Início » Celular » Quanto maior a abertura da lente da câmera melhor ela é?

Quanto maior a abertura da lente da câmera melhor ela é?

A abertura da lente tem impacto significativo no resultado das capturas. Mas, às vezes, pode ser confuso entender

Por
25/03/2019 às 16h28

Já vimos aqui que um celular cuja câmera ostenta muitos megapixels não necessariamente tira melhores fotos. Outro mito comum que ajuda a vender — ou empurrar — modelos de smartphone com supercâmeras é a abertura da lente.

Será que, quanto maior, melhor? A resposta curta é: não.

As lentes das câmeras tem impacto significativo no resultado das capturas. Mas, às vezes, pode ser confuso entender as letras, pontos e números como f/1.8, f/2.0 e f/2.2…

Vamos para a resposta longa para entender, porque há casos e casos.

dan-gold-camera--celular-unsplash

O que é abertura da lente da câmera?

A grosso modo, podemos definir que a abertura da lente da câmera é um buraco pelo qual a luz passa até o sensor. Quanto maior a abertura for, maior é a entrada de luz.

Ao buscar esse tipo de informação, você vai encontrar siglas que começam com a letra “f” (que diz respeito à distância focal) seguida de fração (inversamente proporcional).

Como ler isso?

A letra “f” é sempre seguida de um número (o primeiro), que é inversamente proporcional à abertura da lente (o segundo). Quanto maior é o primeiro número, menor a abertura (íris).  Se ficou confuso essa imagem vai ajudar a entender:

Abertura da Lente - Pexels

Qual a relação disso com a profundidade de campo?

A abertura também tem impacto em outros aspectos como a profundidade de campo. Em números, quer dizer que lentes com aberturas menores captam profundidade de campo maior. Quanto maior a abertura, menor é a profundidade de campo. “f” expressa com exatidão o tamanho da abertura da lente em relação à distância focal.

Isso significa que uma foto que for registrada no mesmo local, com a mesma luz e no mesmo horário, pode ter um resultado totalmente diferente a depender da escolha da lente.

Se o seu objetivo é destacar um assunto (uma pessoa, um objeto, um detalhe) é interessante diminuir a profundidade de campo (abertura maior) e deixar o foco só no que interessa. Se seu objetivo é mostrar todo o ambiente, aumenta-se a profundidade de campo (abertura menor) e tem-se uma imagem em que o foco está por todo canto.

Foto: Paulo Barba / Tecnoblog

Foto: Paulo Barba / Tecnoblog

A abertura de lente maior causa uma profundidade de campo mais rasa: objeto focado, fundo desfocado. Se a abertura da lente for menor: o fundo vai ficar com mais nitidez.

E a velocidade da lente?

A abertura da lente também influencia na sua velocidade. Se uma lente tem uma “abertura máxima” maior, é mais rápida que uma com uma “abertura máxima” menor.

É preciso fazer algumas contas. Uma lente com uma abertura menor precisa capturar mais luz e por mais tempo. Se o objeto está em movimento, torna-se um problema: borrão.

Mas a lente com abertura menor também tem sua utilidade. É capaz de causar efeitos como deixar o rastro do movimento (fotos esportivas) ou  brincar de “desenhar com a luz”.

dimon-blr-foto-esporte-unsplash

Por outro lado, para capturar fotos em ambiente de pouca luz, é preciso uma abertura de lente maior, capaz de deixar mais luz entrar e tornar a foto “clara” mesmo no escuro.

Em resumo…

  • Se você tem uma abertura de lente maior: mais luz e mais rapidez.
  • Se você tem uma abertura de lente menor: menos luz, mais lenta.

Qual delas usar?

Nos celulares, você vai encontrar o “modo retrato”. Ele cria um efeito (que era mais comum de ser ver em fotos de câmeras DSLR) de profundidade de campo. Isso pode ocorrer usando dois sensores na câmera do celular ou simulando com um software.

Isso é nada mais do que um modo de foto que destaca o assunto (no caso, a pessoa) e “desfoca o fundo”. O resultado com software é bem semelhante, mas não é o mesmo.

São os aparelhos com a famosa “câmera dupla” (ou com três, quatro, cinco, infinitas câmeras…). Nesses casos, basta você escolher o modo mais adequado que o celular vai trabalhar com a câmera correta, usando maior ou menor abertura de lentes para a foto.

A câmera também pode detectar automaticamente as condições de iluminação do ambiente e fazer as adaptações necessárias antes do clique em fotos diurnas ou noturnas.

Se o seu aparelho só tem um câmera ou você está interessado em selfies, pode buscar uma abertura de lente maior para a câmera frontal, se quiser desfocar o fundo.

Se quiser ter a garantia de tudo será focado com nitidez na câmera traseira, busque uma câmera cuja abertura de lente seja menor. Em comparação, normalmente, a câmera de selfie tem abertura maior enquanto a câmera traseira tem um abertura menor ou é dupla.

Isso quer dizer que é maior ou menor abertura de lente é melhor? Não. Você só precisa entender como funciona para tirar o melhor proveito de cada uma delas no seu celular.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.