Início » Computador » Apple se desculpa por teclados de MacBook vulneráveis a poeira

Apple se desculpa por teclados de MacBook vulneráveis a poeira

MacBook Pro e MacBook Air (2018) usam mecanismo "borboleta" no teclado e deixam de funcionar direito quando juntam poeira

Felipe Ventura Por

A Apple pediu desculpas pelo teclado borboleta de terceira geração presente no MacBook Pro e MacBook Air lançados no ano passado. As teclas usam um mecanismo "borboleta" para reduzir a espessura dos notebooks; no entanto, elas deixam de funcionar direito quando juntam poeira — até mesmo um grão de areia. O teclado pode ser trocado gratuitamente em caso de problemas.

MacBook Air (2018)

"Estamos cientes de que um pequeno número de usuários está tendo problemas com o teclado borboleta de terceira geração e, por isso, pedimos desculpas", diz um porta-voz da Apple ao Wall Street Journal. "A grande maioria dos clientes de notebooks Mac está tendo uma experiência positiva com o novo teclado."

No ano passado, a Apple abriu um programa de serviço para substituir gratuitamente o teclado borboleta de primeira e segunda gerações, mesmo fora da garantia, em unidades do MacBook e MacBook Pro lançadas entre 2015 e 2017. Isso vale por quatro anos após o lançamento de cada modelo. A troca pode demorar alguns dias ou até mesmo uma semana.

Infelizmente, a terceira geração do teclado ainda sofre com os mesmos problemas: ou a letra correspondente não aparece, ou aparece duas vezes seguidas. As teclas E, R, W e T começaram a repetir a mesma letra quando pressionadas no MacBook Air (2018) da jornalista Joanna Stern, do WSJ. O MacBook Pro (2018) também é afetado.

Os novos laptops ainda estão cobertos pela garantia de um ano. Stern levou o MacBook Air dela para uma Apple Store, onde um funcionário trocou as teclas E e R e limpou a base delas. O problema persiste. O próximo passo é substituir o painel inteiro do teclado.

A membrana abaixo das teclas no MacBook Pro de 2018 (Foto: iFixit)

Apple colocou membrana no teclado para evitar poeira

O mecanismo usado pela Apple lembra as asas de uma borboleta, e substitui o mecanismo tradicional de tesoura encontrado em outros notebooks. No entanto, até mesmo um grão de areia pode provocar uma falha nas teclas. A empresa foi processada por causa disso.

A Apple tentou consertar o design na terceira geração colocando uma membrana fina abaixo de cada tecla. Isso também ajuda a reduzir o ruído ao digitar. No entanto, a falha continua ocorrendo.

John Gruber, do Daring Fireball e conhecido por suas fontes dentro da Apple, diz que esses teclados são "os piores produtos" na história da empresa. "Os MacBooks deveriam ter os melhores teclados da indústria; em vez disso, eles são os piores. Isso está causando danos duradouros à reputação da marca MacBook."

Esse problema pode ser amenizado via software. O desenvolvedor Xinhong Sam Liu criou um aplicativo chamado Unshaky que detecta quando o MacBook tenta repetir a mesma letra em um intervalo muito curto. Quem sabe a Apple possa incorporar essa funcionalidade no próximo macOS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

brazlocateli
Pediu desculpa ta perdoado! 👌🙏👌
Eric Viana
De qualquer maneira a Apple tem perdido muito do respeito da marca nesses últimos anos com o lançamento de produtos problemáticos, sem nenhuma novidade ou capados para os profissionais que tanto utilizavam...
DDR31600Mhz
Troca teu notebook novo, por um velho que já tem 4 anos só para ficar na maça? HAuhAUhUAHuAHuHAuHAuh Apple Fag é tudo gado mesmo
Credulos
Deixe de historia rapaz, ja teve casos de iPhone perdendo sinal de operadora por conta da mão do usuário tampando a antena, e o Jobs simplesmente falou que as pessoas que não sabem segurar o smartphone. O produto tem um problema de baixa recepção de sinal e ele me vem com essa. Ele tava longe de ser perfeito, ele só era escroto em não admitir erros. Todo eletrônico esta sujeito ate problemas, esta sujeito a falhas de projetos cabe a fabricante se posicionar a respeito e evitar lesar o consumidor. Com jobs ou sem Jobs problemas acontecem.
Eric Viana
Para queem ficou curioso com o pint acima, olha a mateeéia aqui ee eestá muito leegal dee leerr https://www.wsj.com/graphic... (não, eu não sou disléxico)
Higo
Mas virá com outros... também devidamente acompanhados por pedidos de desculpas.
Yamaha Mt-09
Segue e compra o modelo novo que vai lançar pelo dobro do preço que vai vir sem esse problema.
Epic Mac Fadden - ODZ -
O hidratante nas mãos dos usuários não permite que a poeira entre por baixo das teclas."Moisturizing is the most important part of the day."- Jobs, o Stevão
Cristina Nascimento
Achei mto dá hora o Touch Bar..
Rmavalli
Meu notebook Itautec que peguei de descarte da empresa do meu pai em 2008 continua funcionando perfeitamente o teclado (e a bateria ainda dura 1h30 com win7, isso nem eu sei como) kkkkkkkkkkkkkkkkk
Eric Viana
Esse problema de teclado e o stage light das telas são situações inadimissíveis numa linha de computadores tão caros quanto os da Apple.
Eric Viana
Rapaz eu já acredito que ele não permitiria acontecer tal meleca ou cortaria cabeças caso acontecesse...
Fabio Santos
Se fosse um pequeno número a Apple seria Apple ficaria quietinha, o número deve ser considerável em fóruns pra chegar ao pedido de desculpas.
biscoitao
tenho um mbp com tb, inclusive estou digitando nele pra escrever esse comentário.No começo achei muito estranho o teclado e o touch bar. Agora me acostumei e consigo usar ela para ser mais produtivo.Em relação ao teclado, o meu ainda não deu problema com mais de 6 meses de uso.Mas o do sócio já deu problema de ficar repetindo.........
João
Redpilled
Rafael Moreira
Um dos motivos que não abro mão do meu MacBook Pro vintage. Além do upgrade, fornece a quantidade de portas necessária para a utilização, e o teclado não é bugado igual essas versões a partir do touch bar.Os problemas são recorrentes nesses modelos 2016 em diante. Para ter um pouco de tranquilidade, só fazendo garantia estendida. Porque se de pau em algo que não está coberto pelo recall, é sentar e chorar.
Rafael Moreira
Acerta, vende, e compra um modelo até 2015 sem touch bar. Isso se quiser ficar longe de problemas futuros.
Rafael Moreira
MacBook versões touchbar em diante só vive dando problemas. Tem que ter coragem para comprar esses novos modelos. Enquanto isso os modelos vintage vão se destacando cada vez mais em nível de confiabilidade.
rapaz
https://uploads.disquscdn.c...
Doug
hahaha passa pano
Credulos
Se o Jobs estivesse vivo iria falar que os usuários que não sabem usar o teclado adequadamente.
Lucas Santos
Moro perdoa.
João
Meu notebook da samsung que eu tinha de 1500 conto teve um teclado que durou mais hahuahuahuahu
angelobio
Feature!
uB.
Comprei meu Macbook em 11/2017, 5 meses depois 2 teclas travaram na mesma hora, n conseguia pressioná-las, foi o enter e espaço. Levei pra garantia e fiquei 1 mês parado, pois a 1a autorizada q levei n tinha capacidade de realizar o reparo. Eles trocaram o teclado e há umas 2 semanas percebi que o G tá duplicando 60% das vezes. 😴E lá vai eu ter que ficar algum tempo sem o note.
Gustavo
Inacreditável a Apple ter um problema crônico nos teclados de maquinas que ela cobra uma fortuna, não fazer absolutamente nada, e agora vir pedir desculpas...e só! Lembrando que esse é um problema que vem desde o redesign da linha (4 anos!). Infelizmente a posição da Apple de ser a empresa mais valiosa do mundo cega ela pra alguns problemas que são inaceitáveis. Lembro que quando as ações deles começaram a cair no fim do ano passado eu cheguei até a comemorar...talvez só assim alguém tire a cara do Tim Cook das planilhas e faça a empresa corrigir esses problemas.
P. Herrera
Tudo isso seria evitado se eles continuassem utilizando o teclado anterior à esse borboleta. Foi uma ''melhoria'' que ninguém pediu, pois o teclado dos Macbooks até então, eram referência em qualidade. Claro que melhorias REAIS sempre são bem-vindas, mas essa aí parece uma pioria msm. Um colega do trabalho tem um TouchBar, precisei editar um texto no Word nele: Foi uma PÉSSIMA experiência, não sentir o ''feedback'' foi muito estranho. Realmente, acho que eu não me acostumaria não. Mas a tara da Apple for fineza chegou aos Macs tbm e o resultado disso temos visto aí...
Jairo ☠️
É dona eipó , invista mais em R&D de hardware , tais gafes ocorrerão com baixíssima frequência.