Início » Jogos » Google Stadia promete streaming de jogos 4K em conexão de 30 Mb/s

Google Stadia promete streaming de jogos 4K em conexão de 30 Mb/s

Boa velocidade de internet é importante, mas o Google diz que também está de olho na latência da conexão

André Fogaça Por

O Stadia soa como uma evolução interessante para o mundo dos games, mas fazer streaming de algo interativo é sinônimo de necessidade de internet generosa. O Google afirmou nesta quinta-feira que a plataforma de jogos da empresa precisará de uma conexão de 30 Mb/s se você quiser jogar em 4K com 60 quadros por segundo.

A afirmação vem de Phil Harrison, vice presidente e gerente geral do Google, responsável pelo projeto do Stadia. Durante o primeiro estágio de testes, que aconteceu em parceria com a Ubisoft e que levou Assassin’s Creed Odyssey para rodar diretamente do Chrome, a necessidade era de uma conexão de 25 Mb/s.

Harrison contou à imprensa internacional que 25 Mb/s é o mínimo que se espera, em uma conexão dedicada apenas para o game e que pode demonstrar oscilação durante a jogatina. Colocar o requisito mínimo para 30 Mb/s dá mais folga, mas certamente é interessante ainda mais para quem divide a conexão com outras pessoas – basicamente todo mundo.

“Eu sei que (o Stadia) não vai chegar para todo mundo e eu respeito que algumas pessoas ficarão frustradas por conta disso. Mas suspeito que algumas destas pessoas não contam com uma ótima experiência com o YouTube, eles podem até ter uma experiência boa com o Netflix atualmente. A boa notícia é que a internet continua a crescer em qualidade e alcance”, comentou o executivo.

“Portanto, há uma maré crescente que eleva os barcos, com o 5G ajudando potencialmente a equação no futuro”, complementa.

O controle também ajuda

Outro problema que pode e certamente vai afetar a experiência de jogo é a latência, que é o tempo em que um comando executado pelo jogador leva para chegar até o servidor, ser processado e voltar em informação visual no game. Harrison diz que há uma série de melhorias e inovações que acontecem dentro dos servidores do Google, junto de parcerias com provedores de internet e que devem mitigar essa questão.

Outro ponto que ajuda é o controle ser ligado diretamente na rede sem fios do usuário, diminuindo o caminho entre o comando e o servidor. Deixar o Bluetooth de lado neste ponto ajuda muito, já que a conexão direta evita um intermediário (que já é conhecido por ser lento) entre o jogador e o servidor.

Com informações: Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Holtermann

É uma ótima idéia! Talvez não tenham pensado nisso ainda!

Porto Velho

Duvido nada colocaram adsense no meio dos jogos.

Paulo Sodré

Sim. E já está tudo pronto. Eles só anunciaram depois de tudo pronto. E aliado a isso, foi criado tbm o Stadia Game Studio Enterteiment, que vai produzir os jogos exclusivos da plataforma.

Keaton

Pois é... o hardware fica defasado em anos também. vai precisar atualizar uma vez a cada ano, em média.

Keaton

Problema que o investimento em hardware vai ser imenso.... :I

RSF

5 anos

johndoe1981

Press X to pay doubts

Marcos Vinícius

2 Anos

phsodre

Sobre onde são rodados: Direto no hardware dos servidores do Google. Eles explicaram sobre o hardware dedicado só para o Stadia, coisa bem parecida com o hardware de PC Gamer que já conhecemos, só que em larga escala.
Sobre o lucro: A Google pode dar jeito colocando anúncios dentro do jogo, ou fazendo assinatura como já existe com a PS Now, nos mesmos moldes da Netflix, que na verdade é o mais provável!

HIMEM.SYS

Bom, se realmente esse moda colar... Eu aposto que haverá propagandas direcionadas dentro dos games. Anunciantes poderão inserir objetos, cartazes ou publicidade virtual direcionada dentro do ambiente do jogo.... Ex, vc esta andando na rua em GTA, e ter um outdoor de uma pizzaria aí da sua cidade com o telefone real dela... ou algo assim...

Souza

Quem vamos enterrar primeiro: Stadia ou xCloud?

JK

Se é assinatura se paga com o tempo, empresas não enxergam investimentos como algo que se paga em dois meses, e sim em anos. O que eles investiram agora provavelmente só passa a dar lucro uns anos dps.

leoleonardo85

No inicio vai dar muito errado isso, mas logo que alguém encontrar o caminho certo a coisa vai que vai, mas isso não vai acontecer no primeiro ano.

tuts

Eu acredito que vá dar certo, mas no começo vai flopar.

Erisdan Maciel

Uma coisa que eu aprendi foi a gerenciar as expectativas com qualquer coisa.

Exibir mais comentários