Uma das grandes novidades do iPhone XS, XS Max e XR é o suporte a dois chips, mas de uma forma diferente do que estamos habituados: em vez de uma bandeja com duas entradas de SIM Card, o aparelho conta com um chip integrado não-removível chamado eSIM. A Claro deu indícios de que sua operação com o “e-chip” para celulares está chegando em breve.
- eSIM: como funciona a nova geração do chip de celular
- Você não precisa mais comprar um chip para ativar linhas da T-Mobile e Verizon nos EUA
A novidade foi apontada pelo MacMagazine: a Claro deve oferecer suporte ao eSIM ainda nesta semana, tanto para iPhones como para celulares Android compatíveis — o Google Pixel 3 é um exemplo.
A operadora já atua com essa tecnologia no Apple Watch com conectividade celular através do Claro Sync, mas o serviço para smartphones ainda não está disponível.
O site da Claro tem uma página dedicada ao eSIM, na qual a operadora chama a tecnologia de e-chip. A empresa cita três principais finalidades:
- a possibilidade de um mesmo aparelho ter até dois números cadastrados em um único eSIM — sendo um de trabalho e outro pessoal, por exemplo;
- a possibilidade de diferentes dispositivos compartilharem o mesmo número de celular e pacote de dados, útil para conectar smartwatches;
- como o eSIM não pode ser removido, a tecnologia facilita a localização do dispositivo em caso de perda ou roubo.
O que falta saber sobre o eSIM na Claro
Ainda não foram divulgados detalhes sobre como a tecnologia vai funcionar; se um cliente precisa ativar numa loja física ou através de um aplicativo, por exemplo.
Também não sabemos se o eSIM ficará restrito a alguma categoria de plano, ou mesmo se haverá cobrança adicional. No Claro Sync, a operadora cobra R$ 29,90 por mês para compartilhar o plano com o Apple Watch, e a contratação só está disponível para clientes Claro Pós Ilimitado.
Seria muito interessante contratar um plano através de aplicativo, por exemplo. Os clientes poderiam ativar uma nova linha e escolher seu plano sem a necessidade de comparecer a uma loja física, nem aguardar a chegada do SIM Card físico para começar a usar o serviço. Várias operadoras no mundo que trabalham com eSIM oferecem essa facilidade.
No ano passado, Vivo e TIM afirmaram que trabalham para disponibilizar a tecnologia, enquanto a Oi diz ainda avaliar a melhor forma de oferecer o eSIM aos clientes.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
E onde eu disse que vc deu a entender isso? Só fiz uma pergunta, rs. Mas o colega Specter aí embaixo já explicou o porque da minha pergunta.
É que você disse "não temos almoço grátis no Brasil". Pareceu algo regional. Também quero saber qual país - se não o Brasil - que tem almoço grátis rsrs
No meu comentário ,onde eu dei a entender que tinha?
Mas com o tempo não terá flagships no mercado negro pra reparo e venda por causa desse novo método eSim. O roubo vai diminuir exponencialmente.
Espero que a claro deixe clientes adaptarem os planos atuais a tecnologia esim e não apenas os novos ou planos caros.
Afinal isto não custa nada a mais no meu ver.
Estou afim de usar meu Tim Beta mais a claro que ando testando.
Que vao explorar eu nao tenho duvida , sabe como sao as coisas por aqui ne mas que melhora no quesito segurança melhora.
Ladrao vai roubar sabendo que o aparelho nao vai servir de nada ?? essa e a maior vantagem
Acho que so o fato do aparelho pedir senha pra desligar ja faz com que a pessoa tenha tempo suficiente pra rastrear abrir BO e tal ....... o iphone se nao to enganado tem essa funçao de pedir senha pra desligar
Concordo e digo mais com certeza tem como fazer isso ate com ele desligado , mas deve ser algo so pra empresas
Uma mini bateria poderia manter ele rastreável por meses mesmo com o telefone desligado.
Desmontar e vender as peças, principalmente de flagships, que valem muito.
Seria legal não ser possível desligar o e-sim, tornando ele rastreável mesmo com o telefone desligado. Uma mini bateria acoplada resolveria.
Onde temos almoço grátis?
"Ficava só ostentando" kkkkkkkk.
Me lembro que eu via mesmo pessoas usando celular na cintura com uma capa de couro, tipo aqueles Nokia tijolão.
Já eu acho q será rápido, pois o aparelho será rastreado e sem condições de trocar a linha sem as credenciais do dono. Vira peso de papel. O valor do aparelho é ele pegando chip ou pelo menos acessando a net via Wi-Fi. Sem esses dois, não tem serventia, aí vai cair os roubos a celular.
Em relação a segurança, dou só alguns meses para aparecer algum aparelho que burlará qualquer entrave de hardware.
Segurança em primeiro lugar. Vejo a tecnologia com muito bons olhos. Tomara que as operadoras não explorem os clientes em nome disso...Eu não duvido de nada, em nome do lucro as empresas se tornam sórdidas.Não temos almoço grátis aqui no Brasil. !!
A tendência é essa, mas não é o q vai acontecer num primeiro momento - é coisa de anos, pra isso vingar
O ponto aqui é você saber que - fazendo uma analogia - vc vai até a padaria favorita sua, vê aquela torta toda chiquetosa bem no balcão da frente... e o balconista não te vende ela porque só pode ser vendida para as pessoas que o dono quer. ENTÃO POR QUE FAZ ESSA P*!$^ E DEIXA A MOSTRA PRA TODO MUNDO SE NGM. PODE COMPRAR???
É isso que eu quero criticar, aqui!
Atualmente só existe os Iphone novos com e-sim, a probabilidade de ser um cliente Pós e muito grande. E mesmo que comprar uma Ferrari e ficar reclamando do gasto de combustível.
Somando com a possibilidade de maior resistência a água.
seria legal poder rastrear no momento do boot, msm sem fazer login o aparelho está sendo localizado.
Acho q vai diminuir aos poucos, sim. O q um mané vai fazer com uma aparelho q tá sendo rastreado e não tem como tirar chip, ou trocar de linha?
Será q nem pra controle vai ter?
Legal, eu sinto falta dessa época. Antigamente não se via roubo de celular. Andava com o meu pendurado no cinto da calça comprida (qndo eu usava, agora só saia, rsrs) com akelas capas de couro. Ficava só ostentando. Agora nem em sonho se pode fazer isso, mas vai mudar pra melhor, com essa nova tecnologia.
VaI por mim, não fica! Veja pelos serviços q ela oferece...: tudo é somente para Pós
Fica dentro do SoC (ou, vulgarmente dizendo, dentro do processador do celular) - e sim, para fazer a troca de linha tem q fazer o acionamento pelo software junto com a operadora da pessoa (tal como era nos tempos do CDMA).
Logo fica disponível para o grande público, assim como na época em q o gsm tava começando..
Diminuir não vai; o q vai acontecer é q como vc não pode tirar o hardware de dentro do aparelho, o mesmo vai continuar sempre conectado e vc pode travar/rastrear a qualquer momento (desde q permaneça ligado).
Ss eu conheço, vai ser mais um limitado somente para clientes Pós - como
ela sempre faz com tudo o q é serviço q presta e é a única no país q
oferece (ao invés de explorar isso como potencial comercial e abrir pra
toda a base, não... fecha pro clubinho dos q ela quer; Wi-Fi Calling,
conexão do Apple Watch e o extinto VVM que o digam) 😖
Acredito q o eSim seja instalado na placa mãe, como um processador. Sem ele o cell não funcionaria. Acredito q pra trocar de linha e repassar o aparelho, somente o dono pode acionar o app com senha e login pra isso.
Como o eSIM pode diminuir os roubos/furtos de celular?
Estou ansioso pela popularização do eSim, só espero que não burocratizem a tecnologia.
Amei a terceira finalidade do eSim. Aguardando ansiosamente a amplitude dessa nova tecnologia nos próximos smartphones..
Eu devo ser um dos poucos que gosta do esim .... pensem na segurança o aparelho pede senha pra ligar e desligar o chip nao pode ser trocado facilmente , Caso vc perca ou seja roubado o aparelho vai virar uma pedra pois nao poderar por outro chip e com isso caso ele ligue o aparelho ele sera rastreavel fora que precisara de senha pra passar do BOOT , mesmo formatando o chip vai esta la e a senha tbm ....
Cara isso é bom , tudo bem pra uns pode ser retrocesso o lance de nao ter mais "chip" mas eu vejo com bons olhos no quesito segurança