Início » Negócios » Facebook deve perder exclusividade em alguns jogos da Libertadores após críticas [atualizado]

Facebook deve perder exclusividade em alguns jogos da Libertadores após críticas [atualizado]

A Conmebol teria tomado a decisão por questões técnicas e publicitárias envolvendo a transmissão do Facebook

Victor Hugo Silva Por

O Facebook conseguiu um feito histórico no fim de 2018: a transmissão exclusiva de dezenas de jogos da Copa Libertadores para a América do Sul. A cobertura, que deveria beneficiar torcedores, foi alvo de críticas e, após seis jogos, poderá voltar às mãos de emissoras de TV.

De acordo com o UOL, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) retirará a exclusividade do Facebook nas partidas que acontecem às quintas. A decisão teria sido motivada por questões técnicas e publicitárias, após um retorno negativo quanto à qualidade da transmissão.

Atualizado em 27/03: a Conmebol decidiu manter com o Facebook a exclusividade dos jogos das quintas-feiras, mas cobrou melhorias na transmissão.

Copa Libertadores no Facebook

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Com o fim da exclusividade, Fox Sports e SporTV estariam interessados em dividir a transmissão desses jogos. O primeiro estaria em negociações bem avançadas e aguardando apenas um direcionamento interno para oficializar o acordo, o que pode ocorrer esta semana.

A Globo, proprietária do SporTV, teria chegado a um acordo com o Fox Sports para que os dois canais pudessem transmitir ao menos um jogo cada nas quintas-feiras.

Segundo o UOL, executivos da Globo estão "agradecidos a Deus" por conta da decisão da Conmebol. Eles entendem que, com um jogo a mais nas quintas, o canal poderá vender espaços comerciais que não estavam previstos anteriormente.

Conmebol e Facebook negam mudanças

Ainda que nos bastidores a decisão seja tomada como certa, Conmebol e Facebook garantem que a exclusividade seguirá valendo até 2022. A confederação afirma estar comprometida em levar o futebol a todos os lugares.

"O Facebook, a maior rede social do mundo, tem os direitos exclusivos de transmissão de partidas da Conmebol Libertadores das quintas-feiras até o ano 2022", informa, em nota, a confederação.

"Estamos felizes em colaborar com o Facebook para alcançar o maior número de torcedores, trabalhando para encontrar oportunidades que facilitem essa transição para um novo modo de viver o futebol na era digital", continua a Conmebol.

Facebook

Em nota assinada pelo diretor de parcerias em esportes para a América Latina, Leonardo Lenz Cesar, o Facebook afirma que tem "os direitos exclusivos de transmissão dos jogos das quintas-feiras da Libertadores até 2022".

"Embora mudanças possam gerar alguma resistência, somos corajosos não apenas pelo número de pessoas assistindo à Libertadores no Facebook Watch – mas pela forma como os torcedores estão se reunindo em nossa plataforma para interagir uns com os outros e participar das transmissões", continua a comunicado.

"Seguiremos ouvindo o feedback dos fãs e trabalhando de perto com a Conmebol para oferecer uma experiência de assistir aos jogos altamente interativa e social no Facebook Watch. Continuaremos também a explorar novas formas de aumentar o número de pessoas que têm acesso a esse esporte".

A informação do blog do Eduardo Ohata, no Yahoo, aponta para algo diferente: os executivos da rede social, inclusive os do Brasil, estariam buscando uma emissora de TV para fechar uma parceria pelas transmissões.

Nas duas primeiras rodadas da Libertadores, o Facebook transmitiu seis jogos, incluindo o confronto entre Cruzeiro e Huracán-ARG. Segundo o Olé, a audiência teve pico de apenas 22 mil espectadores simultâneos na Argentina. No Brasil, o número chegou a cerca de 250 mil. O outro jogo de um clube brasileiro foi Athletico Paranaense e Jorge Wilstermann-BOL.

Caso o acordo com Fox Sports e/ou Globo seja confirmado, a Conmebol teria de pagar uma indenização ao Facebook pela perda da exclusividade.

Procurado pelo Tecnoblog, o Fox Sports preferiu não se pronunciar sobre o assunto. Até a publicação do post, não tivemos um retorno do SporTV. O texto será atualizado se a empresa enviar seu posicionamento.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Trovalds

Pra quem tá reclamando da qualidade e de travamentos: tente mudar de navegador. Aqui uso o Chrome por padrão mas pra vídeo ao vivo do facebook não rola. Aqui roda liso no Edge, sem engasgos.

Trovalds

Aqui acontece comigo quando vejo no Chrome. No Edge roda liso e sem engasgos. Não, não sei qual é a lógica.

­­­­­­­­­­­­­­­

Bem que o Youtube podia entrar nessa briga né.

Marks Duarte

Nunca nem vi esse tipo de transmissão.

doorspaulo

Fibra 75/75 Mb.

Qualquer coisa em 1080p no FB, em uma tela maior que 10", fica uma porcaria.

doorspaulo

Não sei como uma empresa do tamanho do Facebook, consegue ter um player de vídeo tão ruim.

Mesmo em 1080p, o bitrate é baixo, deixando tudo pixelado, e o player é pesado demais.

Mentiroso

Facebook e vídeo na mesma linha não combina.

Franco Luiz

Nao sei se é so comigo mas live no Facebook é pesado pra caramba , nao consigo ve em 1080 direito sempre da umas travadinhas , No youtube no canal DAZN eu assisto os jogos numa boa em 1080 só no facebook quando vou ver champions que enche o saco

Jairo ☠️

Seria bom se fosse transmitido pelo YT , pelo menos a qualidade de transmissão é boa , não fica travando , agora foicebook ....pfff

Hemerson Silva

Isso não ocorre, a Globo atrasa o sinal PORÉM a narração, como quase sempre é no estúdio, fica com o mesmo tempo, já que eles narram em cima do delay gerado.

Hemerson Silva

A qualidade é ótima, isso inclui as transmissões do Esporte Interativo. Quem reclama é porque quer assistir em 1080p com internet discada, só pode.

Alisson Santos

Espero que o SporTV não leve, pois para esconder os anunciantes da Conmebol no GC, eles deliberadamente atrasam o sinal, que fica dessincronizado com relação a narração.

Paulo Pilotti Duarte

Você até pensa que é uma boa notícia (dada a tranmissão terrível do Facebook) até que lê: "Com o fim da exclusividade, Fox Sports e SporTV estariam interessados em dividir a transmissão desses jogos. O primeiro estaria em negociações bem avançadas e aguardando apenas um direcionamento interno para oficializar o acordo, o que pode ocorrer esta semana."

É melhor ver travando no Facebook.

[Mas poderia ser ainda pior, poderia ser no EI com comentário do Alê Oliveira

RPB Público

E o começo do fim da TV.

Cameron Poe

realmente, bota uma aba no chrome ou opera, só falta crashar o pc

Exibir mais comentários