Google leva AMP ao Gmail para tornar e-mails mais interativos

Outlook.com e Yahoo Mail também serão compatíveis com o AMP for Email

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
AMP for Email

O AMP (Accelerated Mobile Pages) existe desde 2015 e foi criado pelo Google para acelerar o carregamento de páginas web em smartphones. Agora a companhia está lançando o AMP para e-mails (AMP for Email), mas com um objetivo diferente: tornar esse tipo de serviço mais dinâmico e interativo.

É bastante provável que você já tenha acessado páginas com AMP em seu smartphone. Na busca do Google, elas são identificadas com o ícone de um raio e carregam mais rapidamente por conta do seu código simplificado, que dispensa JavaScript e CSS, por exemplo.

Há pouco mais de um ano que o Google anunciou a intenção de levar o AMP para o Gmail, justamente com a promessa de tornar as mensagens dentro do serviço mais interativas. Mas o que a companhia quer dizer com isso?

A premissa básica é a de que o usuário realize determinadas tarefas sem sair do e-mail. Ele pode, por exemplo, confirmar presença em um em evento, preencher um questionário ou checar uma lista de produtos de uma loja ali mesmo, no serviço de e-mail.

Não que já não seja possível realizar pelo menos parte dessas ações em e-mails, mas o que o Google propõe é um método mais ágil, simplificado e padronizado. Isso porque o AMP já oferece recursos para formulários, listas, carrosséis de imagens e assim por diante.

De acordo com o Google, várias empresas já toparam suportar o AMP em suas mensagens, entre elas, Booking, Despegar (Decolar), OYO Rooms e Pinterest, além de plataformas de e-mail marketing como Litmus e Twilio Sendgrid.

 AMP + OYO Rooms

No caso da OYO Rooms (serviço de hotelaria bastante popular na Ásia), por exemplo, o usuário pode receber recomendações de hotéis por e-mail e verificar as características detalhadas dos quartos na própria mensagem.

Apesar de estrear no Gmail — por enquanto, o recurso só funciona na versão web do serviço —, o Google destaca que o AMP for Email pode ser usado por serviços rivais, sem nenhum tipo de custo. Yahoo Mail, Outlook.com e Mail.Ru já confirmaram compatibilidade. Informações técnicas para implementação estão disponíveis no site do AMP.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados