Carteira profissional ganha versão digital com aplicativo ProID

Serpro desenvolveu versão eletrônica da carteira profissional no app ProID; existe também a Carteira de Trabalho Digital

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A carteira profissional é um documento para comprovar que você é filiado a um conselho de classe, como CRM (medicina), CRA (administração) e CAU (arquitetura e urbanismo). O Serpro desenvolveu um aplicativo chamado ProID que equivale à versão física dessa carteirinha, com QR code e funcionamento off-line no celular.

Os documentos emitidos por meio do ProID têm um QR Code para verificar sua autenticidade a fim de evitar fraudes. É algo semelhante ao que vemos na CNH digital, também desenvolvida pelo Serpro (Serviço de Processamento de Dados).

O ProID pode ser usado offline, sem conexão à internet, mas você precisará que seu smartphone esteja com bateria. Ele só requer Wi-Fi ou 3G/4G para realizar o processo de vinculação e receber atualizações.

O Serpro lista outras vantagens: o ProID “praticamente impede” o uso de documentação vencida, falsa ou adulterada; é possível cancelar a carteirinha mais rápido em caso de suspensão do exercício profissional ou vencimento; e há menor burocracia na hora de renovar ou atualizar o cadastro.

O Confere (Conselho Federal dos Representantes Comerciais) vai implementar o ProID a partir de abril, para que seus 700 mil membros possam usar o aplicativo em vez de levar a carteira profissional no bolso.

O Serpro diz que o ProID também poderá ser implementado por órgãos públicos que emitem documentos próprios, como Ministério Público, defensorias públicas, tribunais de Justiça, agências reguladoras e polícias Civil, Militar e Federal.

Além disso, a estatal planeja incorporar no aplicativo o certificado digital NeoID, que serviria para dar validade jurídica a transações digitais. Isso poderia ser usado por advogados em tribunais, por exemplo.

Carteira de trabalho também tem versão digital

O Ministério do Trabalho lançou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital em 2017. O aplicativo desenvolvido pela Dataprev está disponível para iPhone e Android: ele reúne todas as suas experiências profissionais formais (atuais e anteriores), e permite solicitar a primeira e a segunda via da caderneta física.

Para acessar sua carteira, será necessário criar um cadastro no cidadão.br. Isso pode ser feito no próprio aplicativo: você insere seus dados pessoais — como CPF, nome, data de nascimento — e eles são validados no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Se as informações estiverem corretas, você deverá responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. (É bom ter sua caderneta por perto.) Após acertar pelo menos quatro das cinco perguntas, você receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Diversos usuários na App Store e Google Play dizem que o aplicativo Carteira de Trabalho Digital não funciona direito. A versão para iOS não é atualizada desde 2017.

Vale notar que a carteira de trabalho foi chamada por muitos anos de “carteira profissional”, desde antes da existência da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Em 1969, o documento mudou seu nome oficial para Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados