir de serial para rodar o mesmo.
Eduardo Trindadde
Se isso acontecer acredito que a empresa disponibiliza um tempo para você baixar os jogos já comprados, como aconteceu com outros serviços online .
Eduardo Trindadde
Já no XBOX 360 não comprava mais mídia física. Muito melhor, não preciso levantar para trocar o disco, não risca, não ocupa espaço e fora que agrega valor ao console (com jogos no HD) quando vendido.
Leumas Ninguém
Seria bom como os cartuchos do Switch, porém são caros demais
Leumas Ninguém
Mídia digital pra mim só tem vantagens quando está mais barataEu uso o PS4, então compro mídia físicaPra vender, emprestar e trocar é uma maravilha
Leumas Ninguém
Nao
Eduardo Braga
Eu tenho muito medo de passar a comprar digital. Imagina se um dia a empresa falir, ou simplesmente tirar um jogo da loja?
Caleb Enyawbruce
Com certeza. É mais provável não encontrar jogos em versão física... A grande maioria dos indies, por exemplo, nem são lançados em mídia física.
Caleb Enyawbruce
Que isso, bicho?! Imagine o preço de um jogo físico nesse caso... Uma fortuna!
Eduardo Braga
Isso acontece com o PS4 também?
Eduardo Braga
Pra vir um SSD na caixa do jogo? Tá doido né...
Felipe Teodoro
Vc registra o jogo e ele fica atrelado a sua conta, cada cd do Xbox one tem um código unico, ou seja, ele so vai rodar na sua conta, mesmo se vc emprestar o cd para alguém ele não vai funcionar, pq o sistema vai indentificar que aquele cd já tá atrelado a uma conta.
Felipe Teodoro
Assim cada jogo iria custar somente algumas centenas de dólares, ele usam o blu-ray pq é uma mídia barata.
Baio-kun
Seria bom se ao invés de matar a mídia física matassem só os blu-rays e começassem a usar ssds como mídia física. Mais rápida a leitura, mais compacto, não é mecânico, e é regravável. Nem precisaria instalar o jogo no hd/ssd interno do console, rodaria direto desse ssd externo.
wuhkuh
Deveriam a ter feito isso a tempos, que fizessem que nem a industria mobile com tablets, 3/4G são opcionais
johndoe1981
Como vai emprestar ou revender jogo de PC em mídia física, se a chave de ativação é única? Isso só vale pra jogos antigos, que ainda não exigiam chave pra ativar.
johndoe1981
É uma opção bem interessante pra quem só compra ou assina jogos digitais. Aliás, poderia chamar esse modelo de Xbox One D, pra realçar que é uma versão exclusiva pra mídia digital, e por seguir a lógica de nomenclatura dos Xbox One "S" e "X".
Franco Luiz
Eu sinto falta me economizava tempo de download o problema q hj em dia tu compra um disco e tem update de 80 gigas
Franco Luiz
Se baratear legal , vai vale a pena ja que muita gnt so compra digital hoje em dia
Leandro Amaral
Tá atrasado ein kk https://www.xbox.com/pt-BR/...
Overmind
Famoso Game Pass
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Eu perdi vários jogos de PS2 e PS3 emprestando pra amigos que nunca devolveram, agora os poucos jogos em mídia física que tenho não empresto nem pro meu irmão. :D
ricms
Mas todos os jogos da biblioteca estão disponíveis online?
raphaela1
Em paralelo acredito que a MS vai criar um modelo de assinatura nos moldes da EA Access, por um número X de jogos por X reais mensais
Willguevara
O problema com o fim da mídia física é que irá acabar a era que podíamos emprestar e vender nossos jogos.
raphaela1
Acho que demorou demais para largarem a mídia física, o PC já abandonou faz anos e ninguem sente falta