Início » Negócios » Correios querem criar "Uber das encomendas" para realizar entregas

Correios querem criar "Uber das encomendas" para realizar entregas

Correios planejam realizar entregas compartilhadas usando funcionários próprios em parceria com empresas privadas

Felipe Ventura Por

Os Correios estão planejando se inspirar no modelo de negócios do Uber Eats, Rappi e iFood; no entanto, em vez de entregar comida, o serviço seria focado em encomendas. A ideia da estatal é se expandir para a área de entregas compartilhadas, usando funcionários próprios em parceria com empresas privadas.

O projeto é descrito pela Folha como "uma espécie de Uber das encomendas" pensado para reduzir custos; os detalhes ainda são protegidos por um termo de confidencialidade.

Os Correios fariam uma parceria com o setor privado, mas o formato ainda não foi definido: a estatal pode fechar acordo com uma empresa que já atue com entregas compartilhadas, ou obter ajuda para criar um serviço novo.

O projeto não deve promover uma terceirização nem contratar pessoas sem vínculo aos Correios; em vez disso, o objetivo é otimizar a estrutura atual de entregadores. Por isso dizemos que a estatal se inspira na entrega compartilhada: o modelo de negócios será adaptado aos seus funcionários e estrutura existentes.

Correios podem realizar testes após estudos técnicos

Os Correios ainda estão nos primeiros estágios desse projeto. Ainda será necessário realizar estudos técnicos e de viabilidade econômica; se for viável, ele entrará em fase de testes em algumas cidades.

A estatal acredita que precisa entrar no mercado de entregas compartilhadas para não perder espaço para a concorrência. Os Correios têm monopólio no envio de cartas e telegramas, mas não de encomendas — área em que também atuam a DirectLog, Transfolha, JadLog, entre outras.

Desde o ano passado, os Correios também vêm testando um serviço de armários inteligentes para retirada de compras. Estes lockers se abrem quando você digita um código recebido pelo celular. É uma ideia já implementada pelas Casas Bahia, Pontofrio e Extra — trata-se do Retira Rápido.

Com informações: Folha.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

G3pp3t0
Já, em inclusive perdi 11 encomendas, 6 delas nacionais, ao longo de 3 anos.
johndoe1981
Tenho tido sorte comprando pelo ebay, recebi duas encomendas em apenas um mês e meio, isso porque moro no Ceará, e tive a sorte de não ser extorquido nem Receita e nem pelos Correios.
Firmino Gomes
deviam fazer um uber lá na maldita fossa de tratamento internacional de curitiba, pras minha muamabas não ficarem 3 meses presas.
Jorge Luis
Os sindicatos não precisam e nem devem acabar. Só precisam convencer seus afiliados de que merecem receber seu suado dinheiro, sem obrigatoriedade.
Keaton
Se os Correios não dão conta do Sedex, que não ofereçam. Ps.: espero que eles lembrem que a idéia do Uber era reduzir o preço aumentando a concorrencia e não aumentar o preço....
Avan
Firefox. Tive que religar o adblock pra poder ler as matérias.
Geraldo Lopes
Curioso que os empresários não abrem mão dos sindicatos patronais... com as 34 federações patronais, sendo 27 estaduais e 7 nacionais e os 1029 sindicatos mais representativos do setor no País, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) forma o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), entre outros. Enquanto isso, milhares de assalariados (trabalhadores), acham um absurdo sindicato de trabalhador e torcem para o seu fim... :( https://uploads.disquscdn.c...
Rafael Moreira
Esse para loja virtual não conhecia. O serviço posta restante também serve, mesmo que não tenha essa opção. Basta que o serviço seja realizado pelos Correios.
Rafael Moreira
São poucos que desempenha um bom papel em favor do trabalhador.
Geraldo Lopes
Interessante... isso não apareceu em nenhum dos meus navegadores (Opera, Firefox ou Vivaldi). Que navegador você usa?
johndoe1981
Tem outro coringa chamado "destinatário ausente", esses é 1001 utilidades.
johndoe1981
Um ou outro ainda faz algo de útil, mas a grande maioria é parasita vivendo às custas de contribuição compulsória. Já fechou um monte após a extinção da obrigatoriedade.
johndoe1981
Não sei quem ainda compra bugigangas em Mercado Livre, pois quase todas as entregas são feitas pelos Correios, cujo frete é caríssimo e demorado.
johndoe1981
Uma vez chegou um senhor num Gol quadrado entregar um produto do Ponto Frio kkkk
johndoe1981
Tenho duas encomendas compradas no ebay que não tem rastreio no Brasil. Se tiver que pagar a taxa de extorsão dos Correios, vão voltar e vou pedir reembolso ao vendedor, ao menos fico só com o prejuízo da cobrança de IOF.Tenho lido muitos relatos de pacotes sem rastreio sendo extraviados, duvido que a estatal vá me devolver os 15 reais caso esses pacotes sem rastreamento sejam socializados por funcionários dos EBCT.
danilo bernardo
eu conheço esse serviço inclusive as lojas do grupo do extra, casas bahia, ponto frio te dão a possibilidade de retirar além das próprias lojas em algumas agencias dos correios, mais o que eu quis dizer é que se eles implementassem esses armários em locais em locais que tem atendimento em um horário estendido, como hipermercados que a maioria funciona até as 22:00 nas capitais ou até conveniências de postos de gasolina que funcionam 24h, facilitaria muito pois a retirada nas agencias acaba tendo o problema do horário de funcionamento em horário comercial, que é justamente o horário que a maioria da população trabalha, e nem sempre tem uma agencia próxima para ir no horário do almoço.inclusive eu já utilizei este método de retirada em lojas no natal, eu realizei a compra no site do extra e realizei a retirado do produto no dia seguinte véspera de natal em uma loja das casas bahia.
Alessandro
Antes de ler o artigo, já estava imaginado os carteiros queimando pneus e tudo mais, pq estão tirando o trabalho dos concursados. Hahahab
Marcos Viana
Ou seja, vão gastar dinheiro pra realizar um estudo e elaborar uma forma de fazer o que eles já deveriam fazer. A propósito 'Uber das encomendas' se chama Loggi.
Antony
Esses são os entregadores das outras empresas de encomenda, Directlog, Jadlog,etc.
Antony
Só deixando registrado que aquele mutirão de empregos que gerou (está gerando na vdd) a fila quilométrica no Anhangabaú, com 6000 vagas, foi organizado por um sindicato.
Esse triprex não é meu !!!
Deveriam retirar a taxa de 15 reais por encomendas importadas . Quebraram o próprio caixa e quem paga a conta e o usuário.
Esse triprex não é meu !!!
😂😂😂😂😂
Cristiano de Oliveira
aqui também nãoa parece isso. :|
alpha042
Aqui quando chove não fazem entrega. Sempre muda o status para "Logradouro com numeração irregular". Aí no dia útil seguinte (se estiver sol) a numeração é corrigida magicamente e a entrega é feita.
AleMouta
Uso adblock mas não acontece comigo.
Renato Oliveira
Muito tri . Não conhecia esse Posta Restante. Geralmente eu pegava no centro de distribuição após as tentativas de entrega sem sucesso (reais ou não).
Zé das Covi
Creio que isso já exista, fiz 4 compras na Netshoes e nas 4 vezes eu recebi de formas bem bizarras, duas vezes veio um cara numa komb bege, outra vez veio uma menina num ford ka e outra veio numa van renault caindo as pedaços, me parece bastante uber isso
AleMouta
Ah que maravilha! Quer lucrar com serviço mas nem consegue entregar uma simples encomenda no meu endereço. Vai fazer pareceria pros terceiros também "serem assaltados" igual acontece com o correio? Correio tinha que ser tombado como patrimônio histórico e ir pra um museu!
Leumas Ninguém
Tudo depende do local memsoMoro no interior de SPRecebo minhas encomendas no prazo e nunca tive problemas com caixa amassada (como já tive em transportadora como TNT, o produto veio inteiro, mas a caixa toda destruida)Nunca precisei do suporte aindaCompro tanta coisa pela internet que virei amigo do carteiro kkkkk
jhoowozl
Mais de um mês que efetuei uma compra e os Correios nao sabem onde a encomenda está, é um absurdo!!! E querem criar outro serviço porco??? Sites de comércio deviam parar de fazer a gente pagar por esse serviço mau feito.
Bruno Cavalcanti
cara.. serviço caríssimo e ineficiente.. uma lástima.é totalmente randômico. As vezes chega, as vezes da endereço insuficiente, as vezes volta, as vezes da destinatário ausente.. as vezes chega amassado, as vezes inteiro.. Só deve ser bom pra quem mora em grandes capitais e olhe lá. Mas posta um Pac de Goiânia pra Manaus pra você ver. 70 reais e 40 dias úteis.Fora o atendimento. Já precisou de suporte?
Bruno Cavalcanti
"no entanto, em vez de entregar comida, o serviço seria focado em encomendas."primeira linha da matéria..
Bruno Cavalcanti
gente, vocês só lêem o título da matéria?está logo na primeira linha:"no entanto, em vez de entregar comida, o serviço seria focado em encomendas."
Trovalds
https://www.correios.com.br...
Trovalds
Esse: https://www.correios.com.br...
Trovalds
https://www.correios.com.br...
Trovalds
Não. É outra coisa.
João
https://media1.giphy.com/me...Pena que o progresso é imparável.
G3pp3t0
Rapaz, os caras não conseguem nem entregar um sedex direito, imagina concorrer com Uber, Rappi e iFood! Quando chegar a comida virou adubo!
johndoe1981
É só sonho, porque o sindicato ia chorar pro governo alegando desemprego bla, bla, bla, e algum juiz trabalhista safado iria proibir a automatização, vide frentistas.
johndoe1981
Que tal primeiro começar a entregar as correspondências no prazo? Tirando importações, não lembro a última compra que fiz na internet cuja entrega tenho sido feita pelos Correios. Talvez por isso, só talvez, a entrega tenho sido bem mais rápida do que se fosse pela estatal.
Rafael Moreira
O que precisa ser melhorado é o serviço prestado. Se formos tomar como base o serviço postal americano USPS, e a até a Amazon que entrou na onda para competir com outros serviços locais, os Correios está bem distante em muitas coisas, sendo as principais (atendimento ao cliente e entrega final).No Brasil, já tem várias terceirizadas prestando serviços de entrega. As maiores lojas de e-commerce do pais já saiu fora dos Correios. A estatal deveria ser privatizada. Já compareci em um centro de distribuição, e o local é muito desorganizado.
Rmavalli
Já vi um monte de gente reclamando disso, aqui nunca apareceu nenhuma propaganda assim, e não uso nenhum tipo de adblocker. As únicas propagandas que aparecem são aquelas entre a matéria e o Disqus ao estilo "Receita para perder a barriga vira febre em X cidade" https://uploads.disquscdn.c...
Rafael Moreira
Sindicato só atrapalha e não resolve nada.
Rafael Moreira
Posta restante pedida.https://www.cadusilva.com/p...
Rafael Moreira
Comentei ai em cima, os correios cobra 15 reais pelo serviço "posta restante pedida". Mais não soube detalhar se envios realizados dentro do Brasil é cobrado também esse valor para retirada.Pela conversa que tive com um funcionário, deu pra entender que entre USPS e Correios é grátis, e tudo vindo da China para os Correios é pago. Só que ninguém vai pagar isso lá no país de origem, e a cobrança irá cair no seu colo.Dentro do Brasil acredito que não deva passar 2 reais. Conforme a imagem abaixo.https://www.cadusilva.com/p...
Rafael Moreira
O nome do serviço é posta restante pedida. A pessoa que realiza o envio do produto, tem que pagar um valor de 15 reais antecipado para enviar para a agência. Caso ele não pague, o recebedor precisa efetuar o pagamento na retirada.Quando falei sobre a situação das encomendas internacionais, ele disse que vindo do continente asiático é certa a cobrança. Já encomendas dos EUA segundo o atendente, não é cobrado no ato da retirada, pois a pessoa que envia já paga isso na USPS (serviço postal americano). Tem casos que nem paga e chega sem cobranças.Sugiro se informar melhor, porque nem o atendente sobre explicar melhor sobre esse valor de 15 reais cobrado. Dentro do Brasil não deve cobrar 15 reais para isso.
Marco Antonio
o Detran? haha
Marco Antonio
aaah, os sindicatos, que pessoinhas terríveis tomaram de conta.
Rodrigo Sena
Enquanto isso, aqui não aparece a propaganda desse jeito. Olha que nem adblock eu tenho! https://uploads.disquscdn.c...
Renato Oliveira
Fica mais caro retirar na agência do que eles te entregarem na residência?
Renato Oliveira
Eu buguei com a notícia. Fiquei sem reação ao ler que eles querem criar algo que já recebem para fazer. Sei que nao é desse jeito que eu pensei. Mas foi só a primeira reação.
josé martins
Pior serviço do mundo não tem solução tem fechar as portas são incompetentes mesmo
Maurício Castro
Caixa Postal?
blek
Acho que os correios ainda não perceberam que eles não cumprem prazos
Toalhinha
O trio Casas Bahia, Extra e Ponto Frio tem disponível essa modalidade.
Rafael™
Usa o modo leitura.
João
Meu sonho é no futuro ter robôs automatizados que entregam automaticamente as coisas. Queria ver o choro dos correios hauhahuahuahua
Adriano Ferro
É uma excelente idéia realmente, mas se não executam direito o serviço atual, como que vão implementar um novo? Eles perderam mercado pois deixaram de ser confiáveis nas entregas. Se a pessoa paga pra receber rápido e em casa, não deveria ter que ir buscar em uma agência, é incoveniente isso! E as lojas que utilizam os correios começaram a perder vendas e buscaram serviços de entregas alternativos.
Adriano Ferro
É um sortudo, pois em muitas partes do Brasil, mesmo pagando pra chegar expresso, a pessoa é surpreendido com a mensagem no site de rastreamento de que tem que buscar na agência tal. Com o RG do destinatário ou uma autorização reconhecida em cartório, ou seja, se você nnã estiver na cidade, esquece! Pois a encomenda vai voltar.
Klaus Wolfgram
Com serviço de entrega dos correios, se seguir aquele padrão correios já conhecido, quando a comida chegar, eu já vou ter morrido de fome.
Felipe Insfran
Acabei de ligar o uBlock novamente. Tá insuportável isso!
Di Almeida
Eu nunca tive problemas com os correios. Já com empresas privadas, tipo a DirectLog...
johndoe1981
https://uploaddeimagens.com...
johndoe1981
Não que eu tivesse muita esperanças na privatização da estatal na atual gestão, mas ler essas notícias não deixar de dar um desânimo. Paulo Guedes tá só cozinhando essa privatização no banho-maria, poha tnc.
Louis
Privatiza!
Bil
Correios, pare de tentar me convencer. Eu quero você PRI-VA-TI-ZA-DA.
Amarildo
Aconteceu o mesmo comigo aqui. Assim fica difícil né.
Avan
Dou uma chance ao site, desligo o adblock, e de repente aparece isso em todas as matérias, cortando boa parte do texto: https://uploads.disquscdn.c...Fica difícil assim...
Leumas Ninguém
Só eu que nunca tive problemas com os correios?Recebo antes do prazo final, as vezes em menos de 24h se for no estado de São PauloSó reclamo mesmo do preço do frete e da taxa de importação
Trovalds
Calma, jovem. Um passo de cada vez. O primeiro passo é tirar os parasitas dos sindicatos de cima da empresa, que já foi dado. Tirados os principais contrários da jogada, as coisas ficam um pouco menos difíceis.
Trovalds
Eles já fazem isso. Não lembro agora o nome do serviço, mas você pede pra enviar pra uma agência dos Correios de sua preferência e só passa pra retirar. Só que o valor do frete geralmente é proibitivo e a empresa tem que ter convênio pra esse tipo de serviço. Eu já vi e-commerce que oferece essa modalidade de envio, só não lembro qual deles.Só que como muitos e-commerce já tem logística própria em boa parte do país, os Correios perderam força e só acabam sendo usados em envios pra destinos remotos que outros couriers não atendam.EDIT:O serviço é esse: https://www.correios.com.br...
Robert Rey
Privatizar a pior empresa estatal que é bom nada, né Sr. Paulo Guedes?
danilo bernardo
Os correios deveriam investir nas entregas em armários espalhados em vários locais públicos (supermercados, conveniências, farmácias) assim como a Amazon faz nos EUA, assim a pessoa não precisaria ficar o dia inteiro esperando o entregador, era só escolher um ponto de entrega mais conveniente e ir retirar na hora mais comoda.
Jefferson Rodrigues
Isso eh bom!
Danilo Doro
Já pensaram que revolucionário seria se os Correios criassem um serviço de entrega de encomendas no qual as mesmas chegassem no tempo devido? Seria demais.
Diego F. Duarte
Resumindo: Descobriram a roda e querem usar courriers como boa partte do mundo pra apoio nas entregas. Nao tem nada de Uber nisso lol...E como disseram: Até agora só vi ideias, mas nunca implementaram nada
Yago G. Oliveira
Bem, é um bom fator para diminuir os custos e assim se tornar mais rentável. O problema é que eles têm ideia demais, falta implementar.
Jairo ☠️
Não conseguem nem efetuar entregas normais com qualidade , imagina encomendas expressas ainda mais com o parco quadro atual de funcionários.